O Relatório de Química
Por: palmieriheloisa • 22/4/2022 • Relatório de pesquisa • 886 Palavras (4 Páginas) • 92 Visualizações
UNIVERSIDADE CESUMAR - UniCesumar |
REAÇÕES QUÍMICAS
Discente: Guilherme B Santana, Heloísa Palmieri e
Disciplina/Semestre: Química geral e orgânica/ Farmácia(noturno) 2º semestre
Docente: Luciana Cristina Soto Herek Rezende
Maringá – 2021
RESUMO
Tivemos uma explicação de como iria ser balanceado cada mistura, logo após enumeramos os tubos de ensaio e fomos para a capela, após fazermos a mistura de cada substância no tudo de ensaio conseguimos observar que cada mistura ficou com uma cor e consistência diferente, podendo assim achar qual substância teria precipitado e qual seria o elemento que precipitou.
INTRODUÇÃO
No final do século XVIII, estudos experimentais levaram os cientistas da época a concluir que as reações químicas obedecem a certas leis. Estas leis são de dois tipos, as leis ponderais que tratam das relações entre as massas de reagentes e produtos que participam de uma reação, leis volumétricas que tratam das relações entre volumes de gases que reagem e são formados numa reação. Uma reação química é uma transformação da matéria na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição química de uma ou mais substâncias reagentes, resultando em um ou mais produtos. Envolve mudanças relacionadas nas conectividades entre os átomos ou íons, na geometria das moléculas das espécies reagentes ou ainda na interconversão entre dois tipos de isômeros. Uma reação muito comum é a que envolve substâncias inorgânicas tais como ácidos, bases, sais e óxidos. Uma das muito utilizadas e observada é a reação de neutralização podendo ser total ou parcial no qual envolve um ácido e uma base e os seus respectivos produtos serão teoricamente um sal e uma água. As reações químicas podem ser classificadas conforme alguns critérios, por exemplo quando uma reação libera energia na forma de calor, ela é chamada de exotérmica, é o caso da queima do carvão. Quando uma reação consome energia na forma de calor para se processar ela é chamada de endotérmica. Quando duas ou mais substâncias reagem, produzindo uma única substância ela é chamada de reação de síntese ou de adição. Quando uma substância se divide em duas ou mais substância de estruturas mais simples é chamada de reação de análise ou de decomposição. Quando uma substância simples reage com uma substância composta e desloca desta última uma substância simples. Quando dois compostos reagem, permutando entre si dois elementos ou radicais e dando origem a dois novos compostos é chamada de reação de dupla-troca ou de dupla substituição (ATKINS, 2002).
PARTE EXPERIMENTAL
Materiais e reagentes: Foram utilizados os seguintes materiais – tubo de ensaio, balão volumétrico e pipeta. Já os reagentes foram utilizados hidróxido de amônio, nitrato de ferro, nitrato de chumbo, iodeto de potássio, hidróxido de sódio, cloreto de potássio, sulfato de cobre, cloreto de bário e ácido clorídrico.
Procedimento experimental: No primeiro tudo foi feita a mistura de hidróxido de amônio com nitrato de ferro III formando uma substância densa. No tubo 2 houve a mistura de nitrato de chumbo com iodeto de potássio formando uma substância com precipitado e amarela. No tubo 3 ocorreu a mistura de hidróxido de sódio com cloreto de potássio formando um líquido totalmente transparente. No tubo 4 houve a mistura de sulfato de cobre com cloreto de bário formando uma substância “azul”. Tubo 5 ocorreu a mistura de hidróxido de amônio com ácido clorídrico tornando a substância incolor e por último foi feito a mistura de hidróxido de sódio com cloreto de bário formando uma substância que aos poucos foi evaporando. Depois de enchermos cada tudo com as devidas substâncias, algumas misturamos um pouco para observar se mudava algo e se havia algum precipitado.
...