O Papel do Exercício Físico nas Queixas Musculoesqueléticas
Por: Bruna Nadya • 27/9/2023 • Trabalho acadêmico • 500 Palavras (2 Páginas) • 104 Visualizações
O papel do exercício físico nas queixas musculoesqueléticas
Teresina-PI
07/09/2021
- Qual a diferença entre atividade física e exercício físico?
A atividade física é qualquer movimento corporal que resulte em um aumento substancial das necessidades calóricas sobre o gasto energético em repouso. Por exemplo: limpar a casa, subir escadas, carregar compras, etc.
O exercício físico é uma atividade física planejada, organizada e repetitiva, com intensidades corretas e de forma individualizada, realizada para melhorar ou manter um ou mais componentes da aptidão física.
- Pacientes com Covid-19 internados em UTI que desenvolveram polineuropatia apresentaram dificuldades na extubação. Por quê?
Porque a polineuropatia gerou nesses pacientes fraqueza generalizada, atrofia muscular, perda de amplitude de movimento, fadiga periférica e perda sensorial distal. Todas estas consequências afetam a homeostase do paciente e tem uma influência negativa no sistema respiratório.
- Quais fatores dificultam o transporte de oxigênio no paciente com Covid-19?
A ligação do vírus a hemoglobina no lugar da ligação do oxigênio e a diminuição dos volumes e capacidades pulmonares, esses fatores prejudicam o transporte de oxigênio.
- Quais as fibras musculares mais afetadas pelo déficit de oxigênio decorrente da Covid-19? Quais as consequências para o paciente?
As fibras tipo I são as mais afetadas nos pacientes com Covid-19 devido a deficiência no transporte de oxigênio e gera consequências como perda de massa muscular, perda de força muscular e fadiga periférica.
- O que é sarcopenia aguda e crônica?
Sarcopenia aguda é causada pelo desuso da musculatura, geralmente pacientes acamados em UTI, o que gera um grau de incapacidade no indivíduo.
Sarcopenia crônica é desenvolvida quando não há estímulo mecânico do exercício.
- Quais são as consequências da sarcopenia aguda?
O indivíduo sofre uma diminuição na sua capacidade funcional devido a perda de massa muscular, perda de força muscular, aumento no risco de queda, risco de desenvolver outras doenças no aparelho locomotor, diminuição da resistência e tolerância ao exercício físico.
- Quais as recomendações para exercício físico em paciente pós-covid-19?
Devem ser realizados exercícios aeróbicos de intensidade leve com duração de 20 a 30 minutos em uma frequência semanal 2 a 5 dias. Por exemplo: caminhadas rápidas, corridas leves, etc.
Os exercícios de força devem ser realizados em uma intensidade progressiva, começa de forma gradual, com séries de 1 a 3 e repetições de 8 a 12, sempre permitindo ao paciente um descanso de pelo menos 2 minutos. Os exercícios devem ser feitos durante 2 ou 3 dias na semana com uma duração de 30 minutos.
- Quais os benefícios do exercício físico regular no paciente pós-Covid-19?
Aumento da ventilação e melhora da adaptação respiratória, melhor efetividade na captação de oxigênio melhorando a resistência muscular e diminuindo as dores musculares e fadiga periférica. Os exercícios físicos também geram benefícios como aumento dos agentes anti-inflamatórios, diminuição de inflamações e diminuição do grau de infecções, diminuição da frequência cardíaca e da pressão arterial de repouso, aumento da densidade capilar no músculo esquelético e aumento no tamanho e quantidade de mitocôndrias. Para o sistema neuromuscular vai aumentar a inervação muscular, aumentar a força muscular, hipertrofia muscular, redução de quedas e fraqueza muscular.
...