Separaço misturas
Por: rbarbosas • 30/8/2015 • Relatório de pesquisa • 1.558 Palavras (7 Páginas) • 397 Visualizações
Objetivo:
Conhecer variados métodos de separação de misturas e definir qual destes é mais adequado aos diferente tipos de misturas, sejam elas liquidas + liquidas, solido + solido ou Liquido + solido.
Materiais e reagentes:
- Suporte Universal
- Base
- Becker
- Vidro de relógio
- Filtro de papel
- Proveta de 50ml
- Espátula
- Piceta
- Água destilada
- Funil de vidro
- Funil de Buchner
- Funil de decantação (ou funil de separação, ou funil de cromo)
- Tubo de ensaio
- Kitassato
- Bomba de vácuo
- Areia
- Bastão de vidro
- Centrifuga
- Mistura de água e terra
- Garra de argola
- Balança analítica
- Pipeta volumétrica
- Pró pipeta
- N-Hexano
- Cápsula de porcelana
- -Triangulo de porcelana
- -Tripé de Ferro
- -Pipeta Graduada
- -Bastão de vidro
- -Pinça tesoura (ou pinça de Ruffman)
- -Bico de Bunsen
- -Mistura (Areia +NaCl)
- Solução de sulfato de cobre (CuSO4)
- Solução de água e álcool
- Manta de aquecimento
- Balão de fundo chato
- Cabeça de destilação
- Coluna de vigreux
- Condensador reto
- Suportes, garras
- Termômetro
- erlenmeyer
Procedimentos:
Procedimento 1: (Filtração)
Para o inicio do experimento, foi medido em uma proveta um certo volume de água, o mesmo foi transferido para um Becker, onde foi adicionando, com o auxilio de uma espátula, uma certa massa de areia, sendo misturado com um bastão de vidro.
Preparou-se o filtro de papel em um funil de vidro, devidamente posto em um suporte de argola preso em um suporte universal, um Becker vazio foi colocado na base. A mistura de agua e areia foi despejada no filtro, proporcionando assim a filtração, separando o sólido do liquido.
Procedimento 2: (centrifugação)
Utilizando uma solução já preparada de água e terra em decantação, o liquido sobrenadante ainda com partículas do sólido, foi adicionado a um tubo de ensaio, a amostra foi posta em uma centrifuga, e centrifugada por cerca de 5 minutos na potência máxima.
Procedimento 3 (decantaçãoLiq. + Liq.)
Foi medido um certo volume de N-Hexano, e adicionado a um funil de decantação, feito isso adicionou-se o mesmo volume de agua, promoveu-se uma leve agitação para misturar os dois líquidos. O funil foi posto em um suporte de argola preso a um suporte universal, com um Becker vazio na base, abriu-se a torneira do funil deixando assim o liquido decantar.
Procedimentos 4 (Dissolução fracionada)
Pesou-se no Becker certa massa de uma mistura contendo areia e NaCl.Adicionou-se 50mlde água destilada a mistura do Becker e agitou-se com um bastão de vidro.Usando um suporte universal e um anel de ferro foi unido o funil de vidro com o papel de filtro ,e foi despejado no funil ,a areia não sendo solúvel foi retida no filtro enquanto a água com sal diluído resultante da filtração foi depositada no becker. Comuma pipeta retirou-se uma amostra de 5ml da solução e transferiu para cápsula de porcelana, utilizando um tripé, triangulo de porcelana a mesma foi aquecida com o auxilio do bico de Bunsen até a total evaporação do filtrado contido na cápsula de porcelana, com a evaporação da água permaneceu no fundo da Cápsula apenas os sólidos do cloreto de sódio,em seguida desligou-se, Resfriou a cápsula até temperatura ambiente e calculou-se a massa de NaCl recuperado da mistura terminando assim o experimento.
Procedimento 5 (Destilação simples)
Uma solução de Sulfato de cobre (CuSO4) foi posta em um balão de fundo chato, o mesmo é posto em uma manda de aquecimento e adicionado ao sistema de destilação. Com o aquecimento da solução a água começou a se evaporar, o vapor de água foi transferido para o condensador, onde com a diferença de temperatura causada pela água fria corrente foi condensada, se tornando liquida novamente, e sendo depositado em um erlenmayer preso na saída do condensador.
Procedimento 6 (destilação fracionada)
Primeiramente foi montado o sistema para a destilação, semelhante ao processo anterior, com alteração da cabeça de destilação pela coluna de Vigreux. Colocando-se uma solução de água e alcool em um balão de fundo chato acoplado a coluna de vigreux e este acoplado ao condensador resfriado por agua corrente. Com o aquecimento feito pela manta de aquecimento a solução começou a se evaporar subindo pela coluna. Ao final do sistema álcool foi coletado em um erlenmayer ao fim do condensador.
Resultados e discussões:
Resultado1: (filtração)
Com o experimento pode-se observar que, ao transferir a mistura de 50ml de água e areia para o funil, todas as partículas sólidas de areia ficaram retidas no filtro de papel, escoando assim somente a agua para o Becker.
Resultado 2: (centrifugação)
Apesar de, as particular maiores de sólido na solução de água e terra estarem precipitadas no fundo do Becker, ainda encontravam-se partículas menores e dissolvidas no liquido sobrenadante, pois a agua encontrava-se visivelmente de coloração marrom. Após a amostra ter sido centrifugada por certa de 5 minutos na rotação máxima, pode-se observar que a água se encontrava praticamente transparente, e todo o sólido que se encontrava dissolvido na mesma, agora se encontrava precipitado ao fundo do tubo de ensaio.
Resultado 3 ( decantaçãoLiq + Liq.)
Após o experimento pode-se perceber que, a mistura de 50ml de água e 50ml de N-Hexano são imiscíveis, pois mesmo após a agitação não se misturaram. Mesmo apresentando a mesma coloração foi visível uma linha de separação entre os líquidos,com a abertura da torneira pode-se constatar que, o liquido que decantou primeiro, ou seja, que estava por baixo, foi a água devido a sua densidade de 1g/ml ser maior do que a do N-Hexano de 0,6548 g/ml. Com a decantação de toda a água fechou-se a torneira separando assim os dois líquidos.
...