TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação da glicose

Por:   •  30/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIA DA SAÚDE

CURSO DE BIOMEDICINA

RELATÓRIO DE BIOQUÍMICA METABÓLICA:

Dosagem de glicose

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2016

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO 3

2.OBJETIVOS 5

3.MATERIAIS E MÉTODOS 6

3.1 Materiais 6

3.2 Métodos 6

4.RESULTADOS 8

5.DISCUSSÃO 9

Dosagem glicêmica 9

6.CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

1. INTRODUÇÃO

A glicose é considerada o carboidrato mais importante para os sistemas biológicos, pois é a fonte primária de energia para as células. A glicose é o produto final de muitos nutrientes ingeridos pelo organismo.

O metabolismo é alterado em relação à concentração de glicose. Sendo variável pela quantidade de carboidratos ingeridos em uma dieta e fatores parapsicológicos. A insulina atua de modo a diminuir a glicose no setor sanguíneo, seja por liberação hormonal no suco pancreático ou em caso de diabetes pelos medicamentos apropriados, além de outros fatores como álcool e exercícios musculares. A deglutição elevada de carboidratos em uma refeição pode atuar como fator hiperglicemiante, bem como em casos de estresse, uma vez que esse é responsável pela liberação de hormônios catalizadores do aumento da glicose.

Os valores normais de concentração glicosídica para uma pessoa adulta estão na faixa de 70 a 110 mg/dl, se diagnosticados valores abaixo deste um homem diz-se que ele sofre de hipoglicemia( baixo nível de glicose no sangue). Essa patologia pode levar a visão turva, dores de cabeça, irritabilidade e coma. Por sua vez a hiperglicemia é o nome dado ao estado de alta concentração de glicose no sangue, sintomas comuns dessa doença é a constante necessidade de urinar, cicatrização lenta, visão embaraçada, sede intensa, aumento do apetite e cansaço.

A regulação da glicose é feita no pâncreas nas ilhotas Alfa (?) e Beta (?) sendo que quando os níveis de glicose estão altos o pâncreas libera insulina para que seja feita sua quebra e eliminação em forma de energia; quando os níveis estão baixos o pâncreas libera glucagon para que a glicose seja transformada em glicogênio no fígado.

Portanto, a dosagem da glicose é de extrema importancia para auxiliar o diagnóstico e monitoração terapêutica do Diabetes Mellitus, na avaliação de distúrbios do metabolismo de carboidratos, no diagnóstico diferencial das acidoses metabólicas, desidratações, hipoglicemias e na avaliação da secreção inapropriada de insulina.

A espectofotometria é uma técnica que permite identificar a estrutura das partículas que constituem uma substância química ou biológica, através da intensidade da luz absorvida por cada substância.

Neste método utiliza-se um equipamento chamado espectofotômetro, medindo a quantidade de luz que passa através de uma solução, e a posição de cada átomo. Este equipamento funciona a partir de dois feixes de luz: uma faixa espectral, em que consiste na seleção do comprimento de onda, e um detector de radiação permitindo a medida da intensidade da luz.

2. OBJETIVO

O procedimento realizado teve como objetivo determinar o valor da glicemia presente no soro sanguíneo de um paciente hipotético através de técnicas de espectrofotometria.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

3.1 Materiais:

Tubos de ensaio;

Estante para tubo;

Pipeta automática 1000 µL;

Pipeta automática 200 µL;

Espectrofotômetro;

Cubetas;

Reagente;

Padrão;

Amostra de soro sintético (plasma sanguíneo) 1 e 2;

Branco;

Banho-maria;

3.2 Métodos:

Pegaram-se 3 tubos de ensaio e identificou-os com as letas B (branco), P (padrão) e T (teste);

Foram adicionadas 2 mL de reagente em cada um dos 3 tubos (B, P e T), com auxílio de pipeta automática;

No tubo T (teste), foram adicionados mais 20 µL da amostra de soro sintético (plasma sanguíneo);

No tubo P (padrão), foram adicionados mais 20 µL da solução padrão;

Após, misturou-se as soluções e levou-se os tubos de ensaio para serem submetidos à aquecimento em banho-maria à 37º C por 10 minutos;

Em seguida, levou-se os tubos de ensaio até o espectrofotômetro para análise;

Primeiramente, zerou-se o equipamento com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (77.1 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com