O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II EM DROGARIA
Por: ellenfariapontes • 9/6/2022 • Relatório de pesquisa • 3.014 Palavras (13 Páginas) • 228 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE FARMÁCIA[pic 2]
ÉLLEN FARIA PONTES
RELATÓRIO
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II EM DROGARIA
São José dos Quatro Marcos-MT[pic 3]
2022/1
ÉLLEN FARIA PONTES
RELATÓRIO[pic 4]
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II EM DROGARIA
Relatório Final de Estágio Curricular Supervisionado II em Drogaria ao Curso de Bacharel em Farmácia, da Faculdade de Quatro Marcos – UniBras, como requisito avaliativo.
São José dos Quatros Marcos-MT
2022/1 [pic 5]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO................................................................................................. | 04 |
2 DESENVOLVIMENTO..................................................................................... 2.1 Estabelecimento.......................................................................................... 2.2 Espaço Físico............................................................................................... 2.3 Recursos Humanos..................................................................................... 2.4 Aspectos Legais.......................................................................................... 2.5 Gerenciamento de De Estoques................................................................. 2.6 Aquisição..................................................................................................... 2.7 Recepção/ Disposição/ Armazenamento................................................... 2.8 Atenção Farmacêutica................................................................................ 2.9 Gerenciamento de Resíduos...................................................................... 2.10 Manual de Boas Práticas de Dispensação............................................... 3 DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS.................................................................... | 05 05 05 05 06 06 06 06 07 07 07 08 |
3.1 Receita tipo A.............................................................................................. 3.2 Receita tipo B1............................................................................................. 3.3 Receita tipo B2............................................................................................. 3.4 Receita tipo C2............................................................................................ 3.5 Receita tipo C3............................................................................................ 3.6 Receituário médico branco simples...........................................................3.7 Receituário médico branco de controle especial...................................... | 08 09 10 11 12 13 14 |
4 CONCLUSÃO.................................................................................................. | 16 |
5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................ | 17 |
|
1 INTRODUÇÃO
O estágio supervisionado II em Drogaria do Curso em graduação de Farmácia pela Faculdade de Quatro Marcos – UniBras foi realizado na Drogaria Indifarma no período de 01 de Abril de 2022 a 09 de Abril de 2022. Localizada na Avenida Jaime Campos, Indiavaí – Mato Grosso tendo como responsável legal Farmacêutico Marcos Juciano da Silva.
O farmacêutico, atualmente, se apresenta como o membro da equipe de saúde mais acessível e primeira fonte de assistência e aconselhamento em cuidados gerais de saúde (REMINGTON, 2005). A sua reaproximação da farmácia e atuação na atenção aos pacientes, deixando de concentrar suas ações exclusivamente no medicamento, fizeram com que o processo de dispensação passasse a ser compreendido como ação essencial para a promoção da saúde e o uso racional de medicamentos (URM). De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS, 1985 apud OPAS, 2007), o URM ocorre quando “pacientes recebem medicamentos apropriados para suas condições clínicas, em doses e períodos adequados e ao menor custo”. O URM é o principal objetivo da dispensação. A orientação deve incluir informações em linguagem clara e objetiva, suficientes para o uso e armazenamento adequados, além de coibir a automedicação e o abandono do tratamento (LYRA JUNIOR; MARQUES, 2012). De modo geral, o uso de medicamentos não é isento de riscos, mas a atenção deve ser redobrada quando se trata de idosos, crianças, gestantes e lactantes. A dispensação não é apenas o ato de aviar a prescrição, pois é nesse momento que o farmacêutico orienta o paciente sobre o uso correto, seguro e racional de medicamentos, dando ênfase à dosagem, possíveis interações (com medicamentos e/ou com alimentos), reações adversas potenciais e condições de conservação dos medicamentos (PEPE; CASTRO, 2000; CRF-SP, 2009).
...