A Publagia Desportiva
Por: Thaylon Evelyn • 27/4/2017 • Trabalho acadêmico • 4.560 Palavras (19 Páginas) • 380 Visualizações
Pubalgia desportiva
- O que é Pubalgia?
R-Trata-se de um quadro que gera dor na virilha e na região central do osso púbis. Atletas têm mais afinidade com o problema, pois, frequentemente, são os mais acometidos pela Pubalgia que, em geral, acaba atrapalhando a rotina de treinos e competições. Existe uma articulação chamada sínfise púbica, imóvel e que fica na região central à frente da bacia, ligando o osso púbis direito e esquerdo. Qualquer alteração na relação de forças aplicadas em qualquer ponto da bacia ou desequilíbrios musculares implica em mudança de tensão aplicada sobre a sínfise púbica e o resultado desse fenômeno é uma inflamação inicial da articulação com a possível evolução a um processo degenerativo crônico.
- Quais Causas da Pubalgia? R- A frequência da Pubalgia é maior em atletas e, por isso, apresenta como principais causas: – Microtraumatismos repetitivos por esforços físicos excessivos; – Desequilíbrio das forças das inserções musculares adjacentes à sínfise púbica – principalmente os adutores da coxa; – Disfunção da região posterior da bacia, o que aumenta a tensão na sínfise púbica; – Podem também estar relacionadas com sequelas cirúrgicas urológicas e infecções.
4-Quais os Sintomas da Pubalgia? R– Dores persistentes na região púbica; – Limitação da amplitude de movimento do quadril; – Dor e ardor na região da virilha; – Espasmos de adutor; – Estalido na sínfise púbica.
No caso de atletas, a dor tende a se agravar durante esforços físicos intensos, o que pode dificultar ou impedir a prática de atividades esportivas.
4-Quais os tipos de pubalgia? R-A Pubalgia pode ser do tipo aguda (traumática) ou crônica.
Em todos os casos o repouso é sempre recomendado. O processo inflamatório está presente por, relativamente, pouco tempo, mas se não houver o devido tratamento, a lesão pode se transformar rapidamente em um processo mais crônico, implicando em alteração das estruturas músculo-esqueléticas próximas à sínfise púbica.
- Na fase inicial, o trabalho da Fisioterapia consiste em que?
R- controlar os sinais de inflamação. Passado esse período, os exercícios são aplicados para restaurar o funcionamento normal da articulação e o equilíbrio muscular da região. Os músculos abdominais são treinados a ficarem contraídos durante toda a prática de qualquer atividade física.
5-Quais os principais objetivos dos exercícios prescritos durante a reabilitação de uma lesão da sínfise púbica? – Fortalecimento do transverso do abdômen; – Alongamento dos adutores da coxa; – Fortalecimento dos extensores da anca.
A pubalgia resulta de um uso excessivo e repetitivo da sínfise púbica e pode implicar uma interrupção prolongada na actividade física. Esta entidade é também conhecida como osteíte púbica, uma vez que ocorre dor e inflamação das estruturas ao redor e sobre a sínfise púbica. O osso púbico é local onde se inserem diversos músculos, cujos tendões ficam inflamados devido ao stress repetitivo na região da sínfise púbica. Muitos atletas, desportistas, praticantes de futebol, corrida de longa distância entre outros, sentem uma dor incómoda na região próxima à sínfise púbica, causada por sobrecarga, excesso de uso, trauma directo ou algum golpe que produz inflamação e dor.
...