Relatório Prática: Preparo de xarope de sulfato ferroso
Por: tha_duda • 15/3/2020 • Trabalho acadêmico • 1.245 Palavras (5 Páginas) • 1.018 Visualizações
[pic 1]
Centro Universitário UNA
Curso de Farmácia 2020/1
Beatriz Emanuele Marques Benevides
Esthefane Gonçalves
Esther de Carvalho
Giovana Mendonça
Hélio Meireles
Mayara Linhares
Rodrigo Reis
Taynara de Souza Oliveira
Thaila Souza
Thaís de Oliveira
Thalyta Aparecida Almeida
Relatório prática 2: Preparo de xarope de sulfato ferroso
Farmacotécnica
Itabira
2019
Beatriz Emanuele Marques Benevides
Esthefane Gonçalves
Esther de Carvalho
Giovana Mendonça
Hélio Meireles
Mayara Linhares
Rodrigo Reis
Taynara de Souza Oliveira
Thaila Souza
Thaís de Oliveira
Thalyta Aparecida Almeida
Relatório prática 2: Preparo de xarope de sulfato ferroso
Farmacotécnica
Prática realizada no laboratório do Centro Universitário UNA Itabira, como requisito parcial para aprovação na disciplina de farmacotécnica.
Orientador (a): Prof. Marcelo Barbosa Motta
Itabira
2019
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO _________________________________________________ 03
2. OBJETIVOS ___________________________________________________ 04
3. MATERIAIS___________________________________________________ 05
4. EQUIPAMENTOS______________________________________________ 06
5. DENSENVOLVIMENTO _________________________________________ 07
6. RESULTADOS _________________________________________________ 09
7. CONCLUSÃO __________________________________________________ 10
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS _______________________________ 11
1. INTRODUÇÃO
O sulfato ferroso heptaidratado (FeSO4.7H2O) é um pó cristalino verde claro ou cristais verde azulados, florescentes ao ar seco que se oxida rapidamente em contato com ar úmido, formando sulfato férrico básico amarelo amarronzado. Composto facilmente solúvel em água e praticamente insolúvel em álcool etílico, pertencente à classe terapêutica dos Antianêmicos (FNFB, 6ª edição).
Sabe-se que a anemia por carência de ferro prejudica o crescimento, facilita a instalação de processos infecciosos, diminui o rendimento do aprendizado e reduz a produtividade no trabalho, em suma, contribui de maneira importante, para a queda da capacidade geral de desempenho do indivíduo.
Xarope é a forma farmacêutica aquosa caracterizada pela alta viscosidade, que apresenta não menos que 45% (p/p) de sacarose ou outro açucares na sua composição. Os xaropes geralmente contêm agentes flavorizantes. Quando não se destina ao consumo imediato deve ser adicionado de conservantes antimicrobianos autorizados (FNFB, 2ª edição).
O xarope simples serve como veículo para produtos líquidos contendo fármacos hidrossolúveis. Possibilita a correção de sabores desagradáveis de formulações. É uma forma farmacêutica preparada à base de açúcar e água, em que o açúcar está próximo à saturação, formando uma solução hipertônica. (FNFB, 2ª edição). Para a manipulação do xarope de Sulfato Ferroso é necessário além do xarope simples e do sulfato ferroso heptaidratado - princípio ativo - ácido cítrico, aromatizante e água purificada.
2. OBJETIVOS
Tem-se como objetivo desta atividade experimental o preparo de 100 mililitros de xarope simples a base de sacarose, e, posteriormente, a incorporação do princípio ativo (sulfato ferroso) ao xarope simples, aplicando conhecimentos e teorias abordadas em sala de aula sobre os veículos farmacêuticos necessários, prevendo uma maior interação dos alunos com as práticas farmacêuticas.
3. MATERIAIS
Primeira Parte - Preparo do xarope simples
Materiais:
- Bastão de vidro
- Béquer de 500 mL (*100 mL)
- Filtro e papel de filtro
- Termômetro
Segunda Parte – Sulfaro Ferroso – Xarope
Materiais:
- Béquer de 100 mL
- Bastão de vidro
- Cálice graduado
- Filtro e papel de filtro
Acondicionamento:
Vidro âmbar
4. EQUIPAMENTOS
1 Balança analítica
1 Chapa Aquecedora
5. DESENVOLVIMENTO
A princípio, foi dada a formulação necessária para o preparo do xarope simples: 425 g de sacarose e 500 ml de água destilada para se obter 500ml da solução. Contudo, para realizar o preparo de 100 ml de xarope, foi necessário efetuar um cálculo proporcional para determinar a quantidade correta de sacarose:
[pic 2]
Após chegar ao resultado, foram pesados os 85g de sacarose em um Becker de 400ml na balança analítica e em outro Becker de 100 ml foi medido 50 ml de água destilada; que foi então acrescentada à vidraria de sacarose e levados à chapa aquecedora para dissolver e homogeneizar a solução, com agitação constante a temperatura inferior a 80°C.
[pic 3]
Pesagem de 85 g de sacarose
Após ser dissolvida, a solução deveria ser filtrada, mas, devido à escassez de tempo e à orientação do professor, essa etapa não foi realizada, já que esse processo tem como função apenas a retenção de partículas maiores, deixar a solução mais fluída e límpida e não iria comprometer de forma negativa o resultado final da prática – cujo intuito era entendimento e aprendizado –, apesar de que o tamanho das partículas do fármaco interfere na sua absorção pelo organismo.
...