TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Extração e Isoloamento

Por:   •  16/9/2017  •  Resenha  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 3

EXTRAÇÃO E ISOLAMENTO

Os alcaloides são substancias com caráter básico, tendo esse caráter de base fraca, os alcaloides são convertidos na forma de sal em soluções aquosas de ácidos minerais e quando tratadas em soluções alcalinas, o nitrogênio libera um íon hidrogênio formando amina livre, por isso são substancia fáceis de extração e isolamento. Compostos possuindo amônio possuem quatro grupamentos orgânicos covalentemente ligados ao nitrogênio e a carga positiva deste íon e contrabalançada com algum íon negativo, este íon de amônio quaternário não possuindo íon hidrogênio a ser liberado não é afetado pelo tratamento com íon hidróxido, consequentemente apresentado propriedades químicas diferentes das outras aminas.

Há dois métodos de extração dos alcaloides (exceto para aqueles que possuem nitrogênio quaternário):

- Extração com solventes em meio alcalino;

- Extração com solventes em meio acido.

A extração deve ser  feita com solventes de baixa polaridade, como o n-hexano ou o éter de petróleo para remoção de substancias lipofílicas, como ceras cuticulares, terpenos, pigmentos que podem interferir no processo extrativo produzindo emulsões.

EXTRAÇÃO COM SOLVENTES EM MEIO ALCALINO

  1. O material vegetal seco, moído e desengordurado e umidificado com água e alcalinizado.

O hidróxido de amônio e comumente utilizado por ser básico o suficiente para liberar a maioria dos alcaloides, os agentes alcalinizantes carbonato de sódio e hidróxido de cálcio são também amplamente utilizados, eles decompõem o sal dos alcaloides na planta e os convertem na forma de bases livres, ao mesmo tempo que formam bases livres a base combina com ácidos orgânicos, taninos, e outros componentes não desejados. Os alcaloides são então extraídos com solvente orgânico.

A escolha do solvente orgânico e influenciada por diversos fatores:

- possibilidade de recuperação;

-facilidade de evaporação a baixas temperaturas e baixa toxicidade;

Os alcaloides são, pouco estáveis, podendo ser sensíveis a luz, pH, aquecimento e ate mesmo a determinados solventes orgânicos como clorofórmio e o diclorometano que podem levar em determinados casos a formação de artefatos e devem ser evitados.

EXTRAÇÃOMEM MEIO ACIDO

  1. Neste procedimento a droga vegetal pulverizada é extraída diretamente em solução aquosa acida ( HC 1 mol/L; H3PO4 0,1 mol/L ou acido acético a 10% (V/V)  ou com solução hidroalcolica acidificada. Após o processo de extração,  evapora-se sob pressão reduzida para eliminar o álcool. Os alcaloides são precipitados como bases livres pela alcalinização do meio com amônia e extraídos com um solvente orgânico imiscível com a água. Quando os alcaloides estão na forma de sal em meio aquoso podem fixar em colunas de roca iônica ou precipitar na forma de iodomercuratos.

A extração industrial de alcaloides baseia-se nos princípios descritos acima, são realizados em campos de colheitas e depois enviados para industria para separação e extração, esta pratica tem sido empregada na obtenção dos alcaloides da quina e da coca na America do Sul e Indonesia sendo enviados para processamento na Europa, EUA e Japão. A outra técnica de extração que esta sendo utilizada muito atualmente, com fluido supercrítico embora ainda não seja de uso correto para a maioria dos alcaloides, uma vez que essa técnica torna possível pela variação da pressão aplicada e da temperatura a obtenção de extratos semipurificados de diferentes tipos. Neste procedimento o material vegetal é alcalinizado com hidróxido de sódio ou carbonato de sódio para formação das bases livres dos alcaloides e submetidos a destilação sob arraste de vapor .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (33 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com