TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia

Por:   •  22/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.482 Palavras (10 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 10

A visão

O sistema visual detecta e interpreta estímulos luminosos, que são ondas eletromagnéticas. O olho pode distinguir duas qualidades da luz: o brilho e o comprimento de onda. Para os humanos, os comprimentos de luz entre 400 e 750 nanômetros são denominados luz visível.

Estruturas do olho

A parede do olho é composta por três camadas concêntricas: a camada externa, a camada média e a camada interna. A camada externa, fibrosa, inclui a córnea, o epitélio córneo, a conjuntiva e a esclera. Na camada média, vascular, estão a íris e a coróide. A camada interna, nervosa, contém a retina. As porções funcionais da retina cobrem toda porção posterior do olho, com exceção do ponto cego, que é o disco óptico (a cabeça do nervo óptico). A acuidade visual é maior no ponto central da retina, denominada mácula; a luz é focada em depressão da mácula, denominada fóvea. No olho, também são encontrados o cristalino (que focaliza a luz), pigmentos (que absorvem a luz e reduzem a dispersão) e dois fluidos, os humores vítreo e aquoso. O humor aquoso enche a câmara anterior do olho, e o humor vítreo enche a câmara posterior do olho.

Os receptores sensoriais da visão são os fotorreceptores, localizados na retina. Existem dois tipos de fotorreceptores: os bastonetes e os cones. Os bastonetes apresentam limiares baixos, são sensíveis à luz de baixa intensidade e funcionam bem no escuro. Os bastonetes apresentam baixa acuidade e não participam da visão em cores. Os cones apresentam mais alto limiar para luz do que os cones,  operam melhor à luz do dia, têm alta acuidade visual e participam da visão de cores. Os cones não são sensíveis à luz de baixa intensidade.

A informação é recebida e transduzida por fotorreceptores, na retina, e, então, é carreada ao SNC, por meio de axônios das células dos gânglios retinianos. Alguns nervos ópticos se cruzam no quiasma óptico, enquanto outros seguem ipsilateralmernte. A principal via visual é pelo núcleo geniculado lateral dorsal do tálamo, que se projeta para o córtex visual.

Fotorrecepção

Camadas da Retina

A retina é um epitélio sensorial especializado que contém fotorreceptores e outros tipos celulares dispostos em camadas. Dentre as células da retina, são encontrados fotorreceptores, interneurônios (células bipolares, células horizontais e células amácrinas) e células ganglionares. As sinapses são formadas entre células, em duas camadas plexiformes, a interna e outra externa. As camadas da retina são descritas a seguir:

1-Camada de células pigmentadas. A retina começa dentro da coróide, com uma camada de epitélio pigmentado. As células do epitélio pigmentado absorvem a luz e apresentam processos semelhantes a tentáculos, que se estendem até a camada fotorreceptora para impedir sua dispersão entre os fotorreceptores. As células pigmentadas também convertem a all-transrodopsina a 11-cis-rodopsina e disponibilizam esta para os fotorreceptores.

2- Camada fotorreceptora. Os fotorreceptores são os cones e os bastonetes, que são compostos pelo corpo celular, pelo segmento externo, pelo segmento interno e terminais sinápticos.

3- Camada nuclear externa. Os núcleos dos fotorreceptores ( R ) estão contidos na camada nuclear externa.

4- Camada plexiforme externa. A camada plexiforme externa é a camada sináptica que contém os elementos pré e pós sinápticos dos fotorreceptores e os interneurônios da retina. (Os corpos celulares dos interneurônios da retina são encontrados na camada nuclear interna.) As sinapses são feitas entre os fotorreceptores e os interneurônios e também entre estes.

5- Camada nuclear interna. A camada nuclear interna contém os corpos celulares dos interneurônios da retina, incluindo as células bipolares (B), as células horizontais (H) e as células amácrinas (A).

6- Camada plexiforme interna. A camada plexiforme interna é a segunda camada sináptica. Essa  camada contém os elementos pré e pós sinápticos dos interneurônios da retina. As sinapses são estabelecidas entre os interneurônios  da retina e as células ganglionares.

7- Camada de células ganglionares. A camada de células ganglionares  contém os corpos celulares das células ganglionares (G), que são as células de saída da retina.

8- Camada do nervo óptico. Os axônios das células ganglionares da retina formam a camada do nervo óptico.Esses axônios passam pela retina (evitando a mácula), entram no disco óptico e deixam o olho pelo nervo óptico.

Campos receptivos visuais

Cada nível da via visual pode ser descrito por seus campos receptivos. Assim, existem campos receptivos para fotorreceptores, para células bipolares e horizontais, para células ganglionares, para células do corpo geniculado lateral do tálamo e para células do córtex visual. A cada nível superior, os campos receptivos ficam mais complexos.

Fotorreceptores Células Horizontais,Células Bipolares, Células Amácrinas e Células Ganglionares

- Fotorreceptores; Células Bipolares (recebem lateralmente influencia das células horizontais – aferencia dos fotorreceptores com projeções para as células bipolares); Células Ganglionares (recebem influencia lateral das células amácrinas – aferência das células bipolares com projeções para células ganglionares); por fim, as células ganglionares disparam potenciais de ação em respostas à luz atingindo o nervo óptico.

- Os receptores luminosos são somente os fotorreceptores (cones ou bastonetes).

- Os sinais de saída são feitos somente pelas células ganglionares – as células bipolares, horizontais e amácrinas modulam a informação de saída mas não emitem por conta própria o sinal nervoso para o nervo óptico.

Células do corpo geniculado lateral do tálamo

As células do corpo geniculado lateral do tálamo mantêm os padrões de centros ligados e desligados transmitidos pelas células ganglionares.

Córtex visual

O córtex visual é uma zona do cérebro que se encontra no lobo occipital (corresponde à parte anterior da cabeça) e possui duas divisões, a direita e a esquerda. Cada uma delas encontra-se dividida em outras duas zonas que, em conjunto com a correspondente lateral, formam o córtex visual primário e o córtex visual secundário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (103.8 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com