RELATORIO ESTÁGIO EM DROGARIA
Por: Luciana Vaz • 4/4/2017 • Relatório de pesquisa • 1.160 Palavras (5 Páginas) • 14.166 Visualizações
FACULDADE BEZERRA DE ARAÚJO
RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM DROGARIA
LUCIANA VAZ – MAT: 4324-3
IDENTIFICAÇÃO DO CONTEXTO
Nome da instituição: A NOSSA DROGARIA DE CAXIAS LTDA.
Natureza da instituição: Rede de Drogarias de iniciativa privada
Local da instituição: Rua Felipe Cardoso n: 105 – Santa Cruz – RJ
Supervisor: Miquéias Pereira Freitas (Gerente Farmacêutico)
Ano de realização do Estágio: 2016
Carga horária: 200 horas
Natureza do estágio: Participativo/prático/observatório
OBJETIVO:
Este relatório tem como objetivo descrever as atividades prestadas durante o estágio curricular na A Nossa Drogaria.
As atividades aqui relatadas visam o conhecimento das áreas de atuação do farmacêutico em âmbito de farmácia comercial, proporcionando uma visão geral do campo de trabalho, relações humanas envolvidas e ética profissional.
AMBIENTAÇÃO E POLÍTICA DA EMPRESA:
A NOSSA DROGARIA DE CAXIAS LTDA é uma empresa que visa um bom atendimento aos seus clientes, por isso os funcionários em geral são treinados para oferecerem o melhor atendimento possível para que os clientes fiquem satisfeitos. Chama-se Atendimento AIDU (Atendimento incrivelmente diferente do usual).
Esse método é muito bem visto por todos os clientes, uma vez que a empresa está sempre recebendo elogios por seu bom atendimento, afinal, na maioria das vezes em primeiro lugar, o cliente compra no lugar em que é bem atendido e em segundo onde encontra o melhor preço.
Fui muito bem recebida pelos meus colegas na empresa e todos se prontificaram a me ajudar em qualquer dificuldade e dúvida que aparecesse, que no inicio eram inúmeras.
Fiquei muito feliz por fazer parte de uma equipe tão hospitaleira onde fui muito bem tratada.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
Dispensação de medicamentos no balcão – Esse é o momento de contato direto com os clientes, onde juntamente com a dispensação, eu oferecia uma informação relacionada ao medicamento que estava sendo dispensado, como a melhor maneira de estocar, como deve ser tomado, os horários corretos e também respondia a dúvidas dos clientes, sempre de forma supervisionada pelo meu gerente para evitar informações equivocadas.
Para medicamentos de controle especial com retenção de receita era necessário que eu pedisse o documento do cliente e então eu preenchia os dados pessoais na receita juntamente com as informações do medicamento, como lote e validade, para posteriormente dar baixa na receita no portal SNGPC.
Atendimento de Farmácia Popular – Programa do governo que visa disponibilizar medicamentos para hipertensão arterial, hipercolesteremia, diabetes, asma, anticoncepcionais, e outros de forma gratuita ou à precos populares, onde é necessário que o próprio paciente esteja presente portando sua prescrição médica e documentos originais com foto.
Para esse tipo de atendimento, eu pedia aos clientes que pegassem uma senha e aguardassem serem chamados em um display que pisca e emite som. Geralmente era um público mais idoso e precisam de paciência e atenção na hora de explicar as questões.
Eu verificava se a pessoa estava portando documento original com foto, e se a receita encontrava-se dentro dos requisitos necessários (validade de 180 dias, medicamentos prescritos inclusos no programa, receita legível e sem rasuras, carimbo e assinatura do médico prescritor), caso tudo estivesse correto, prosseguia o atendimento utilizando o Programa Vidalink, dispensando os medicamentos corretos para o cliente juntamente com a xerox do documento e da receita, e o código de liberação gerado pelo programa, para que fossem entregues no caixa da loja.
Serviços farmacêuticos – Eram realizadas Aferição de pressão arterial, glicemia capilar e temperatura corpórea em uma sala reservada para garantir a privacidade do cliente, onde eu tirava dúvidas e oferecia informações e a assistência farmacêutica necessária aos clientes. Além disso, era necessário que eu mantivesse a sala de serviços sempre organizada e atenta à repor os itens que fossem acabando, bem como a montagem e o despacho das caixas Descarpak, onde são depositadas as agulhas utilizadas.
SNGPC – As drogarias precisam prestar contas à ANVISA sobre todos os medicamentos de controle especial que entram em saem da drogaria, seja por compra, venda, transferência, vencimento de validade, perdas por destruição e outros. Por isso é necessária a utilização de um programa chamado SNGPC onde são lançadas as receitas de medicamentos vendidos, as notas de medicamentos comprados ou transferidos e outros.
Controle de temperatura de ambiente e geladeira – É de extrema importância o controle da temperatura do ambiente e da geladeira de medicamentos termolábeis para assegurar a qualidade dos mesmos, mantendo a temperatura do ambiente estável entre 15ºC à 30ºC e da geladeira entre 2ºC à 8ºC, por isso, todos os dias de manhã ao chegar na loja e à tarde, após o meu almoço, eu conferia as temperaturas dos ambientes e da geladeira de termolábeis, anotando em uma planilha de controle.
...