Os Métodos de Extrações
Por: Milena Martendal • 9/5/2019 • Relatório de pesquisa • 1.301 Palavras (6 Páginas) • 273 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL
BERNARDO ARAÚJO DAMAS
GABRYELLE PEREIRA
LUANA KOTRIK
MILENA MARTENDAL
TALITA FERNANDA
WILLYAN RODRIGUES DOS SANTOS
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
Métodos de Extração
CURITIBA
2018
- METODOLOGIA
Neste experimento será realizado a extração de princípios ativos de drogas vegetais, onde será obtido um extrato vegetal das folhas de hortelã através de técnicas de extração de Soxhlet, também será obtido uma tintura das folhas de maracujá através de métodos de maceração, por fim será obtido outro extrato vegetal de hibisco através de técnicas de refluxo em condensador de bolas.
Assim como filtrar e em seguida calcular o rendimento da tintura para obter sua respectiva proporção.
- Materiais
Reagentes:
Extração de Soxhlet:
- Etanol 92% (v/v) (líquido);
Maceração e Refluxo:
- Etanol 77% (m/m) (líquido);
Vidrarias, equipamentos e outros:
Soxhlet:
- Manta aquecedora;
- Balão de fundo redondo de 1L;
- Equipamento soxhlet;
- Condensador de bolas;
- Mangueiras para o sistema de resfriamento;
- Pérolas de vidro;
- Algodão;
- Droga vegetal (folhas de hortelã);
Refluxo:
- Manta aquecedora;
- Balão de fundo redondo de 250mL;
- Condensador de bolas;
- Pérolas de vidro;
- Mangueiras para o sistema de resfriamento;
- Droga vegetal (flores de hibisco);
Maceração:
- Frasco de vidro;
- Liquidificador;
- Espátula;
- Cadinho / Vidro de relógio;
- Balança de precisão;
- Provetas de 1000 ml e de 100 ml;
- Béquer;
- Suporte Universal;
- Anel ou argola para funil;
- Funil de Vidro;
- Papel filtro;
- Bastão de vidro;
- Droga vegetal (folhas de maracujá).
- Procedimento Experimental
Extração de Soxhlet:
Adicionou-se pérolas de vidro no balão de 1L. Em seguida tampou-se a parte inferior do soxhlet com algodão, adicionou-se a planta moída em cima do algodão, colocou-se outra camada pequena por cima da planta.
Montou-se então o sistema com a manta aquecedora, sobre ela o balão de 1L e sobre este o equipamento soxhlet, adicionou-se então o etanol 92% sobre a planta até encher metade do volume do balão, adaptou-se o condensador de bolas ao sistema, ligou-se o resfriamento, ligou-se a manta aquecedora, deve-se esperar por 6 horas para extração estar completa, mas como não houve tempo suficiente, realizou-se o processo apenas por algumas horas, assim como não houve realização da filtração.
Refluxo:
Moeu-se as flores do hibisco, em seguida pesou-se 3 gramas da mesma.
Adicionou-se pérolas de vidro ao balão de 250 mL, juntamente com o etanol 77% e a planta já moída e pesada, colocou-se este balão sobre uma manta aquecedora.
Adaptou-se o condensador de bolas ao sistema, juntamente com as mangueiras de resfriamento, ligou-se então a manta aquecedora, assim como o sistema de resfriamento, esperou-se de 30 à 40 minutos. Não houve realização de filtração.
Maceração:
Moeu-se as folhas de maracujá.
Adicionou-se 10g da droga vegetal moída em um frasco, adicionou-se 100mL de etanol 77%, fechou-se o frasco e macerou-se por 1 semana.
Após decorrido o tempo, realizou-se a filtração, para isso adaptou-se em um sistema, um funil simples, papel filtro, um suporte e um béquer.
Após a filtração, analisou-se o volume adquirido da tintura.
- RESULTADOS E DISCUSSÕES
- Maceração – Processo de extração a frio
Processo no qual a matéria-prima vegetal é extraída em recipiente fechado, em temperatura ambiente, durante um período prolongado (dias ou horas), sob agitação ocasional e sem remoção do líquido extrator.
Iniciou-se o procedimento experimental com a maceração das folhas de maracujá, para isso contou-se com a ajuda de um liquidificador, esta medida auxilia o líquido extrator na remoção de substâncias, consideradas princípios ativos. Em seguida efetuou-se a pesagem da droga vegetal, colocou-se a mesma em um frasco de vidro esterilizado e seco, aspectos do recipiente são relevantes quando se trata da preparação de uma tintura, adicionou-se então o liquido extrator: etanol diluído a 70% (m/m), preparado na hora do experimento conforme abaixo:
Tomou-se como base para o cálculo das quantidades necessárias, a Tabela de Alcoometria, presente na Farmacopeia Brasileira – 5° edição – volume 1.
Tabela 1. Alcoometria. (Farmacopeia Brasileira, 2010)
% v/v | % m/m | p20 (Kg/m3) | D (g/cm3) |
77,0 | 70,06 | 867,48 | 0,869041 |
A concentração inicial do álcool era 92,8 % (v/v), portanto aplicou-se a fórmula:
Ci . Vi = Cf . Vf
92,8 . Vi = 77,0 . 1000
92,8 . Vi = 77.000
Vi = 77.000
92,8
Vi = 829,74 = 830 ml
Para 1000 ml da solução de etanol a 70% (m/m), foram acrescidos 830 ml de etanol 92,8% (v/v) e 170 ml de água destilada. A relação matéria-prima vegetal: liquido extrator foi de 1:10.
Fechou-se o frasco, realizou-se a identificação e macerou-se durante o período de uma semana, observou-se ainda que o álcool adquiriu a cor da planta. Em virtude dessas características não ocorreu o esgotamento do material vegetal e por se tratar de um recipiente fechado diminuiu-se o perigo de contaminação microbiológica.
Partiu-se para a etapa final do experimento, a filtração que destina-se a separação dos componentes da mistura heterogênea sólido-líquida, da onde adquiriu-se o extrato tipo tintura, conforme ilustra a figura 1.
...