RELATÓRIO MANIPULAÇÃO DE QUIMIOTERÁPICOS
Por: Wemerson Sousa Lima • 1/5/2022 • Trabalho acadêmico • 604 Palavras (3 Páginas) • 263 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINORTE
CURSO DE GRADUAÇÃO BACHARELADO EM FARMÁCIA
FRANCISCO SAMUEL DE SOUZA LIMA
RANGEL DE OLIVEIRA LIMA
RONALDO COSTA BATISTA
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO
FARMÁCIA HOSPITALAR
MANIPULAÇÃO DE QUIMIOTERÁPICOS
RIO BRANCO - AC
2021
FRANCISCO SAMUEL DE SOUZA LIMA
RANGEL DE OLIVEIRA LIMA
RONALDO COSTA BATISTA
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO
FARMÁCIA HOSPITALAR
MANIPULAÇÃO DE QUIMIOTERÁPICOS
Relatório apresentado para conclusão do Estágio Farmácia Hospitalar do curso de graduação em Farmácia.
Coordenação do Estágio: Carla Naomi Nonomura Nogueira da Silva
RIO BRANCO – AC
2021
DESCRIÇÃO DO ESTÁGIO:
- Nome do Estágio: FARMÁCIA HOSPITALAR MANIPULAÇÃO DE QUIMIOTERÁPICOS
- Preceptor do estágio: Vanessa
- Local de realização do estágio: UNACON
- Período: 22/11/2021 a 12/12/2021
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
Nesse modulo, a farmacêutica Vanessa, farmacêutica do UNACON, juntamente com a farmacêutica Liliane, nos ensinaram a rotina do laboratório/farmácia de manipulação dos quimioterápicos.
- Ficha de paciente: todos os dias, os profissionais de enfermagem direciona para o laboratório/farmácia a o receituário dos pacientes que irão iniciar o tratamento com os quimioterápicos. A partir desses receituários, e feito as fichas com todos os pacientes que iram fazer o tratamento dos dias da semana, contendo na ficha informações como: nome do paciente completo; medicação e dosagem passada pelo médico; horários em que o paciente iniciara a administração do medicamento; tipo de diluente em que o medicamento será preparado; tipo de equipo que o paciente utilizara na administração do medicamento.
- Preparação das etiquetas e separação de diluente: Apos a ficha de paciente estar pronta, iniciasse o processo de separação de etiquetas manuais, ou seja, cada etiqueta de paciente e feita manualmente com o nome e miligrama do medicamento, nome do paciente, e o tipo de administração. Com as etiquetas já feita, são separados os tipos de diluentes dos medicamentos, que são divididos em soro e glicose, se atentando sempre pra quantidade o diluente a ser utilizado, separando o diluente de acordo com o equipo correto para a administração correta. Com o auxilio de uma fita isolante, fixamos a etiqueta no diluente já com o equipo, reservamos junto com o medicamento a ser preparado e esperamos o horário de cada medicamento a ser preparado.
- Paramentação: Para manipular os quimioterápicos, e necessário uma roupa especifica, pois a exposição ao medicamento e nociva pra saúde de quem esta manipulando em longo prazo. E necessário o uso de macacão impermeável com mangas longas e punho, luvas de látex estéreis, mascara N95, e propés. Somente com esses equipamentos e possível a entrada do profissional na sala de manipulação de quimioterápicos. Para o manuseio desse tipo de medicamento, somente e feito na capela de exaustão, para a segurança do profissional que manipula e pra não haver contaminação das partículas desse medicamento toxico em todo o laboratório de manipulação.
- Despache dos medicamentos manipulados: Ao terminar o preparo do medicamento, os medicamentos são levados para outra sala através de uma janela, onde os profissionais farmacêuticos irão fazer a conferencia desse medicamento com a ficha dos pacientes, marcando então na ficha que esse medicamento foi despachado, e o profissional de enfermagem levara esse medicamento para ser administrado no paciente.
- Divisão do Laboratório/farmácia: Existe três divisões no local da manipulação de quimioterápicos, que são: sala de controle (onde ocorre a parti burocrática do processo de manipulação e o armazenamento dos medicamentos); sala de manipulação (onde os medicamentos são preparados); sala de conferencia (onde são deixados os medicamentos já preparados para a administração).
CONSIDERAÇÕES FINAIS/CONCLUSÕES:
Baseando se em nossa experiente, não temos nenhuma crítica negativa sobre o este modulo. As farmacêuticas do UNACON foram muito acolhedoras e nos receberam muito bem na unidade. A área de oncologia voltada na manipulação de quimioterápicos e ótima, uma área muito agradável pra trabalhar.
...