Banco Central Determina Intervenção Da Instituição Financeira Oboé
Pesquisas Acadêmicas: Banco Central Determina Intervenção Da Instituição Financeira Oboé. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pedroneto • 4/12/2013 • 447 Palavras (2 Páginas) • 704 Visualizações
Banco Central determina intervenção da instituição financeira Oboé
Após cinco dias de muita apreensão, os profissionais, que recebem seus salários por meio da Oboé Tecnologia e Serviços Financeiros S.A (OboéCard), já podem ficar mais tranquilos. O interventor nomeado pelo Banco Central, Luciano Marcos de Souza Carvalho, liberou ontem (20) o serviço de pagamento por conta de terceiros (salários e outras remunerações) nas 69 máquinas de autoatendimento e nas 15 lojas de atendimento presencial da empresa.
Este tipo de serviço estava suspenso desde a última 5a.feira (15/09), quando o Banco Central anunciou a intervenção no Grupo Oboé. De acordo com a assessoria de marketing da Oboé, o abastecimento das máquinas para a realização dos pagamentos foi iniciado às 8 horas desta terça-feira. No início do dia, houve um pouco de tumulto, com filas para a retirada dos salários.
Em nota à imprensa, divulgada no final da tarde de ontem, o interventor esclarece que os cartões estão liberados apenas para o saque de salários, as funções de crédito (saque mais – empréstimo – e compras) permanecem suspensas.
Com relação ao pagamento de faturas, o interventor diz na nota que os documentos deverão ser pagos normalmente nas lojas OboéCard ou na rede bancária. As faturas vencidas, no período entre 15 e 20 deste mês, poderão ser pagas até a próxima 6a.-feira (23/09), sem acréscimos, nas lojas OboéCard.
A nota continua informando que, “no que diz respeito aos fundos de investimentos geridos pela Oboé Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A (DTVM), já foram iniciados entendimentos com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para a avaliação das suas carteiras”. A nota é encerrada do seguinte modo: “queremos tranquilizar todas as empresas parceiras, esclarecendo que a equipe de intervenção e os colaboradores do Grupo Oboé estão envidando todos os esforços no sentido de, no menor espaço de tempo possível, solucionar todas as pendências possíveis”.
Entenda
O Banco Central do Brasil (BC) decretou, no dia 15 de setembro,) a intervenção na Oboé Crédito, Financiamento e Investimento S.A. (Oboé CFI), instituição financeira nacional privada, sediada em Fortaleza. A medida foi adotada em razão do comprometimento da situação econômico-financeira da instituição e da violação das normas do Conselho Monetário Nacional e do Banco Central. A intervenção também foi estendida para a Oboé Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S. A. (Oboé DTVM), Oboé Tecnologia e Serviços Financeiros S. A. (Oboé Card) e para a Cia. Investimento Oboé.
De acordo com a assessoria de comunicação do Banco Central, a intervenção tem duração de seis meses, podendo ser prorrogada por mais seis meses. Neste período, o interventor irá realizar um levantamento dos documentos da instituição financeira, avaliando livros, balanços e outros registros a fim de traçar uma visão geral da situação da Oboé.
Fonte: O Estado
...