UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA: HIPOVITAMINOSE D COMO ANTAGONISTA DO METABOLISMO ÓSSEO
Por: Lidja Ferreira • 21/11/2021 • Trabalho acadêmico • 1.448 Palavras (6 Páginas) • 164 Visualizações
UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA: HIPOVITAMINOSE D COMO ANTAGONISTA DO METABOLISMO ÓSSEO.
RESUMO: A vitamina D é uma grande aliada ao metabolismo ósseo em sua fortificação, é notório que a baixa na quantidade distribuída pelo corpo pode acarretar diversas doenças principalmente em pessoas idosas, ela é obtida em maior concentração na exposição ao sol e também em alguns alimentos. Sendo assim é de grande importância fazer a manutenção da Vitamina D no corpo humano para que sua ausência não venha causar danos à saúde. O presente trabalho teve como objetivo fazer uma revisão sistemática sobre as funções da Vitamina D bem como seus aspectos, funcionamento no corpo e suas patologias por deficiência da mesma. Usando como apoio metodológico a revisão bibliográfica de artigos e trabalhos acadêmicos com base no tema.
Palavras-chave: vitamina D, hipovitaminose, metabolismo ósseo, manutenção da vitamina.
PROBLEMA: Porque a hipovitaminose D pode ser considerada um fator de risco?
HIPÓTESE: A vitamina D é essencial em funções relacionadas ao metabolismo ósseo, porém a hipovitaminose também estar relacionada na fisiopatogênese de diversas patologias. Como retardo do crescimento, o raquitismo em crianças, a osteomalácia e hiperparatiroidismo secundário em adultos, que consequentemente, aumenta a reabsorção óssea, favorecendo a perda de massa óssea e o desenvolvimento de osteopenia e osteoporose.
OBJETIVO: Descrever as patologias e consequências da hipovitaminose D.
1. INTRODUÇÃO
Sabe-se que a falta de vitamina no organismo pode estar associada ao desencadeamento de diversas patologias, quando se trata especificamente da hipovitaminose D é possível observar fatores que estão ligados a doenças, principalmente ósseas. Há um tempo atrás, a deficiência da vitamina em questão era detectada na maioria das vezes em idosos e crianças, mas nos tempos atuais é notável que ela esteja atingindo indivíduos de qualquer faixa etária.
Porém existem grupos de pessoas que se encontram mais suscetíveis à deficiência ou insuficiência da vitamina D, como por exemplo, crianças, gestantes, idosos e aqueles que possuem foto tipos elevados, casos que precisam de uma atenção específica, para evitar o desenvolvimento de doenças.
Sendo assim foi vista a necessidade de intensificar os estudos da vitamina D com foco em sua deficiência no corpo humano, afim de observar quais fatores podem ocasionar doenças como a osteoporose, problemas cardíacos e autoimunes. Visto que a maior parte da população urbana tem carência da vitamina D. Diante disso o presente trabalho tem como objetivo descrever a importância da vitamina D no processo das consequências da hipovitaminose D.
2. DESENVOLVIMENTO
Metodologia
O presente trabalho é de base qualitativa sendo uma revisão bibliográfica de artigos e trabalhos científicos, usando como fonte de pesquisa a plataforma Google Acadêmico. Foram analisados os trabalhos publicados e indexados em periódicos nacionais que retornaram da busca das seguintes palavras chave: vitamina D, hipovitaminose e deficiência da vitamina D. Dos trabalhos encontrados foram selecionados os cinco mais relevantes a partir da leitura de seus resumos que estão descritos na tabela abaixo.
Ano Título do artigo Objetivo Conclusões
2013 Considerações atuais sobre a vitamina D Os objetivos deste artigo são discutir a fisiologia da vitamina D e revisar dados da literatura acerca das concentrações consideradas como adequadas, dos benefícios ósseos e em outros sistemas favorecidos por ela, os fatores que contribuem para sua deficiência e, principalmente, as orientações sobre a reposição adequada da vitamina D em grupos de risco, inclusos os idosos. A vitamina D é hormônio extremamente importante, tanto para o metabolismo ósseo, como para outras funções, que são cada vez mais estudadas. Sua deficiência é uma condição que vem aumentando de forma progressiva, resultado de uma série de condições da vida moderna.
2014 Recomendações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) para o diagnóstico e tratamento da hipovitaminose D Apresentar uma atualização sobre o diagnóstico e tratamento da hipovitaminose D baseada nas mais recentes evidências científicas. Foi apresentada uma atualização científica a respeito da hipovitaminose D que servirá de base para o diagnóstico e tratamento dessa condição no Brasil.
2015 Influência da vitamina D nas doenças endocrinometabólicas Este trabalho apresenta uma visão geral sobre as evidências científicas disponíveis para algumas das ações não-calcêmica da vitamina D nos seres humanos, através de pesquisa bibliográfica em bases de dados científicos. A deficiência de vitamina D e suas consequências constituem um problema de saúde pública mundial. Nos países subdesenvolvidos, a hipovitaminose D ainda não recebe a devida atenção enquanto problema de saúde.
2018 Avaliação da estatura em crianças nascidas com baixos níveis de vitamina D avaliar o crescimento de crianças nascidas com baixos níveis de vitamina D Enfatiza-se a importância das orientações em relação à exposição solar e suplementação de vitamina D, bem como a necessidade de se criar protocolos que resguardem as intervenções do profissional quanto à suplementação com VD.
2018 Vitamina D na geriatria: por que suplementar? Objetivou-se realizar uma revisão narrativa da literatura sobre o impacto da suplementação de vitamina D em idosos. Ficou evidenciada a falta de consenso na literatura quanto às dosagens de recomendação, já que os tratamentos em geral têm relação direta com o grau de deficiência e com a meta a ser atingida.
3. RESULTADOS E DISCUSSÕES
Segundo GALVÃO et al., (2013) A vitamina D tem diversas funções no organismo do ser humano, ela funciona como principal reguladora do metabolismo ósseo. A hipovitaminose tem sem mostrado um problema grave, considerado epidêmico por atingir uma grande
...