Qual o principal agente etiológico da Tuberculose e como é transmitido?
Por: Carol Ribeiro • 3/6/2019 • Ensaio • 307 Palavras (2 Páginas) • 368 Visualizações
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA – UNIFOR
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – CCS
CURSO DE FARMÁCIA
PROFESSORA: WELLIDA
CUIDADOS FARMACÊUTICOS IV
QUESTÕES
TEXTO 1: QUESTÕES 1 E 4
- Qual o principal agente etiológico da Tuberculose e como é transmitido?
Mycobacterium tuberculosis - Bacilo de Koch (BK)
- Quais as principais manifestações clínicas da Tuberculose e quais suas principais características?
A forma pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, principalmente a positiva à baciloscopia, pois é a principal responsável pela manutenção da cadeia de transmissão da doença. A forma extrapulmonar, que acomete outros órgãos que não o pulmão, ocorre mais frequentemente em pessoas que vivem com o HIV, especialmente entre aquelas com comprometimento imunológico. Os sintomas clássicos, como tosse persistente seca ou produtiva, febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento, cansaço excessivo, falta de apetite, podem ocorrer em qualquer das apresentações da doença.
TEXTO 2: QUESTÕES 3 E 4
- Qual o mecanismo de ação da Isoniazida?
Ele age inibindo a síntese de ácidos micologia (componente das paredes celulares das micobactérias), após ativação pela catalase-peroxidase micobacteriana. Sua forma ativa interage de forma covalente com a acil-proteína transportadora e a enzima aKasA, formando um complexo e bloqueando a síntese de ácido micólico.
- Qual o mecanismo de ação da Rifampicina?
O fármaco liga-se à subunidade Beta da RNA-polimerase dependente do DNA bacteriano, inibindo a síntese de RNA e consequente vida bacteriana.
TEXTO 3: QUESTÕES 3 E 4
- Qual o mecanismo de ação do Etambutol?
O etambutol inibe as arabinosil-transferases das micobactérias. As arabinosil-transferases estão envolvidas na reação de polimerização do arabinoglicano, um componente essencial da parede celular das micobactérias.
- Qual o mecanismo de ação da Pirazinamida?
A pirazinamida é convertida em ácido pirazinoico (forma ativa do fármaco) pela pirazinamidase micobacteriana. O ácido pirazinoico interrompe o metabolismo da membrana celular das micobactérias e abala sua função de transporte.
- QUAL O MECANISMO DE AÇÃO DO ETAMBUTOL?
...