Relatório Estágio Farmácia Hospitalar
Por: Milenakk • 19/5/2019 • Relatório de pesquisa • 1.589 Palavras (7 Páginas) • 4.590 Visualizações
[pic 1]
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO
UNIME- FACSUL
ALUNO: Milena Santos Moreno
Curso: Farmácia
Matricula: 8438171408
Itabuna-BA
2018
Milena Santos Moreno
[pic 2]
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO
HOSPITAL DE BASE LUÍS EDUARDO MAGALHÃES
Relatório de Estágio Curricular apresentado à Faculdade UNIME-FACSUL como requisito parcial para obtenção de nota do curso de Farmácia.
Coordenador de Curso: Ana Carolina
Itabuna-BA
2018
Relatório de Estágio Curricular Obrigatório em Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães - HBLEM
Dados do Estagiário
Nome: Milena Santos Moreno
Registro Acadêmico: 8438171408
Curso e Período: Farmácia - 8º semestre
Dados do Local de Estágio
Empresa: Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães - HBLEM
Supervisor: Glesley Vito ; Íris Terezinha
Período de Estágio
Início: 04/12/2018 Término: 18/12/2018
Jornadas de trabalho: __12_____ horas semanais.
Total de horas: ___60____ horas em ___10 dias_________________
Itabuna-BA
2018
SUMÁRIO
SUMÁRIO 12
1 INTRODUÇÃO 7
2 AMBIENTE DE ESTÁGIO (Instituição) 7
3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 7
3.1 Discussões 8
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
REFERÊNCIAS 9
APÊNDICES 10
INTRODUÇÃO
O estágio supervisionado em Farmácia Hospitalar teve como objetivo a construção do conhecimento profissional com intuito de instruir e capacitar o acadêmico do curso de farmácia, tanto com a teoria quanto com a prática, a desenvolver suas atividades enfatizando a importância de exercer a profissão baseada no respeito a vida visando sempre a melhoria da qualidade de vida do paciente.
A farmácia hospitalar é um órgão de abrangência assistencial, técnico-científica e administrativa no qual esse profissional atua de uma forma eficaz para melhor uso do medicamento, onde é responsável por desenvolver atividades ligadas a armazenamento, controle, dispensação e distribuição de medicamentos e correlatos às unidades hospitalares.
É igualmente responsável pela orientação de pacientes internos e ambulatoriais, visando sempre à eficácia da terapêutica, além da redução dos custos, voltando-se também para o ensino e pesquisa, propiciando assim um vasto campo de aprimoramento profissional.
Um serviço de farmácia em um hospital é o apoio clínico integrado, funcional e hierarquicamente, em um grupo de serviços que dependem diretamente da Direção Central e estão em constante e estreita relação com sua administração.
A principal razão de ser da Farmácia é servir ao paciente, objetivando dispensar medicações seguras e oportunas. Sua missão compreende tudo o que se refere ao medicamento, desde sua seleção até sua dispensação, velando a todo o momento por sua adequada utilização no plano assistencial, econômico, investigativo e docente. O farmacêutico tem, portanto, uma importante função clínica, administrativa e de consulta.
.
AMBIENTE
O estágio da farmácia hospitalar que compreendeu do dia 04 de dezembro de 2018 a 18 de dezembro de 2018. E foi realizado no HBLEM- Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães localizado na Avenida Fernando Gomes, S/N, bairro Nossa Senhora das Graças.
O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães é uma Instituição Municipal mantida pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI) e atende mais de 137 (cento e trinta e sete) outros Municípios pactuados, sendo que 100% do seu atendimento é pelo SUS. E tem como lema de missão a humanização, e a promoção e recuperação da saúde.
O HBLEM é dividido em: pronto socorro, urgência vermelha, ambulatório, enfermarias, centro de terapia intensiva, centro cirúrgico, laboratório de análises clinicas, comissão de controle de infecção radiologia e farmácia, setor administrativo, setor de esterilização de materiais e lavanderia.
A Farmácia central possui 6 funcionários contando com o Farmacêutico Glesley Vito, compreendendo a farmácia satélite estes funcionários tem a função de fazer o inventário com o farmacêutico, separar os medicamentos através das prescrições, estocar e armazenar devidamente.
...