O Trabalho de Parasitologia
Por: Michele Vilanova • 4/12/2021 • Trabalho acadêmico • 1.441 Palavras (6 Páginas) • 190 Visualizações
Trabalho de parasitologia
Discente: Michele Alves de Oliveira Vilanova
Matrícula: 01354156
Medidas profiláticas e tratamento das parasitoses
LEISHMANIOSE
Profilaxia: uma das melhores formas de prevenção para a leishmaniose é usando repelentes, roupas de mangas longas, mosquiteiros, telas finas em portas e janelas, combate aos reservatórios e vetores e tratamento dos casos humanos.
Tratamento
São utilizados para tratamento da leishmaniose cutânea os antimoniais pentavalentes e para Leishmaniose visceral o glucantime.
DOENÇA DE CHAGAS
Profilaxia: deve-se evitar moradias feitas de taipa onde o inseto costuma se alojar, usar mosquiteiros, telas em janelas, aplicação de inseticidas ter cuidado ao consumir caldo de cana e açaí conhecer a sua origem e procedência anteriormente.
Tratamento: em seu tratamento é utilizado o Nifortimox e o benzonidazol
MALÁRIA
Profilaxia: para evitar a málaria deve-se fazer utilização de repelentes, mosquiteiros, repelentes, roupas que protejam pernas e braços, telas em portas e janelas, eliminação de criadoros do vetor.
Tratamento: cloroquina
TOXOPLASMOSE
Profilaxia: a toxoplasmose pode ser prevenida com o controle da higiene pessoal: lavando as mãos regularmente antes das refeições e após contato com a terra. Lavar bastante as frutas e verduras antes de consumir, consumir carnes bem cozidas ou congelar a carne por 3 dias antes de consumi-la. Realização de exames em gestantes.
Tratamento: o tratamento pode ser feito com azitromicina, e as gestante infectadas devem ser tratadas com espiramicina
TRICOMONÍASE
Profilaxia: para a prevenção da tricomoníase é necessário o uso de preservativos nas relações sexuais, limitar o número de parceiro sexual, evitar contato sexual se suspeitar que está infectada procurar um médico para iniciar o tratamento.
Tratamento: o tratamento indicado é o metronidazol, tinidazol ou secnidazol, o tratamento deve ser via oral em dose única para homens e mulheres, para as mulheres o tratamento deve ser sistêmico e tópico e para os homens somente sistêmico.
FILARIOSE
Profilaxia: para prevenção da filariose deve-se fazer o controle dos vetores através de mosquiteiros, telas em janelas e portas, uso de repelente, usar roupas que protejam braços e pernas, evitar exposição prolongada em áreas de risco de contaminação e fazendo o tratamento das pessoas infectadas interrompendo assim o ciclo de transmissão.
Tratamento: o tratamento indicado é o albendazol e a ivermectina
GIARDÍASE
Profilaxia: uma das maneiras de prevenção da giardíase é ter uma boa higiene pessoal, tratamento da água e dos alimentos, tratamento dos indivíduos parasitados e construção de fossas sépticas.
Tratamento: o tratamento pode ser realizado com metronidazol e albendazol
AMEBÍASE
Profilaxia: uma das melhores formas de prevenção da amebíase são melhores condições de higiene pessoal como lavar bem as mãos antes das refeições e após usar o banheiro, higienizar bem os alimentos como frutas e verduras e beber água filtrada. Saneamento básico como tratamento de água e esgoto.
Tratamento: pode ser utilizado em seu tratamento o metronidazol.
ASCARIDÍASE
Profilaxia: a ascaridíase pode ser evitada através de bons hábitos de higiene como lavar sempre as mãos, lavar os alimentos antes do consumo, beber água filtrada, tratar da população infectada, saneamento básico, educação sanitária e Construção de fossas sépticas.
Tratamento: o tratatamento pode ser realizado com mebendazol e albendazol
TENÍASE
Profilaxia: a prevenção da teníase pode ser feita através de inspeções nos frigoríficos, higiene sanitária, evitar comer carne mal cozida ou congelar a carne por 3 dias antes de consumi-la, lavar bem as mãos e os alimentos e tratar a pessoa infectada
Tratamento: o tratamento indicado é a niclosamida ou o praziquantel.
CISTICERCOSE
Profilaxia: a prevenção da cisticercose inclui medidas básicas de higiene como lavar sempre as mãos, lavar frutas e verduras antes de consumi-las, beber água filtrada, não utilizar fezes humanas como adubos, defecar apenas em locais apropriados.
Tratamento: o tratamento da cisticercose depende do local onde o cisticerco está localizado no corpo, porque dependendo do local pode precisar de cirurgia para remover as larvas, quando não necessita de cirurgia pode ser utilizado o albendazol e praziquantel.
TRICURÍASE
Profilaxia: a prevenção da tricuríase pode ser realizada através da higiene pessoal como lavar sempre as mãos antes das refeições e depois de ir ao banheiro, beber água filtrada, não utilizar fezes humanas como fertilizantes, saneamento básico e educação sanitária.
Tratamento: o tratamento indicado é o albendazol ou mebendazol
ESTRONGILOIDÍASE
Profilaxia: uma das formas profiláticas são saneamento básico, higiene pessoal, não andar descalço, beber água filtrada e lavar bem os alimentos, tratar corretamente as pessoas infectadas para evitar recaídas.
Tratamento: pode ser utilizado em seu tratamento albendazol, tiabendazol, nitazoxanida e ivermectina.
ANCILOSTOMÍASE
Profilaxia: a prevenção pode ser feita através de saneamento básico, educação sanitária, andar com os pés calçados, tratar água e alimentos contaminados.
Tratamento: Utiliza-se em seu tratamento o mebendazol e albendazol
ENTEROBÍASE
Profilaxia: a prevenção pode ser feita através de bons hábitos de higiene pessoal, cortar as unhas das crianças, evitar roer unhas, não sacudir a roupa de cama da pessoa infectada pela manhã, lavar bem os alimentos, beber água filtrada ou fervida, lavar bem as mãos antes e depois de ir ao banheiro.
...