Fisioterapia baseada em evidências
Por: josekxuin • 13/4/2015 • Artigo • 310 Palavras (2 Páginas) • 478 Visualizações
A FISIOTERAPIA COM CIÊNCIA BASEADA EM EVIDÊNCIAS
A Fisioterapia é nos dias atuais uma realidade na vida de boa parte da sociedade. Porém, há ainda aqueles que duvidem de seu potencial, portanto para que este cenário se modifique é necessário que sua prática seja baseada em evidências.
A prática baseada em evidências deve trazer para a Fisioterapia evidências que justifiquem o método de trabalho a ser utilizado. No entanto, existe a preocupação em garantir que a intervenção traga os resultados desejados a baixo custo e sem riscos. Existe também a necessidade de produzir, interpretar e aplicar essas evidências trazendo-as para uma perspectiva terapêutica, sem se esquecer de observar a qualidade metodológica e relevância do estudo. Outro ponto a ser observado é que a prática baseada em evidências deve complementar o diagnóstico, respeitando as necessidades individuais.
As pesquisas devem responder a perguntas comumente vistas na prática. Vários fatores devem ser examinados com atenção para que a produção de evidência não esteja comprometida e que sua eficácia seja duvidosa. Embora não haja a necessidade de as amostras serem homogêneas, é importante que se observe os subgrupos relevantes (jovens e velhos, homens e mulheres, etc.) podendo essas informações ser pertinentes para a qualidade do estudo.
Os ensaios nos dão geralmente informações confiáveis sobre a média de resposta à intervenção, o que não garante a eficácia do tratamento, pois é sabido que alguns pacientes vão estar acima ou abaixo da média. No entanto, na ausência de informações, o resultado médio seja o mais provável. A prática baseada em evidências não se restringe ao que diz respeito somente às tomadas de decisão, são extremamente necessárias no ensino em Fisioterapia para que se modifique o sistema com segurança e eficiência.
Em suma, a prática baseada em evidências traz uma perspectiva animadora com relação à valorização da profissão, dando ao fisioterapeuta ferramentas para trabalhar e argumentos para comprovar a eficácia do tratamento.
...