O RELATÓRIO DE FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO
Por: Amanda Aguirra • 4/8/2019 • Relatório de pesquisa • 1.183 Palavras (5 Páginas) • 793 Visualizações
Sumário
1. IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO 2
2. IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 3
2.1. Identificação da Empresa: 3
2.2 Áreas na empresa onde foi realizado o estágio: 3
3. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES 4
3.1 LABORATÓRIO DE SÓLIDOS 4
3.2 LABORATÓRIO DE SEMISSÓLIDOS 5
4. MERCADO DE TRABALHO 5
5. TEORIA E PRÁTICA 5
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 6
1. IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO
- Aluno
- Nome:
- Curso: Farmácia
- Habilitação: Generalista
- Matrícula:
- Semestre:
- Turma:
- Ano previsto para o Término do Curso: 2019
- Ano Ingresso: 2014
2. IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
2.1. Identificação da Empresa:
- Nome:
- Endereço:
- Bairro:
- Cidade:
2.2 Áreas na empresa onde foi realizado o estágio:
- Data do início:
- Data de término:
- Duração em horas:
A Farmácia XXXXX e responsável por manipular formulas oficiais e magistrais, como medicamentos, homeopáticos, florais de Bach, cosméticos, fitoterápicos e produtos naturais. Possui todas as documentações necessárias para seu funcionamento.
Possui uma estrutura dividida por setores: Atendimento ao cliente, Centro de processamento, sala de paramentação, Laboratório de sólidos e semissólidos, almoxarifado, call center, TI, Controle de qualidade e propaganda, banheiro, cozinha, controle de qualidade e estoque.
No atendimento ao cliente a presença da farmacêutica em todo o horário de expediente. Todas as prescrições médicas são verificadas quanto a substância (s), miligramas, quantidade, se é antimicrobiano ou de controle especial. Todos os dados são observados atentamente para minimizar erros no orçamento e interações entre substâncias, após aprovação e emitido uma ordem de orçamento e junto vai uma cópia da prescrição armazenados no cadastro do cliente tudo através de sistema. E liberado para o Centro de processamento, e verificado os dados no cadastro e gerado o rotulo conforme o tipo de embalagem e quantidades, todos os procedimentos realizados neste setor referissem a todas as unidades da empresa. E emitido a ordem para manipular e encaminhado para o laboratório. Todas as etapas desde o atendimento até a dispensação e acompanhada por um programa que gera entrada e saída de cada setor, sendo assim facilita a localização do medicamento e em que etapa ele está.
No laboratório as ordens de manipulação são separadas por setor de solido e semissólidos. Ambos os laboratórios trabalham de acordo com a RDC 67, de 08 de outubro de 2007, que dispõe sobre boas práticas de manipulação.
Antes de entrar para o laboratório existe a área de paramentação equipada com pro-pés e touca, com jaleco devidamente limpo, realiza-se a lavagem das mãos e aplicação de álcool gel. No laboratório e indispensável a utilização de luvas e mascaras.
O laboratório tem estrutura com pintura em tom claro, cabines para pesagem de antimicrobianos e de controle especial e cabines para demais pesagens. Existe uma área reservada para a manipulação de antimicrobianos, controlados e termolábeis. Consiste em bancada lisa de material de fácil limpeza com claridade suficiente para manipulação e tabuleiros suficientes para cada manipulador, também com cabines diferentes para encapsular antimicrobianos e controlados, balanças e homogeneizador.
3. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
3.1 LABORATÓRIO DE SÓLIDOS
Após pesagem e encaminhada para as cabines onde pode ser encapsulado, a substancia fica por um minuto e meio na homogeneizadora e em seguida liberada para ser encapsulada conforme quantidade de capsulas e suas numerações. Os saches, nesse processo e feito uma tamisação antes para ser pesado a quantidade indicada para cada sache, finaliza na seladora.
Após procedimentos todos os matérias utilizados são higienizados com álcool a 70%, e outros são lavados conforme substancia utilizada que acaba impregnando o material, na lavagem e utilizado sabão, cloro e álcool a 70% e aguarda secagem.
Produto pronto e encaminhado ainda dentro do laboratório para o setor de embalagem, onde será novamente conferido no orçamento da manipulação as substancias utilizadas, numero de capsula, qual capsula foi utilizada e se está de acordo, se as capsulas estão limpas e em perfeito estado, assim como procedimento para saches com quantidades, e limpeza. E embalado e rotulado pronto para a etapa da dispensação.
Após a confecção das capsulas e verificado o peso médio para garantir a qualidade de cada capsula e pesado capsula por capsula até quantificar dez unidades e retirada o peso médio.
...