Resumo de Embriologia Cardiovascular
Por: Yasmin Fernandes • 24/6/2016 • Resenha • 953 Palavras (4 Páginas) • 1.052 Visualizações
O coração funciona como duas bombas distintas. Onde o lado direito envia sangue pobre em oxigênio para os pulmões, e o lado esquerdo envia sangue rico em oxigênio para os tecidos periféricos. Cada “bomba” se divide em duas câmaras: átrios (escorva para os ventrículos) e ventrículos (força que impulsiona o sangue através de uma contração).
EMBRIOLOGIA
2ª e 3ª semana do desenvolvimento
Na segunda semana do desenvolvimento o blastocisto chega no endométrio e se implanta. Com o passar do tempo ele tende a se especializar e os primeiros vasos (extraembrionários) são formados. Na terceira semana há a formação do disco trilaminar (gastrulação – camadas germinativas – ectoderma, mesoderma e endoderma. Os vasos intraembrionários são formados.
Processos para a formação dos vasos sanguíneos
- Vasculogênese – ocorre principalmente para formar os primeiros vasos do corpo do embrião a partir de células precursoras.
OBS: a vasculogênese pode ser observada na vesícula vitelínica( que se forma a partir da diferenciação da cavidade blastocística). As camadas teciduais que recobrem essa vesícula são essenciais para a formação dos primeiros vasos sanguíneos. [ ilhas de sangue – grupos de células sanguíneas e vascularizadas – como surgem?]
- Angiogênese – ocorre a partir de vasos pré-existentes.
OBS: Pode ocorrer através de um brotamento ou intussuscepção( as paredes do tubo se unem e são formados dois vasos)
Estruturas necessárias : células endoteliais, células murais( envolvem as endoteliais) e membranas basais(camadas de matriz extracelular).
Estabilização do vaso sanguíneo
As células endoteliais precisam receber o recobrimento das células murais. Se esse processo de estabilização não ocorrer, o vaso não se forma, regride.
Estrutura do vaso sanguíneo
Artéria – possui mais camada muscular( contração);
Veia – possui menos camada muscular
Capilares – mais finos( a partir do capilar que um vaso é formado, seja venoso ou arterial).
DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA CARDIOVASCULAR
Os vasos sanguíneos intraembrionários começam a se desenvolver no 18º dia a partir da mesoderma lateral( responsável pela formação do coração, todos os seus tipos celulares), formados por vasculogênese e angiogênese. O coração é o primeiro órgão a funcionar e começa a bater no 22º dia.
[tubos laterais - migração pela linha primitiva para as laterais do disco, e posteriormente para a região frontal – forma de meia lua]
A mesoderma lateral, sofre processo de cavitação ( espaços preenchidos por líquidos). Uma parte do mesoderma se adere ao endoderma( coração se desenvolve a partir de células cardíacas progenitoras que se diferenciam) e a outra ao ectoderma.
Algumas células cardíacas se diferenciam em estruturas tubulares conhecidas como endocárdio (internamente) e outras em epimiocárdio (externamente).
4ª semana do desenvolvimento ( 1º evento importante – dobramento)
Na 4ª semana do desenvolvimento o embrião sai do formato de disco para uma forma tridimensional( fechamento- dobramento). O dobramento do tubo cardíaco é possível graças a presença de espessas camadas de moléculas conhecidas como geléia cardíaca , rica em matriz extracelular e flectina. Importante para as futuras regiões das camaras
Ver imagem no slide:
Porção lateral (dobra-se para baixo) – importante para que os tubos laterais se unam. Formando uma estrutura única.
Céfalo-caudal (induzido pelo crescimento exacerbado das pregas neurais) – esse dobramento permite que o tubo(localizado na região frontal) seja empurrado para a região torácica( local definitivo do coração).
Dextrocardia – anomalia onde o coração se localiza na região mediana do corpo mas com o ápice voltado para o lado direito do corpo ( normalmente o coração tem o ápice voltado para o lado esquerdo)
Vasos sanguíneos transitórios – O embrião vai possuir vasos sanguíneos transitórios. Os principais vasos( 4ª e 5ª semana) são as: artérias dorsais(transmite oxigênio para o corpo), a veia cardinal( sangue da cabeça para o coração) e a veia umbilical( troca de nutrientes do feto com a placenta)
...