PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO
Por: puiguicinha12 • 17/5/2018 • Dissertação • 471 Palavras (2 Páginas) • 195 Visualizações
PROCESSO DE HUMPANIZAÇÃO
Relada uma situação em que entra o cesso de humanização
Ambiente: Uma distribuidora de pequeno porte que atende Rio Preto e Região. Com uma base de 12 funcionários entre motoristas, caixa, estoquista, vendedores e financeiro. Com horário de funcionamento de segunda a sexta das 08:00 as 18:00 e no sábado das 08:00 ao 12:00, o mesmo é frequentemente ultrapassado, sem o pagamento de hora extra ou o controle de banco de hora.
Ocorrido: Durante um dia normal de trabalho dois motorista da empresa entra uma discussão por decidirem quem vai realizar a rota de carro (cujo quem a realizasse iria ultrapassar o seu horário normal de saída) e a rota de moto (cujo o mesmo que fizesse conseguiria voltar no seu horário normal), com as vozes altamente alterada e ameaças de agressão física, em frente do estabelecimento cujo estavam presentes no momento clientes, e demais funcionários. Não seria essa a primeira vez que ocorra algo parecido no local, pois o mesmo é frequentemente usado por superiores e vendedores para discutir assuntos do trabalho.
Identificação do problema: Após o ocorrido, os gestores então se reúnem para pautarem os problemas antes de buscar uma solução ou tomar alguma decisão drástica com os funcionários envolvidos. Foram eles então:
- O dialogo entre os indivíduos;
- Excesso de Trabalho;
- Falta de participação dos funcionários como todo, para tomada de decisão;
- Horários abusivos;
- Falta de um ambiente adequado para discussões e reuniões;
Solução: Visto que o problema maior está no ambiente com todo, é proposta então para a solução uma advertência para os envolvido como um alerta para que não aja outro ocorrido similar e mudanças no método de trabalho. Tais como:
- É elaborado mensalmente gincanas entre os funcionários, afim de aprimorar o dialogo na firma (Fortalecimento de pessoas)
- Um controle, que sempre que um motorista sair com uma rota de carro deve assinar, a mesma indica que na próxima rota esse individuo não tem a obrigação de sair a menos que todos já tenham rodado. (Mapeamento)
- Reuniões entre gestores e funcionários para troca de informação e ideias para melhorar o ambiente de trabalho (Autonomia; Participação coletiva)
- Nomeado alguém responsável para realizar a contagem do cartão de ponto, e jogar no banco de hora, onde quanto atingido certa quantidade o funcionário pode trocar uma folga em sua escolha desde que a mesma seja combinada antecipadamente para não atrapalhar o bom atendimento da empresa (A valorização, Valorização dos trabalhadores).
- Construção de uma sala, onde funcionários e gestores possam usufruir para se reunir e discutir assuntos que afetam o trabalho. (Compromisso com o trabalho e com o ambiente)
Conclusão: Imaginando um suposto problema em um ambiente qualquer, nos mostra como o processo de humanização é complexo porem a ela é ideal para solucionar qualquer problemática já que a mesma cabe em qualquer ambiente, desde que haja duas ou mais pessoas envolvidas.
...