Relatório Microbiologia
Por: olypf • 28/11/2016 • Relatório de pesquisa • 1.259 Palavras (6 Páginas) • 764 Visualizações
[pic 1]
Centro Universitário Estácio de Sá de Santa Catarina
Curso de Farmácia – Turma: 3001 (Farm. Not. B)
Professora: Ana Paula Dores Ramos
Aline Fernanda Magalhães de Oliveira
Juliane Steinbach da Silva
Microbiologia Básica
Relatório de Aulas Práticas
Microbiota Normal
São José
2016
1. Introdução
A Microbiota normal é composta das bactérias presentes no nosso corpo de forma benigna, porém, caso ocorra de migrar para outra parte do corpo pode acarretar problemas a saúde do indivíduo. Ela se desenvolve durante toda a vida humana, gerando comunidades bacterianas estáveis.
Em todo o corpo há gêneros bacterianos específicos para cada área em cada momento da vida, dependendo de seu ph, água, oxigenação, temperatura, nutrientes e outros fatores do sistema imunológico. Elas são importantes no momento da doença e defesa do corpo.
A técnica de coloração de Gram divide as células em dois grupos por meio de cores, as gram positivas são aquelas que têm uma camada espessa de peptidoglicano e não tem a membrana externa, por isso ao fim do processo apresenta a cor roxa, já as gram negativas têm a camada de peptidoglicano fina e uma membrana externa que são destruídas no processo da coloração e no fim da técnica apresenta a cor vermelha.
Criada por Hans Christian Gram, a técnica consiste no uso de quatro soluções, primeiro é posto em cima da lâmina com as bactérias o cristal violeta por um minuto e depois enxaguado com água destilada, ele cora o peptidoglicano em roxo, o mesmo é feito com o lugol, que se liga ao cristal violeta formando um complexo maior roxo, o álcool-acetona é deixado por cinco segundos, ele destrói a membrana externa, retirando a cor das bactérias gram negativa e, por último é colocada a fucsina, por trinta a sessenta segundos que cora o citoplasma da célula em vermelho, diferenciando assim as bactérias gram positivas e as gram negativas.
2. Objetivo
Utilizar a técnica de gram para diferenciação de bactérias do tipo gram positivas e do tipo gram negativas. Colher, isolar, distinguir bactérias de amostras da microbiota normal em meios líquidos e sólidos, confeccionando uma lâmina.
3. Material e Métodos
3.1 Cultivos das Bactérias
3.11 Materiais Necessários:
Palitos de dente esterilizados
“Swabs” estéreis
Alça bacteriológica
Tubos com caldo BHI (Brain Heart Infusion)
Placas de Petri com Ágar Eosina Azul de Metileno (EMB), e Ágar PCA
Bico de Bunsen
Estufa bacteriológica A 37° C.
3.12 Métodos:
1. Identificar todo o material a ser utilizado.
2. Assepticamente abrir o tubo onde se encontram os palitos estéreis, servir-se de um palito.
3. Coletar o material passando o palito abaixo das unhas (com cuidado para não lastimar o tecido). Introduzir o palito no tubo com caldo nutriente (BHI). Incubar por 18-24hs em estufa a 37°C.
4. Assepticamente abrir o “swab”.
5. Umedecer o “swab” na água destilada estéril. Coletar material da nasofaringe e inocular no caldo BHI. Incubar por 18-24hs em estufa a 37°C.
6. Assepticamente abrir o “swab”.
7. Coletar material da orofaringe e semear por estrias descontínuas, (com a alça bacteriológica), no Ágar PCA. Incubar por 18-24hs em estufa a 37°C.
Após o período de incubação:
1. Identificar todo o material que vai ser utilizado.
2. Com a cultura mista da região sub-ungueal, proceder à semeadura por estrias descontínuas em uma placa com Ágar EMB. Identificar e incubar.
3. Com a cultura mista proveniente da amostra da nasofaringe, carregar uma alçada e inocular por estrias descontínuas em placas com Ágar PCA.
4. Da placa com colônias provenientes da amostra de orofaringe, eleger uma delas, caracterizá-la macroscopicamente e realizar esfregaço e coloração de Gram e observá-las ao microscópio.
3.2 Esfregaço
3.21 Materiais Necessários
Placa de Petri com bactérias cultivadas
Alça bacteriológica
Lâmina estéril
Tubo com água destilada estéril
Bico de Bunsen
- Métodos:
1. Etiquete a lâmina para saber o lado do esfregaço.
2. Com a alça bacteriológica flambada e resfriada, coloque uma pequena gota de água destilada no meio da lâmina, sempre por perto da chama.
3. Escolha uma colônia e pegue bactérias com a alça bacteriológica, de leve, de pequenas batidinhas com a alça na gota de água destilada, sem tirar a alça da lâmina, faça círculos de dentro para fora para espalhar as bactérias da colônia escolhida, obtendo um esfregaço de forma oval, uniforme e fino.
4. Balance a lâmina perto do bico de Bunsen para secar.
5. Passe a lâmina três vezes (três idas e três voltas) pelo fogo para fixar o material na lâmina.
3.3 Colorações de Gram
3.31 Materiais Necessários:
...