O efeito catastrófico da talidomida
Artigo: O efeito catastrófico da talidomida. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 192417 • 27/5/2014 • Artigo • 1.005 Palavras (5 Páginas) • 394 Visualizações
Talidomida
Liandro reis, Valdir
Instituição: Faculdade LS
Introdução
A talidomida foi um fármaco que foi sintetizado pela primeira vez na antiga Alemanha Oriental na década de 1950. E foi introduzida no mercado com o nome de comercial de Contergan a presentava um potente efeito sedativo longo se descobriu que ela tinha também o efeito calmante (tranqüilizante) e diminuía náuseas e vômitos. Além disto, ela não provocava nenhum problema em filhotes de ratas grávidas em testes de laboratório. Assim, ela foi vendida livremente em diversos países do mundo, sem necessidade de receita médica, e foi muito utilizada por mulheres grávidas, já que diminuía os enjôos característicos do início da gravidez. (TEIXEIRA, L; FERREIRA, L, 2005).
Logo nos finais do anos de 1950 é inicios dos anos de 1960, foram constatado que um grande grupo de crianças nasceram com diversas deficiências como sem parte dos braços, sem pernas, com problemas em órgãos internos como o coração, rins e intestinos, com problemas de visão e audição, afora aqueles bebês que não sobreviveram. E logo foi constatado que a deficiência deste grupo de crianças se dava-se por conta do efeito da Talidomida que causava todos estes problemas que receberam o nome de Síndrome da Talidomida Fetal. Mesmo algumas mulheres que tinham usado apenas um ou dois comprimidos no início da gravidez tiveram filho afetado. Por causa deste terrível efeito, a medicação foi retirada do mercado e os afetados têm direito a uma indenização até os dias de hoje. (TEIXEIRA, L; FERREIRA, L,2005).
No entanto, em 1965 foi descoberto o seu efeito benéfico no tratamento de estados reacionais em Hanseníase (antigamente conhecida como lepra), e não para tratar a doença propriamente dita, o que gerou a sua reintrodução no mercado brasileiro com essa finalidade específica. A partir daí foram descobertas inúmeras utilizações para a droga no tratamento de AIDS, LUPUS, DOENÇAS CRÔNICO-DEGENERATIVAs - Câncer e Transplante de Medula.
Apesar da proibição, em casos especiais, médicos receitam a droga. Entretanto são previstas sanções legais, cabendo observar que mesmo com a assinatura de Termo de Esclarecimento aos Pacientes e Termo de Responsabilidade Médica, ambos podem ser responsabilizados pelo mau uso da droga.
Tem sido demonstrado que apenas o uso de anticoncepcionais por mulheres em idade fértil não é suficiente para prevenir a ocorrência de nascimentos de crianças com síndrome da Talidomida, pois a droga inibe o efeito dos anticoncepcionais. Portanto, deve-se usar o máximo de métodos contraceptivos para maior segurança. Além disso, é de extrema importância que todos os exames disponíveis de gravidez sejam utilizados (ex: urina, BHCG,etc).
Objetivo
Realizar uma determinada pesquisa que pudesse falar os pontos negativos da Talidomida, e com certeza procurar ressaltar os efeitos negativos da Talidomida na humanidade, da qual refletir ate os dias de hoje.
Resultado
A talidomida foi introduzida no mercado com o nome comercial de Contergan.
...