Estágio Supervisionado Programas
Por: Tayrinha Tenorio • 20/4/2024 • Trabalho acadêmico • 2.487 Palavras (10 Páginas) • 112 Visualizações
Este relatório possui a finalidade de apresentar a implantação doconhecimento teórico, abordado durante o curso de Farmácia, em prática, através dodesenvolvimento do programa de estágio. Além de aprofundar os conhecimentossobre as competências em gestão farmacêutica. A gestão farmacêutica envolve áreas como: Legislação Farmacêutica,Organização e Controle, Gestão de Recursos Humanos, Compras e Vendas, Gestãode Estoque e Marketing, Contabilidade e Análise Financeira além da Orientação e Atenção Farmacêutica.O estágio Supervisionado em Gestão Farmacêutica e Injetáveis foi realizadono período 18 de abril a 25 de abril de 2022, na Empreendimentos Pague MenosS/A Farmácia Pague Menos em Araripina PE. A Farmácia foi fundada em 20/05/1981, está localizada na Rua José Barretode Alencar, nº 225, possui Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE)expedida pela ANVISA, Alvará expedido pelo órgão municipal de Vigilância Sanitáriada cidade, Certidão de Regularidade Técnica, emitido pelo Conselho Regional deFarmácia. A estrutura física da farmácia está de acordo com as normas exigidas pelosórgãos responsáveis. Sua área mede 300m², possui um escritório para atividadeadministrativa, local apropriado para o recebimento e armazenamento dosmedicamentos e produtos, balcão de atendimento e dispensação de medicamentos,prateleiras, sala de aplicação de injetáveis, um banheiro para clientes e um banheiropara funcionários, armário com chave para o armazenamento de medicamentoscontrolados.Os medicamentos estão estruturados nas prateleiras em ordem alfabética edivididos por categoria medicamentos de referência, genérico e similar e ficam nolocal de acesso para os funcionários. Os demais produtos ficam organizados nasprateleiras na área da frente da farmácia e divididos por categorias como fraldas,absorventes, produtos infantis, produtos de higiene pessoal feminino e masculinoprotetores solar, repelentes, primeiros socorros, alimentos para massa muscular,produtos para cabelos entre outros.O proprietário (farmacêutico) administra a farmácia, e gerência ofuncionamento do estabelecimento, promove a orientação farmacêutica aos clientese mantêm organizada a documentação exigida pelos órgãos de fiscalização.Realizam a atenção farmacêutica, dispensarão de medicamentos controlados, são
Destacar
Adicionar anotação
Compartilhar citação
6
responsáveis por pedidos, faltas, entradas e vendas de medicamentos; enviamdiariamente os relatórios de movimentação de controlados para o SNGPC, dãosuporte nas vendas e entrada nos medicamentos; supervisionam a sala de injetáveise validade de todos os itens dentro da loja. A empresa conta com 16 funcionários que promovem o atendimento aocliente, auxilia na escolha do produto, realiza a organização dos produtos emedicamentos, repõe as mercadorias, verifica a validade dos medicamentos,mantêm a limpeza do local e dos produtos e realiza a venda.Constata-se ainda que todo funcionamento do estabelecimento mantem se deacordo com a resolução RDC 44 de 2009 da ANVISA, que estabelece a adoção doManual de Boas Práticas Farmacêuticas, específico para o estabelecimento, visandoatender ao que é exigido pela lei, de acordo com as atividades realizadas.
7
3 ATIVIDADES DO ESTAGIÁRIO
No decorrer do estágio Supervisionado em Gestão Farmacêutico e Injetávelna Farmácia Pague Menos, realizado no período de 18/04/2022 a 25/04/2022, sendodistribuídas as horas no horário matutino com inicio às 8h e saída às 12h e novespertino com inicio ás 14h e saída às 16h. O mesmo foi supervisionado pelofarmacêutico responsável Kessio Carlos de Macedo Cardoso, onde avaliava a minhaparticipação e instruía na realização das mesmas e corrigindo os erros quandocometido e orientando na correta conduta dentro do ambiente. As atividades a mim atribuídas foram feitas com presteza, zelo, atenção ededicação, pois o oficio farmacêutico exige todas essas qualidades do profissionalpara que se tenha uma assistência e gestão farmacêutica que atue com êxitoaprimorando cada dia a profissão.No período de estágio participei em diversas atividades enriquecedoras, acomeçar por uma palestra com o farmacêutico com vasta experiência no ramo, umarecepção acolhedora ao ambiente e técnicas de como administrar e conduzirfarmácias e drogarias, além de orientações proveitosas de como trabalhar emequipe, obtendo assim crescimento profissional.Realizei atendimento ao cliente, dando ênfase a atenção e proteção paraassim recuperar a saúde. A Lei 13021/2014 define a farmácia como um estabelecimento de saúde;regulamentam ações e serviços de assistência terapêutica integral e de promoção,proteção e recuperação da saúde, permitindo que no local sejam prestados serviçosfarmacêuticos (BRASIL, 2014).Em todos os dias observei criteriosamente a rotina da empresa, participei daorganização e distribuição e produtos aos seus devidos setores. Realizei vendasfazendo o uso do painel do estabelecimento. Interpretei diversas prescrições e fizorientações aos pacientes.Efetuei dispensação de medicamentos de controle especial, e sempre aorealizar a dispensação o farmacêutico orientava a ter grande atenção sempre comcuidado redobrado á prescrição medica, assegurando assim um controle eficazsobre a dispensação de medicamentos de controle especial e a dispensação corretado medicamento prescrito.
“A dispensação em farmáci
as e drogarias públicas eprivadas da -se -á mediante a retenção da 2ª (segunda) via da receita, devendo a 1ª
8
(primeira) vi a ser devolvida ao pacien
te”.
(ANVISA, 2011). Ainda estive a verificar oprazo de validade dos medicamentos; cadastrar no sistema os medicamentos queestavam próximos de atingir a data de validade; Acompanhei a conferência de notade medicamentos controlados, conferindo lote, validade, e em seguida acompanheio lançamento de receitas de controlados, Auxiliei o farmacêutico no atendimento declientes, carimbando as receitas de controlados e anotando os dados do paciente edo medicamento.Neste setor de dispensação, os medicamentos ficam em armáriosdevidamente fechados e as chaves ficam sob a responsabilidade do farmacêutico.Conforme o artigo 37 da Resolução CFF nº 357/2001:
Art. 37 - A dispensação das substâncias emedicamentos sujeitos a controle especial deverá ser feitaexclusivamente por farmacêutico, sendo vedado delegar aresponsabilidade sobre a chave dos armários a outrosfuncionários da farmácia que não sejam farmacêuticos.
Ao participar da dispensação junto ao farmacêutico foi muito eficaz para meuentendimento da organização do medicamento e conhecimento de uma gama denovos fármacos cujos não os conhecia e nem sua terapia e pude obter oaprimoramento de distinção de entre os psicotrópicos, antibióticos, ansiolíticos ehipnóticos.Em síntese nesse estágio aprendi diferentes situações que precisam servivenciadas com responsabilidades na área de gestão farmacêutica, farmácia eaplicação de injetáveis. Constatei na prática o quanto é necessário o farmacêuticoem todo o tempo presente no estabelecimento. De acordo com a lei nº 5.991, de 17de dezembro de 1973, a farmácia e a drogaria devem ter, obrigatoriamente, aassistência de técnico responsável, inscrito no Conselho Regional de Farmácia, e apresença deste será obrigatória durante todo o horário de funcionamento doestabelecimento.
...