FISIOLOGIA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR HUMANO - RESUMO
Por: Mejc0601 • 21/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.127 Palavras (5 Páginas) • 714 Visualizações
FISIOLOGIA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR HUMANO - RESUMO
O sistema cardiovascular é dividido em sistema sanguíneo e sistema linfático.
SISTEMA SANGUÍNEO - A DUPLA CIRCULAÇÃO
O sistema circulatório humano podemos dizer que apresenta duas circulações: a pulmonar e a sistêmica, anteriormente denominada pequena e grande circulação, respectivamente.
CIRCULAÇÃO PULMONAR: também designada pequena circulação, é um dos circuitos que integram a circulação sanguínea dupla e estabelece-se entre o coração e os pulmões, neste circuito, o sangue venoso sai do coração para os pulmões, é oxigenado e regressa, como sangue arterial, ao coração. Ventrículo direito artéria pulmonar pulmões veias pulmonares átrio esquerdo.
CIRCULAÇÃO SISTÊMICA: A circulação sistémica, também denominada grande circulação ou circulação geral, é um dos circuitos que integram a circulação sanguínea dupla e estabelece-se entre o coração e todo o corpo, neste circuito, o sangue arterial sai do coração e dirige-se para todos os órgãos, regressando como sangue venoso ao coração,o circuito sistémico inicia-se no ventrículo esquerdo, cuja contração faz sair o sangue arterial do coração, pela artéria aorta, dirigindo-se para todo o corpo, ao nível dos tecidos, o sangue arterial transforma-se em sangue venoso e regressa ao coração, para a aurícula direita, através das veias cavas, terminando a circulação sistémica. Ventrículo esquerdo artéria aorta sistemas corporais veias cavas átrio direito.
O FUNCIONAMENTO DO CORAÇÃO
O sangue circula em nosso organismo graças as contrações rítmicas do coração.Ele se enche de sangue e em seguida o bombeia em movimentos conhecidos como sístole e diástole.
A contração ventricular é conhecida como sístole e nela ocorre o esvaziamento dos ventrículos. O relaxamento ventricular é conhecido como diástole e é nessa fase que os ventrículos recebem sangue dos átrios. O ciclo cardíaco é iniciado pela geração espontânea de potencial de ação no nodo sinoatrial, pelas células marca passo. O impulso elétrico difunde-se pelo miocárdio atrial e, posteriormente, passa para os ventrículos através do feixe atrioventricular, que apresenta velocidade de condução mais baixa, gerando um atraso na transmissão, garantindo que os átrios contraiam-se antes dos ventrículos, favorecendo a função do coração como bomba.
FREQUÊNCIA CARDÍACA
A frequência cardíaca é o número de pulsação do coração pela unidade de tempo. A frequência cardíaca é expressada Geralmente como batidas pela acta (btm).Os batimentos cardíacos a fornecer oxigenaram o sangue limpo do ventrículo esquerdo aos vasos sanguíneos do corpo através da aorta.
O MOVIMENTO DO SANGUE
Pressão arterial
Ela é o resultado da contração do coração a cada batimento e da contração dos vasos quando o sangue por eles passa. O resultado do batimento do coração é a propulsão de uma certa quantidade de sangue (volume) através da artéria aorta. Quando este volume de sangue passa através das artérias, elas se contraem como que se estivessem espremendo o sangue para que ele vá para a frente. Esta pressão é necessária para que o sangue consiga chegar aos locais mais distantes, como a ponta dos pés Pressão sistólica ocorre quando há a contração do músculo cardíaco, levando o sangue(hemoglobina) para ser oxigenado nos pulmões, e a pressão diastólica ocorre quando há o relaxamento do músculo cardíaco, ou seja, o sangue(as hemoglobinas) já foram oxigenadas nos pulmões, e voltam como sangue arterial, para poder supri as células de oxigênio, novamente, e assim por diante. É considerada pela OMS, como pressão normal a que varia entre 140mmg e 870mmg de mercúrio., mas esta média varia de um organismo para outro, pois depende muito do tipo de vida que cada indivíduo leva e assim por diante
Importância dos músculos esqueléticos
Os músculos esqueléticos ao se contraírem, eles comprimem as veias e provocam o deslocamento do sangue em seu interior e no interior das veias há válvulas que impedem o refluxo de sangue, assim se desloca unicamente no sentido do coração.
ALTERAÇÕES CARDIOVASCULARES
ARTERIOSCLEROSE E ATEROSCLEROSE
Arteriosclerose é um termo genérico para o espessamento e perda da elasticidade das paredes arteriais, a aterosclerose é caracterizada por lesões nos ateromas ou placas ateromatosas ou fibrogorduras, que invadem e obstruem o lúmen vascular e enfraquecem a média subjacente.
...