Análise do Controle Postural em Idosos Fisicamente Ativos e Idosos Sedentários
Por: Letícia Bicca • 4/11/2015 • Artigo • 682 Palavras (3 Páginas) • 793 Visualizações
Introdução
O envelhecimento é um conjunto de processos que ocorre no organismo vivo e que com o passar do tempo levam a uma perda de adaptabilidade, deficiência funcional, ele traz consigo mudanças na vida dos idosos, especialmente nos componentes do controle postural, traduzidas por alterações nos sistemas vestibular, visual, somatossensorial, musculoesquelético e SNC. Para um indivíduo manter sua postura tem um conjunto de processos, pelo qual o sistema nervoso central comanda, os músculos são necessários para regular a relação entre o centro de massa corporal e a base de sustentação.
Com o envelhecimento, esses sistemas são afetados e várias etapas do controle postural podem ser suprimidas, diminuindo a capacidade compensatória do sistema, levando a um aumento da instabilidade.
A prática de atividade física regular é um grande fator de prevenir quedas em pessoas idosas, pois ajuda no controle postura e na melhora do equilíbrio. Os idosos sedentários possuem menor mobilidade, menor equilíbrio e problemas posturais, assim se tornando mais propícios a quedas quando comparados a idosos que praticam atividade física regularmente.
Objetivo deste projeto é analisar o controle postural entre os idosos que praticam atividades físicas e os que não praticam, e observar a diferença entre os mesmos.
Métodos
O projeto será realizado com idosos com faixa etária entre 65 a 70 anos de idade, totalizando 20 indivíduos. Os idosos vão se submeter a algumas avaliações biomecânicas pertinentes ao controle postural. Os voluntários foram divididos em dois grupos: 10 idosos que praticam atividade física regulamente por 5 vezes na semana e 10 idosos considerados fisicamente inativos e/ou sedentários.
Serão realizados os seguintes testes:
Alcance Funcional:
Indivíduo que permaneça em pé com os pés afastados na largura dos ombros, com os ombros flexionados de forma a manter os braços a 90 graus do corpo.
• Sem movimentar os pés, pede-se ao indivíduo que alcance o mais longe possível à frente sem perder o equilíbrio.
• A distância alcançada pelo sujeito é comparada com valores pré- estabelecidos
. • Idosos normais devem alcançar 15 cm no mínimo.
•Teste confiável e preventivo para quedas em idosos.
Apoio unipodal:
• O indivíduo equilibra-se em apenas um dos pés com olhos abertos e depois com olhos fechados (esteja perto do sujeito para evitar qualquer risco de queda) por no máximo 30 s.
• O tempo que ele ou ela consegue ficar apoiado somente em um dos pés é medido em três tentativas em cada condição visual e considera-se a melhor das três tentativas (a que tiver maior tempo).
• Adultos sem problemas de equilíbrio devem ser capazes de permanecer nesta posição por 30 s.
• Um maior risco de quedas em idosos está associado com a incapacidade de ficar pelo menos 5 s nesta posição.
Serão utilizados para a realização do projeto os seguintes materiais:
Fita métrica.
Cronometro.
Uma ficha para controle da pontuação.
Resultados esperados
Ultimamente nota-se que a atividade física exerce uma relação benéfica nas condições de saúde da população idosa e pode contribuir para uma menor incidência de quedas nesta população, mesmo sendo um assunto corriqueiro, percebe-se que falta a compreensão dos mesmos para tal importância que é a participação de atividades físicas em todas as etapas da vida.
...