A Fisioterapia Uroginecologia
Por: Impressão Revisão • 2/6/2017 • Trabalho acadêmico • 542 Palavras (3 Páginas) • 420 Visualizações
Faculdade Regional da Bahia
Janeclea Menezes
Luciene Martins
Relatório
Plano de Negócios
Alagoinhas-BA
2017
Janeclea Menezes
Luciene Martins
Relatório
Plano de Negócios
Relatório apresentado para a disciplina Gestão em Saúde, no curso de Fisioterapia, da Faculdade Regional de Bahia.
Profª. Midiã
Alagoinhas-BA
2017
O palestrante Ludmilo Figueiredo durante sua explanação, apresentou a importância do Plano de negócio, demonstrando de forma simples e descritiva a metodologia para a criação do mesmo.
Um plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. É uma ferramenta que relaciona todos os detalhes relevantes para a implantação do negócio, assim será possível avaliar a viabilidade de um empreendimento.
Para a formulação de um plano de negócio, não podem faltar os tópicos básicos, que são:
- Resumo executivo: Resumo do Plano como um todo, de forma a dar ao leitor uma visão geral e atraente do que está explicado nos itens seguintes, demonstrando exatamente o que se deseja do leitor com o plano de negócios.
- Visão e missão: mostra como o empreendedor imagina o seu futuro da empresa e a participação do negócio na concretização dessa ideia. A Visão é o que o empreendedor imagina como sendo o futuro. A Missão por sua vez é a participação que seu negócio tem na concretização do futuro imaginado em sua Visão. É muito importante que não sejam apenas palavras. O empreendedor deve estar realmente sintonizado com essas idéias. E elas têm de ser viáveis.
- Descrição geral: apresenta as competências de sócios e diretores, bem como quais produtos ou serviços que serão comercializados. Você deve ter uma afinidade pelo ramo de negócio, conhecer todo o processo de fabricação do produto, conhecer as características e benefícios de seu produto ou serviços que serão ofertados ao mercado-alvo. O ciclo de vida do produto passa por quatro estágios clássicos: introdução, crescimento, maturidade e declínio.
- Análise estratégica: descreve como a empresa atuará no mercado. É baseado na pesquisa de mercado e deve ter objetivos e metas estabelecidos. É necessário avaliar os indicadores do IBGE, com relação às taxas crescimento do setor e da região geográfica que se pretende atuar. É preciso ficar atento aos movimentos do campo econômico. Os aspectos demográficos devem fazer parte da análise de mercado, como a distribuição da população por região, por sexo, faixa etária, faixa de renda. Segmentar o mercado é uma boa estratégia, pois você tem a melhor compreensão do mercado, pode defender-se mais facilmente da concorrência, detectar oportunidades de negócios mais rapidamente, e ainda refletir de modo mais adequado sobre as necessidades do consumidor.
...