Estágio Supervisionado Drogaria/ manipulação
Por: paty2011cvo • 13/3/2016 • Relatório de pesquisa • 3.320 Palavras (14 Páginas) • 1.133 Visualizações
FACULDADE CIÊNCIAS DA VIDA
Curso de Bacharelado em Farmácia
Patrícia Fernandes da Silva
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Sete Lagoas - MG
2015
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Patrícia Fernandes da Silva
Relatório de estagio supervisionado apresentado a Faculdade Ciências da Vida-FCV em Sete Lagoas-MG, como um dos requisitos para a obtenção do título de Bacharel em Farmácia, sob orientação do Professor Fernando Corrêa de Souza.
Sete Lagoas – MG
2015
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Dados do Estagiário
Patrícia Fernandes da Silva
Matrícula: 2012.61.3607
Curso de Farmácia - 8º período
Dados do Local de Estágio
Farmácia Natura (MF COMÉRCIO MEDICAMENTOS LTDA EPP)
Endereço: Av. Dom Pedro II, 405. Centro. Curvelo/MG.
Farmacêutico supervisor do estágio: Fernando Henrique Fernandes de Souza
Nº do registro: CRFMG 17.623
Período de Estágio
Início: 12/08/2015 Término: 15/10/2015
12/08/2015 a 31/08/2015 (laboratório de manipulação)
01/09/2015 a 15/10/2015 (drogaria)
Jornada de trabalho: 6 horas diárias.
Total de horas: 270 horas
Sete Lagoas – MG
2015
OBJETO DE ESTUDO
O estágio foi realizado na Farmácia Natura, localizada à Av. Dom Pedro II, nº 405. Centro. Curvelo/MG, no período de 12/08/2015 a 15/10/2015, cumprindo a carga horária prevista pela universidade de 270hs, sendo coordenado pelo Professor Fernando Corrêa de Souza, da FCV – Faculdade Ciências da Vida. No campo de estágio, o supervisor foi o farmacêutico Fernando Henrique de Sousa Fernandes, portador do CRFMG: 17.623, que durante todo o período, instruiu, acompanhou e orientou as atividades exercidas pelo estagiário.
A Farmácia Natura trata-se de uma drogaria e farmácia de manipulação de referência, composta por uma rede de 8 lojas estrategicamente localizadas na cidade de Curvelo e região. A farmácia preza por valores éticos e de profissionalismo e sua missão é: “Prestar a melhor qualidade em serviços farmacêuticos, tendo como fundamentos: seriedade, ética e respeito a saúde, visando a satisfação de nossos clientes através do desenvolvimento pessoal e profissional de nossa equipe.”
A Farmácia Natura trabalha em prol da excelência em serviços de manipulação realizados e possui uma ampla variedade de medicamentos industrializados e perfumaria, fazendo parte também do Programa Farmácia Popular do governo federal.
Os funcionários são devidamente treinados e capacitados para exercer a dispensação de medicamentos e a atenção farmacêutica. Os profissionais disponíveis são os atendentes de balcão (separados em atendimento para drogaria e para manipulação), 3 farmacêuticos, caixas, entregadores, auxiliares de escritório, auxiliares de manipulação, técnica em química, além de uma auxiliar para limpeza do local conforme as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Sobre a Drogaria:
A drogaria possui Autorização de Funcionamento expedida pela ANVISA; Alvará Sanitário expedido pelo órgão Municipal de Vigilância Sanitária; Certidão de Regularidade Técnica, emitido pelo Conselho Regional de Farmácia; Manual de Boas Práticas Farmacêuticas.
A drogaria possui ambientes para atividade administrativa, recebimento e armazenamento dos produtos, dispensação de medicamentos, sala de injetáveis e também um lugar para o depósito de material de limpeza e sanitários.
São adquiridos produtos somente regularizados junto a ANVISA, no recebimento é verificado o bom estado de conservação, prazo de validade, origem do produto, caso houver produtos falsificados, corrompidos, vencidos ou violados, são separados e levados para a Vigilância Sanitária.
Com pisos, paredes e tetos, lisos, impermeáveis, facilmente laváveis, boas condições de ventilação e iluminação, possui equipamento de controle a incêndio, sanitização, incluindo desratização e desinsetização a cada seis meses, por uma empresa licenciada. Possui armário com chave, para o armazenamento de medicamentos de controle especial esta sob a guarda do farmacêutico, para o armazenamento de medicamentos controlados, além de área específica para armazenamento de antimicrobianos. Todos os ambientes estão em boas condições de higiene (MAIA NETO, 2005).
Durante o estágio foi possível observar que o balcão de dispensação de medicamentos é o local onde estão os medicamentos organizados em ordem alfabética, separada por apresentações e formas farmacêuticas para facilitar a visualização e identificação dos produtos, o farmacêutico avalia as receitas normais, as controladas e as notificações de receita, observando alguns itens como: a legibilidade e ausência de rasuras, identificação do medicamento, concentração, forma farmacêutica e quantidade, modo de usar ou posologia, duração do tratamento, local e data de emissão, assinatura e identificação do prescritor com o seu respectivo conselho profissional (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2004).
Para os medicamentos que são necessários os cuidados de conservação sob refrigeração, eles ficam separados dos demais em uma geladeira localizada em uma sala separada. Os itens são separados por setores na loja, sendo os setores de perfumaria, higiene pessoal e também as gôndolas. (MAIA NETO, 2005).
Para todas as atividades que são realizadas na drogaria, elas são informatizadas, todos os computadores em rede mantendo o sincronismo onde ocorre desde a consulta dos preços dos produtos, passando pelo controle de estoques até o fechamento diário e mensal, facilitando o controle interno nos períodos de inventário, ou balanço mensal.
Para cada produto que é comercializado pela loja, assim que ele passa pelo caixa, por meio da leitura do código de barras, automaticamente ocorre baixa do estoque do produto onde que no final do dia, se consegue gerar um relatório para verificar a quantidade dos produtos em estoque e se efetuar pedidos junto as distribuidoras de forma adequada e racional, obtendo um estoque ideal tanto para oferecer os produtos para os pacientes como visando a lucratividade da loja.
Na Farmácia Natura é feita a aplicação de injetáveis somente mediante apresentação da receita médica. Os funcionários são habilitados para efetuar a aplicação de injetáveis, onde possuem o curso de aplicação estando habilitados para efetuar as aplicações e supervisionados pelo farmacêutico para que não ocorra nenhum problema com os pacientes. Após uma aplicação deve-se anotar a data da aplicação, os dados do paciente, o nome e CRM do médico solicitante, o nome do funcionário que irá fazer a aplicação e por fim, quando terminar a aplicação, a assinatura do farmacêutico no livro de aplicação de injetáveis. A aferição de pressão, a temperatura corporal e a dosagem da glicemia são feitos em uma sala separada.
...