Tuberculose e agente etiológico
Por: Cliton Alberto • 6/2/2017 • Trabalho acadêmico • 2.979 Palavras (12 Páginas) • 4.688 Visualizações
Introdução 2
Tuberculose e agente etiológico 3
Diagnostico 3
Tipos de tuberculose 3
Prevenção 4
Antituberculosos 5
Estreptomicina 5
Etambutol 6
Isoniazida 6
Pirazinamida 7
Rifampicina 7
Lepra e seu agente etiológico 8
Sintomas da lepra 8
DIAGNÓSTICO 9
Tipos de lepra 9
Prevenção da lepra 9
Anti-lepróticos 10
Clofazimina 10
Dapsona 10
Rifampicina 11
Conclusão 12
Introdução
O presente trabalho, iremos falar sobre a tuberculose e lepra e seus respetivos antibióticos, também conhecido como antituberculosos e anti-lepróticos.
Sobre as doenças que serão abordadas neste trabalho iremos falar do seu agente ictiológico, modo de contágio, período de incubação, seus respetivos sintomas, as formas como a doença se apresenta e a melhor forma de prevenção.
Sobre os seus respetivos antibióticos, nesse caso antituberculosos e anti-lepróticos, iremos identificar os respetivos medicamentos usados no tratamento de cada doença, bem com o seu mecanismo de acção.
Tuberculose e agente etiológico
É uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch, que afeta principalmente os pulmões, mas, também podem ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges.
Epidemiologia da tuberculose
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), existe no mundo 1,7 biliões de pessoas infetadas por tuberculose.
Ocorre com frequência nas regiões onde o saneamento do meio é insuficiente e ataca todas idades e ambos sexos.
Modo de contágio
É feito de homem para homem, geralmente um adulto infetado expulsa um bacilo através da expetoração, espirros ou mesmo pela fala.
Os bacilos contidos nas partículas finais de saliva que permanecem a flutuar no ar, são inaladas por outras pessoas entrando assim para o sistema respiratório, esta é a forma de transmissão mais frequente e também a mais importante para saúde pública. Um pequeno número de caso a transmissão é feita através de leite de vaca infectado, que não tenha sido fervido ou pasteurizado.
Período de incubação da tuberculose
O período de incubação do Bacilo de Koch varia de 1 mês a vários anos
Diagnostico
- Anamnese
- Observações clinicas
- Exames objetivos e laboratoriais (colher expetoração para analise)
- Raio-x pulmonar
- Teste da Tuberculina, prova de Mantoux ou teste de PPD
Tipos de tuberculose
A tuberculose afeta principalmente os pulmões, mas, também podem ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges. A apresentação pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é a principal responsável pela transmissão da doença.
Tuberculose pulmonar
A tuberculose pulmonar é uma infecção bacteriana contagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas que pode se espalhar para outros órgãos.
A tuberculose pulmonar causa sintomas como: tosse durante 3 semanas, inicialmente seca e depois com catarro, pus ou sangue; dor no peito, junto ao tórax e dificuldade em respirar e produção de escarro esverdeado ou amarelado.
Tuberculose óssea
As causas da tuberculose óssea estão relacionadas à instalação do bacilo de Koch no osso, que pode ter penetrado no organismo através da respiração, chegou à corrente sanguínea e instalou-se no osso.
A tuberculose óssea causa sintomas como dor e inflamação que evolui para dificuldade no movimento e perda de massa óssea localizada.
Tuberculose ganglionar
Tuberculose ganglionar é um tipo de tuberculose que acomete os gânglios linfáticos, também chamados de linfonodos, que são pequenos órgãos de defesa localizados em várias partes do corpo. A tuberculose ganglionar acomete com mais frequência os gânglios do pescoço, da região da clavícula, do tórax, das axilas e virilha.
Os sintomas da tuberculose ganglionar caracterizam-se por febre, emagrecimento e aumento progressivo dos gânglios linfáticos.
Tuberculose miliar
Tuberculose miliar pode infectar qualquer número de órgãos, frequentemente afetando os pulmões, as meninges, o fígado e o baço.
Dentre os sintomas são: febre baixa e persistente por mais de 15 dias; tosse persistente; aumento dos gânglios linfáticos do mediastino; aumento do fígado (40% dos casos) e do baço (15% dos casos); inflamação do pâncreas (5% dos casos); rigidez na nuca e Insuficiência adrenal.
Prevenção
- A vacina BCG previne a tuberculose no recém-nascido
- Evitar contacto próximo com pessoas infectadas;
- Os doentes devem tapar a boca ao tossir ou expirar para evitar a disseminação do bacilo.
- Os doentes devem ter os seus utensílios de uso pessoal (pratos, copos, colher, etc.)
- Isoniazida é usada na prevenção nos casos de imunodeficiência ou em casos laborais muito mais para profissionais de saúde.
Objectivos do tratamento da tuberculose
- Curar o doente com tuberculose
- Prevenir a morte
- Prevenir a transmissão de tuberculose a outros indivíduos
Antituberculosos
Como o nome diz, antituberculosos é um conjunto de antibióticos usados no tratamento da tuberculose.
Eles estão divididos em dois grupos
- Medicamentos de primeira linha de tratamento
- Medicamento de reserva para casos especiais
Primeira fase intensiva é de 2 a 3 meses, ela inicia-se com 3 a4 DFS, que é feito com Rifampicina, Isoniazida, Pirazinamida e Etambol que é uma associação de um único comprimido.
...