Estágio Supervisionado Atenção E Assistência Farmacêutica
Por: Ivan Valter • 24/5/2024 • Relatório de pesquisa • 575 Palavras (3 Páginas) • 156 Visualizações
[pic 1]CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO RECIFE
CURSO DE FARMÁCIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO ATENÇÃO E ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
RELATÓRIO DE PRÁTICAS
RECIFE
2023[pic 2]
IVAN VALTER DE LIRA ALVES
RELATÓRIO DE PRÁTICAS
Relatório de aulas práticas referente a disciplina de Estágio Supervisionado Atenção e Assistência Farmacêutica, curso de Farmácia, do Centro Universitário Estácio do Recife, para obtenção de nota teórica parcial.
.
Professor: Sávio Diniz
RECIFE
2023[pic 3]
INTRODUÇÃO
Nosso objetivo foi de buscar compreender os princípios de aplicações da atenção farmacêutica e da dispensação de medicamentos, bem como entender sobre legislação dos medicamentos sujeitos a controle especial é importante para que o farmacêutico possa desenvolver de maneira ética, segura e eficaz, para assim atender melhor a comunidade.
Já no campo de estágio podemos ver de perto as dificuldades de estrutura, e também do próprio paciente, que muitas vezes carente de informações. Muitas vezes ali no automático de passar no médico e já ir retirar o medicamento. No meu caso na prática aprendi um pouco a usar o sistema Hórus que é o que a prefeitura utiliza, fiz cadastros de pacientes, acerto de estoque, conferência de medicamentos que chega através dos pedidos das unidades. Dava entrada no prontuário do paciente para retirada dos medicamentos, vi alguns dos diferentes tipos de tratamentos, seja, tuberculose, cardíacos, glicêmicos, viroses, etc. Fiquei vinculado ao Distrito Sanitário IV que abrange a zona oeste da cidade, e são 12 bairros que o compõe. No distrito fiz o acompanhamento do estoque central, daí que são distribuídos os medicamentos e materiais, para os postos de saúde, UPA, conforme pedidos. Logo após fui acompanhar na prática a dispensação dos medicamentos, a parte de atenção farmacêutica na Upinha Emocy Krause, no bairro da Torre, acompanhei estoque, controle de validade, conferência na dispensação, cadastro em sistema de paciente. De lá fui para outra unidade o Centro de Saúde Olinto de Oliveira, no bairro da Caxangá, unidade recém reformada e a tarefa lá foi de fazer o inventário na farmácia, acertar o estoque para assim atender melhor a população naquela comunidade. Dando continuidade fizemos avaliação do espaço físico da farmácia no USF Sítio Wanderley, no bairro da Várzea, onde também fizemos inventário, acerto de estoque e organização para assim atender melhor a comunidade.
CONCLUSÃO
Com isso podemos concluir que o farmacêutico é de suma importância que esteja desempenhando seu papel no estabelecimento de saúde, infelizmente não é o que acontece, pois não estão presentes nos postos de saúde. O farmacêutico precisa promover o uso racional dos medicamentos e seguir com uma educação medicamentosa, afim de garantir que o paciente cumpra o que foi estabelecido na receita, pegando como exemplo um tratamento de 6 meses onde o paciente tenha que seguir a receita, não vamos ter a certeza de que ele está seguindo corretamente, damos a entrada no sistema para 6 meses, e liberamos 1 mês e já fica agendado a retirada no mês seguinte, para assim ter o controle e assegurar que o paciente irá seguir as instruções da receita. Esse é o principal papel do farmacêutico que é o de oferecer serviços de saúde, não apenas dispensar medicamentos.
...