Relatório de Estágio Supervisionado II - Farmácia de manipulação e Drogaria
Por: Carolmanzano • 3/3/2018 • Relatório de pesquisa • 3.149 Palavras (13 Páginas) • 2.903 Visualizações
[pic 1]
Relatório de estágio supervisionado II
Farmácia de manipulação e drogaria
Carolina Freitas Manzano
Araçatuba - SP
2017
Relatório de Estágio Supervisionado II
Farmácia de manipulação e Drogaria
Relatório entregue a disciplina de Estágio Supervisionado II, referente ao 8º semestre do curso de Farmácia.
Professora responsável: Roseli C. Biondo
Araçatuba - SP
2017
SUMÁRIO
Introdução................................................................................................4
Estágio supervisionado................................................................4
A história da Farmácia.................................................................5
O farmacêutico na Farmácia........................................................5
Estágio em campo....................................................................................7
Objetivos......................................................................................7
O estabelecimento........................................................................7
Organograma da drogaria.............................................................8
Quadro de funcionários da empresa.............................................8
Descrição física do local..............................................................9
Atividades desenvolvidas pela Drogaria Navachi.......................10
Lista de medicamentos mais vendidos.........................................10
Atividades realizadas em estágio.............................................................12
Período de estágio........................................................................12
Atividades desenvolvidas.............................................................12
Conclusão.................................................................................................12
Referências...............................................................................................13
Anexos......................................................................................................13
- INTRODUÇÃO
- Estágio supervisionado
O curso de Farmácia do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium contempla os alunos no 8º semestre do curso com a disciplina de Estágio Supervisionado II. Esta, abrange tanto a parte prática, colocando os alunos frente aos desafios da profissão do dia a dia, quanto a parte teórica, vivenciada em sala de aula. Sendo assim, essa disciplina conta com 120 horas de estágio realizadas em campo, aonde o aluno terá a oportunidade de vivenciar e colocar em prática a teoria vivida em sala de aula e 40 horas de aulas teóricas, aonde haverá a discussão de casos clínicos, relatório da vivência diária e trocas de experiência entre aluno e professor.
O aprendizado se torna muito mais eficiente quando é obtido através da experiência; na prática o conhecimento é assimilado com muito mais eficácia, tanto é que se torna muito mais comum ao estagiário lembrar-se de atividades durante o percurso do seu estágio do que das atividades que realizou em sala de aula enquanto aluno. Na efetiva prática de sala de aula o estagiário tem a possibilidade de entender vários conceitos que lhe foram ensinados apenas na teoria.
De acordo com Tardif (2002), o estágio supervisionado constitui uma das etapas mais importantes na vida acadêmica dos alunos e, cumprindo as exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), a partir do ano de 2006 se constitui numa proposta de estágio supervisionado com o objetivo de oportunizar ao aluno a observação, a pesquisa, o planejamento, a execução e a avaliação de diferentes atividades; uma aproximação da teoria acadêmica com a prática. Assim, o estágio supervisionado proporciona o domínio de instrumentos teóricos e práticos imprescindíveis à execução de suas funções.
O estágio supervisionado em farmácia ou drogaria constitui uma etapa de fundamental importância, pois propicia ao aluno relacionar o conteúdo teórico com a prática da profissão farmacêutica, permitindo instrumentalizar-se para o exercício profissional. Além disso, permite ao futuro profissional adquirir visão crítica e abordagem sistêmica relacionadas à profissão, visão do campo de trabalho, das relações humanas, da ética profissional, vivenciando a aplicação das ciências farmacêuticas na assistência ao paciente, sendo este o papel fundamental do farmacêutico (ULBRA, 2011).
Busca-se, por meio desse exercício beneficiar a experiência e promover o desenvolvimento, no campo profissional, dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante o curso superior, bem como, favorecer por meio de diversos espaços educacionais, a ampliação do universo cultural dos acadêmicos. Outros fins previstos nessa proposta são: desenvolver habilidades, hábitos e atitudes, e criar condições para que os estagiários atuem com maior segurança e visão crítica em seu espaço de trabalho.
- A história da Farmácia
A história da farmácia remete à preocupação com a saúde, a doença, aos primeiros remédios, ao aparecimento dos medicamentos e ao surgimento do farmacêutico.
Os textos antigos relatam o emprego das plantas e de substâncias de origem animal para fins curativos, desde o período Paleolítico. O mais antigo documento farmacêutico conhecido é uma tabela de argila executada no terceiro milênio (2100 a.C.), contendo quinze receitas medicinais, descoberto em Nippur. No Egito, o papiro mais importante da história da Farmácia é o papiro Ebers escrito por volta de 1500 a.C.
Na antiguidade, durante a busca dos alquimistas por formas de fabricar ouro e o elixir da vida eterna, eles acabaram produzindo óleos e resinas que foram considerados os primeiros remédios da humanidade. Muitos anos depois, surgiu a referência à botica, que era apenas uma caixa de madeira na qual se levavam os remédios.
...