Os Critérios de Beers
Por: LOPESHIGORSILVA • 26/9/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 11.617 Palavras (47 Páginas) • 157 Visualizações
UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - UNIPAC[pic 1]
INSTITUTO DE BIOCIENCIAS-INBIO
GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA
Avaliação do perfil farmacoterapêutico e complicações crônicas de pacientes portadores de diabetes assistidos em uma Unidade Básica de Saúde na cidade de Barbacena – MG
BARBACENA
2018
Avaliação do perfil farmacoterapêutico e complicações crônicas de pacientes portadores de diabetes assistidos em uma Unidade Básica de Saúde na cidade de Barbacena – MG
[pic 2]
BARBACENA
2018
RESUMO
O Diabetes mellitus (DM) é definido como um grupo de doenças metabólicas que se caracterizam pela hiperglicemia e se associam a complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos. O objetivo deste trabalho será avaliar a farmacoterapia, os hábitos de vida, o estado de saúde e a presença de possíveis complicações da doença nos pacientes diabéticos assistidos na Unidade Básica de Saúde do bairro Vilela em Barbacena-MG. O trabalho será delineado como um estudo quantitativo transversal realizado na Unidade Básica de Saúde do Vilela. A amostra será constituída por 93 pacientes, que possuem diagnóstico de Diabetes mellitus. Dados sobre o perfil sócio demográfico dos pacientes, hábitos de vida, história de doença atual e a farmocoterapia serão obtidos por meio de entrevista semi-estruturada. As informações sobre a ocorrência de complicações crônicas do diabetes serão obtidas por meio da análise das informações contidas nos prontuários dos pacientes. Os dados de medidas antropométricas e a medida da circunferência da cintura será realizada pelos pesquisadores no momento da consulta.Para verificação do controle glicêmico serão considerados os valores dos resultados de glicemia de jejum da última dosagem laboratorial realizada pelos pacientes. Espera-se, após a análise dos dados, avaliar o perfil dos pacientes diabéticos assistidos pelo UBS do bairro Vilela no que tange a farmacoterapia, os hábitos de vida, o estado de saúde e a presença de possíveis complicações do diabetes mellitus.
PALAVRAS-CHAVE Diabetes mellitus. Atenção Farmacêutica. Doenças Cardiovasculares.
1 INTRODUÇÃO
O Diabetes mellitus é definido como um grupo de doenças metabólicas caracterizadas pela hiperglicemia e que se associam a complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos. Representa um importante problema de saúde pública com alta morbimortalidade, com perda significativa na qualidade de vida. É um dos principais agentes causadores de mortalidade, amputação de membros inferiores, cegueira, insuficiência renal e doença cardiovascular (SOUZA et al., 2013).
Caracterizada como uma das principais síndromes de evolução crônica que acomete a população atual, o diabetes apresenta um significativo crescimento em sua prevalência decorrente do processo de industrialização e urbanização populacional dos últimos anos (INTERNATIONAL DIABETES FEDERATION, 2013).
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima-se que o número total de pessoas com diabetes no Brasil elevar-se-á, de 4,5 milhões em 2000 para 11,3 milhões em 2030 tornando-se o oitavo país no mundo com o maior número de pessoas com diabetes (RATHMANN e GIANI, 2004). No Brasil, a prevalência estimada de diabetes, padronizada por sexo e idade tendo como referência a população mundial, foi de 6,4% no ano de 2010. Esse número foi menor do que os estimados para os Estados Unidos da América (10,3%), Canadá e México, 10,3, 9,2 e 10,8%, respectivamente; entretanto, foi superior à prevalência estimada para o Japão (5,0%), a Argentina (5,7%) e o Chile (5,7%) (SHAW, SICREE, ZIMMET, 2010).
Os tipos de diabetes mais frequentes estão classificados como: tipo 1, tipo 2 e diabetes gestacional, além de outros tipos específicos. O Diabetes mellitus classificado como tipo 1 é um processo autoimune que geralmente causa destruição das células beta pancreáticas e que pode levar ao estágio de deficiência total de insulina. O tipo 2 é o mais comum e abrange cerca de 90% do total de casos, ocasionado por graus variáveis de resistência à ação da insulina. O Diabetes mellitus gestacional é a diminuição da tolerância à glicose, com graus de intensidade variados, diagnosticada pela primeira vez durante a gestação, e que geralmente se resolve no período pós-parto, mas pode retornar anos depois na maior parte dos casos (SOUZA et al., 2013; SELLI et al., 2005).
O tratamento do diabetes se fundamenta em três princípios: a educação, as modificações no estilo de vida e, se necessário, o uso de medicamentos. Quando o paciente portador de Diabetes mellitus tipo 2 não responde adequadamente às medidas não medicamentosas ou não as cumpre, devem, então, serem indicados agentes antidiabéticos para promover o controle glicêmico e gerar a diminuição dos níveis de hemoglobina glicada (BRASIL, 2006).
A participação do farmacêutico junto à equipe de saúde na prevenção de doenças, complicações e promoção da saúde no contexto do Diabetes mellitus é reconhecidamente relevante (LISBOA et al, 2000). Segundo a OMS a atenção farmacêutica é "um conceito de prática profissional na qual o paciente é o principal beneficiário das ações do farmacêutico. A atenção farmacêutica é o compêndio das atitudes, os comportamentos, os compromissos, as inquietudes, os valores éticos, as funções, os conhecimentos, as responsabilidades e as habilidades dos farmacêuticos na prestação da farmacoterapia com o objetivo de obter resultados terapêuticos definidos na saúde e na qualidade de vida do paciente”.
Através da atenção farmacêutica voltada para o paciente diabético consegue-se aumentar a eficácia terapêutica, pois se faz a avaliação posológica de múltiplos fármacos associados, com suas peculiaridades de absorção e efeitos colaterais, se administrados com ou sem refeições, incluindo não somente os medicamentos e a prescrição médica, mas a relação que estes estabelecem com o paciente (AMERICAN DIABETES ASSOCIATION, 2001).
Em vista disso o objetivo deste trabalho será avaliar o perfil farmacoterapêutico, a ocorrência de complicações associadas ao diabetes mellitus e identificar os fatores de risco para o desenvolvimento destas em indivíduos diabéticos assistidos em uma Unidade Básica de Saúde na cidade Barbacena – MG.
...