O Relatório de Bioquímica
Por: Cleonice Souza • 7/10/2019 • Relatório de pesquisa • 990 Palavras (4 Páginas) • 942 Visualizações
[pic 1]
CLEONICE APARECIDA DE SOUZA
JOICE ISADORA DOS SANTOS
KEILLA MARIANE COSTA
LORRANE DANTAS ALVES
RAFAELA MARCELINO ROSA XAVIER
PRÁTICA 5: DETERMINAÇÃO QUANTITATIVA DE PROTEÍNAS TOTAIS E ALBUMINA PLASMÁTICA NO SORO ATRAVÉS DE METODOLOGIA COLORIMÉTRICA
Governador Valadares – MG
2019
- Introdução
Proteínas, palavra que vem do grego “protos”, que significa “a primeira” ou “a mais importante”, são compostos formados por aminoácidos, sintetizadas a partir de 20 alfa-aminoácidos, dos quais cada um terá destinos metabólicos diferentes no corpo; diferentes atividades em distintas vias metabólicas em vários órgãos. Por sua vez, os aminoácidos são compostos orgânicos que contém um grupo amina (NH2) e um grupo carboxílico (COOH) cuja função é formar as proteínas. Na dieta, vários aminoácidos devem estar presentes para que as necessidades do organismo sejam satisfatórias, enquanto outros não. Como consequência, a qualidade nutricional das proteínas pode ser determinada pelo tipo e pela quantidade de seus aminoácidos constituintes. Os aminoácidos podem ser classificados como essenciais e não-essenciais. As proteínas séricas podem ser divididas, eletroforeticamente, em cinco conjuntos proteicos, sendo eles albumina, α-, β1-, β2- e γ-globulinas. A avaliação dos valores de proteínas séricas é um instrumento que pode ser utilizado para indicar alterações metabólicas e auxiliar no diagnóstico clínico de diversas enfermidades (PINHEIRO, Raymundo; et al. Apud Santarosa, 2005).
Segundo Santos, albumina é a mais abundante proteína plasmática, completando um total de 50% das proteínas totais do soro humano. Comparada a outras proteínas, ela é uma molécula relativamente pequena, formada por uma cadeia de 584 aminoácidos. Ela desempenha também, um papel na manutenção do equilíbrio ácido-básico. Além disso, a albumina está envolvida no transporte de um grande número de substâncias fisiológicas: moléculas lipossolúveis como os ácidos graxos de cadeia longa, hormônios como a tiroxina, o cortisol e a aldosterona e pequenos íons como o cálcio, o cobre, o níquel e o zinco. O fígado é o único órgão capaz de sintetiza-la. Cerca de 12% a 20% da capacidade de síntese hepática é disponibilizada para a síntese desta proteína, produzindo diariamente 150mg a 250mg de albumina por kilograma de peso corporal em indivíduos saudaveis.
- Objetivo
Determinar a concentração de proteínas totais e albumina na amostra analisada.
- Materiais e equipamentos
- Materiais:
- Dosagem de Proteínas:
- Água deionizada;
- Amostra (Soro);
- Componentes do Kit: Padrão 4,0 g/dL e Reagente de Cor (Biureto);
- Béquer;
- Ponteiras P100 e P1000;
- 3 Tubos de Ensaio;
- Luvas.
- Equipamentos:
- Pipetas Automáticas (P100 e P1000);
- Banho Maria;
- Espectrofotômetro;
- Dosagem de Albumina Plasmática:
- Água deionizada;
- Amostra (Soro);
- Componentes do Kit: Padrão 3,8 g/dL e Reagente de Cor;
- Béquer;
- Ponteiras P100 e P1000;
- 3 Tubos de Ensaio;
- Luvas.
- Equipamentos:
- Pipetas Automáticas (P100 e P1000);
- Espectrofotômetro;
- Banho Maria.
- Procedimento experimental
DOSAGEM DE PROTEÍNAS
Iniciou-se identificando três tubos de ensaio com “Branco”, “Amostra” e “Padrão”. Adicionou nos três tubos 1mL de Biureto. No tubo identificado como “Padrão” adicionou 20 μL da solução de proteínas com a concentração conhecida, ou seja, o Padrão que compõe o kit. No tubo identificado como “Amostra” adicionou 20 μL da amostra. No tubo identificado como branco adicione 20 μL de água destilada. Homogeneizou-se as soluções dos três tubos e incubou em banho maria por 10 minutos a 37ºC. Fez as leituras fotométricas do Padrão e da Amostra, mas para isso, foi necessário zerar o aparelho com o Branco em 545 n. Essa etapa de calibração antes de realizar a medição do “Padrão” e da “Amostra” é importante para se eliminar qualquer interferência dos reagentes nos resultados encontrados. A cor encontrada no experimento é estável durante 1 hora.
...