A História Efeito Matilda
Por: RejaneCarvalho • 12/9/2023 • Trabalho acadêmico • 439 Palavras (2 Páginas) • 119 Visualizações
História Efeito Matilda – o fenômento que torna as mulheres invisíveis na ciência
O conceito sexista predominante de que ´´ciência é coisa de homem´´ tornou o campo científico majoritariamente masculino, definindo essa carreira como imprópria para as mulheres até o século XX. No entanto, apesar da inclusão feminina nessa área é possível notar um preconceito real para reconhecer as contribuições das mulheres para pesquisas, vinculando seus trabalhos aos colegas homens.
A partir do conhecimento a respeito dessa desigualdade a pesquisadora em história da ciência Margaret Rossiter, da Universidade de Cornell, denominou essa característica como Efeito Matilda. Esse termo é uma homenagem à sufragista norte-americana Matilda Joslyn Gage ativista pelos direito das mulheres.
Obs: Matilda Gage publicou, em 1883, o ensaio Woman as Inventor na revista The North American protestando contra o imaginário dominante de que uma mulher não tem genialidade para invenções no qual ela elenca contribuições femininas à ciência e à tecnologia, mostrando como muitas delas foram atribuídas a homens ao longo da história.
Nesse sentido o Efeito Matilda refere-se as mulheres que muitas vezes são relegadas a posições secundárias ou acusadas de não combinarem com a ciência, tendo seus trabalhos considerados inferiores em virtude do seu gênero. Margaret aponta que na ciência, as descobertas e contribuições femininas são atribuídas a pesquisadores homens, enquanto a participação das pesquisadoras é diminuída ou negada.
Dois exemplos de mulheres que sofreram com o Efeito Matilda ao longo da história foram:
Trotula de Salerno
Lá no século 11, Trotula de Salerno, uma médica italiana, contribuinte para medicina feminina a partir dos estudos sobre a anatomia e a fisiologia das mulheres. Porém, após a sua morte o crédito de seus estudos foi atribuído a autores homens e houve, até mesmo, quem questionasse a sua existência.
Rosalind Franklin
Séculos depois, nada mudou. A biofísica Rosalind Franklin responsável por determinar o formato helicoidal do DNA por meio da difração de raio-x, é reconhecida apenas atualmente pelo seu trabalho. Na sua época, entretanto, seus colegas Francis Crick e James Dewey Watson levaram o crédito pela sua descoberta.
O Efeito Matilda na atualidade
Apesar da evolução nos últimos 150 anos com a entrada das mulheres nas universidades para estudar carreiras cientificas, o impacto pode ser notado na escassa presença feminina (sobretudo mulheres negras) em posições de decisão, nos governos ou em lugares de maior poder no campo das ciências, indicando que a movimentação rumo à equidade ainda é muito lenta. Por isso, é necessário chamarmos atenção para esse comportamento que ocorre há séculos, sendo função de cada um impedir o sexismo a fim de uma ciência que chame atenção para as ´´Matildas´´, ao invés de deixá-las para trás.
...