PREPARO DE SOLUÇÕES E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES
Por: Loka DeLou • 22/10/2018 • Relatório de pesquisa • 2.254 Palavras (10 Páginas) • 221 Visualizações
UFOP- UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS[pic 1]
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E BIOLÓGICAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
PRÁTICA 3: PREPARO DE SOLUÇÕES E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES
Ouro Preto
02 de outubro de 2018
- Introdução
Sabe-se que uma solução é uma mistura homogênea, de duas ou mais substâncias que apresentam um sistema de uma única fase. Uma solução contém o componente que é dissolvido, o qual é chamado de soluto, e o solvente, que compreende o componente que dissolve. De acordo com o solvente utilizado, uma solução pode se apresentar no estado sólido, líquido e gasoso.
Uma solução líquida é aquela formada pela dissolução de um sólido, líquido ou gás em um líquido, sendo considerada solução aquosa se este líquido é a água. Como qualquer mistura de gases é homogênea, logo todas as misturas gasosas são soluções. Ligas metálicas são exemplos de soluções sólidas.
Para o preparo de soluções, é necessária a identificação das quantidades relativas de solvente e soluto, onde a quantidade de soluto contida em uma quantidade específica do solvente é expressada como a concentração de uma solução.
Titulação é o processo de adição de quantidades discretas de um determinado reagente, geralmente com o auxílio de uma bureta, no meio reacional para quantificar alguma propriedade. Na análise volumétrica o reagente de concentração conhecida é o titulante e a substancia com a concentração desconhecida é o titulado, em uma titulação pequenos volumes da solução de reagente (titulante) são adicionados ao titulado até que a reação termine. A esse término se dá o nome de ponto de equivalência, ou o ponto final da titulação.
O ponto de equivalência ocorre quando a quantidade de titulante adicionado é a quantidade exata necessária para uma reação estequiométrica com o titulado. Medimos o ponto final da titulação, que através de sua propriedade física há uma mudança na solução, como a mudança de sua coloração devido a uma substância indicadora. A mudança em sua coloração é causada pelo aparecimento de excesso de titulante ou pelo desaparecimento do titulado.
A determinação da concentração de uma solução a partir de sua reação quantitativa com uma quantidade conhecida de uma substância que é pura (padrão primário) é chamada de titulação de padronização, ou simplesmente padronização. Neste caso, após ter sua concentração determinada, a solução problema passa a ser uma solução padronizada.
- Objetivos
Calcular a quantidade necessária de soluto para preparar uma solução e realizar o preparo de soluções a partir de solutos sólidos, líquidos e o preparo de soluções diluídas.
Determinar com maior precisão as concentrações de hidróxido de sódio (Na OH) e ácido clorídrico (HCl) já preparadas anteriormente , além de aumentar o conhecimento em técnicas de titulação e manuseio dos instrumentos .
- Materiais e Reagentes
- Béquer de plástico de 50 mL
- Bastão de vidro
- Funil de vidro
- Balão volumétrico de 250 mL
- Frascos de plástico
- Pipeta
- Água destilada
- Espátula de plástico
- Pipeta graduada de 1 mL
- Balão volumétrico de 100 mL
- Pera
- HCl
- NaOH
- Equipamentos
- Balança
- Capela
- Procedimento
- Preparo de soluções
Primeiramente, para o preparo da solução de NaOH a 0,1 mol/L, foi calculado 1 grama do produto para o preparo de 250 mL desta solução e foi pesado em um béquer de plástico de 50 mL. Em seguida, o NaOH foi dissolvido usando cerca de 30 mL de água destilada. A solução foi transferida quantitativamente para um balão volumétrico de 250 mL. O volume foi completado com água destilada até a marca de aferição. Essa solução foi transferida para um frasco de plástico em que foi rotulado com o nome dos integrantes do grupo, número da turma e nome da solução e guardado por uma semana.
Para o preparo da solução de HCl a 0,1 mol/L foi calculado o volume para 100 mL da solução. Para calcular o volume foi necessário saber o valor da densidade do ácido clorídrico, que estava no rótulo da embalagem. Também estava nesse rótulo a percentagem em massa. Foi colocado uma pequena quantidade de água destilada no balão volumétrico de 100 mL e levado para a capela e adicionado 0,83 mL (valor que foi calculado). O balão volumétrico foi completado com água destilada até a marca de aferição e transferiu a solução para um frasco de plástico que foi rotulado com o nome dos integrantes do grupo, número da turma e nome da solução por uma semana.
- Padronização de solução
No primeiro experimento , fez-se ambiente na bureta com NaOH e logo em seguida completou -a em seu volume total. Colocou -se 40 mL de biftalato no béquer de 50 mL. Fez-se ambiente na pipeta com o biftalato e então puxou -se uma quantidade de 10 ml de biftalato . Em seguida, colocou -se a quantidade de 10 mL contido na pipeta no Erlenmeyer e completou-se com água destilada até chegar aos 50 mL. No Erlenmeyer foram colocadas também três gotas de fenolftaleína. Ao final, fez-se a titulação, colocando o volume de NaOH da bureta no Erlenmeyer contendo água, biftalato e fenolftaleína, agitando -o . Esse processo foi feito três vezes. Já no segundo experimento, realizou -se um processo semelhante a o primeiro, no qual fez-se ambiente na bureta com NaOH e logo em segui da completou -a em seu volume total . Colocou-se 40 mL de HCl no béquer de 50 mL. Fez -se ambiente na pipeta como HCl e então puxou-se uma quantidade de 10 mL de HCl. Em seguida, colocou-se a quantidade de 10 mL contido na pipeta no Erlenmeyer e completou -se com água destilada até chegar aos 50 mL . No Erlenmeyer foram colocados também três gotas de fenolftaleína . Ao final, fez-se a titulação, colocando o volume de NaOH da bureta no Erlenmeyer contendo água, HCl e fenolftaleína, agitando -o. Esse processo foi feito três vezes.
...