Sistema de Informação de Marketing Apresentação
Por: diguim.jf • 2/4/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 3.128 Palavras (13 Páginas) • 615 Visualizações
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA
CURSO DE FISIOTERAPIA
DISCIPLINA: TERMOTERAPIA E FOTOTERAPIA
ALUNO: HÉVELYN MOREIRA LOURENÇO DE OLIVEIRA PERREIRA
LEILIANE FERREIRA RODRIGUES
PROFESSOR: MARCELO RESENDE MACHADO
Crioterapia é conhecida também como terapia por frio, engloba todas as técnicas especificas que fazem o uso do frio com fins terapêuticos. Resulta na retirada do calor local e diminuição da temperatura corporal. É técnica de baixo custo e, teoricamente de fácil manuseio.
Utiliza-se a crioterapia na lesão de tecidos moles que incluem músculos, articulações, ligamentos, tendões, fáscias, cartilagens, cápsulas articulares, discos intervertebrais e meniscos, as lesões de tecidos moles podem ser causadas basicamente por sobrecarga repetitiva ocasionando microtraumatismos de repetição, que excedem a capacidade da função do músculo, causando dor, fadiga e produção de edema. Traumatismo direto no local encontram-se as contusões, lesões musculares, distensões, entorses, as bursites e as tenossinovites, as quais levam a um processo inflamatório. A fisiopatologia das lesões de tecidos moles é caracterizada pela fase aguda, sub-aguda e crônica.
Os métodos mais comuns de aplicação terapêutica do frio ao corpo humano são: Crioalongamento, massagem com gelo, imersão de gelo, banho de contraste, spray, pacote de gelo, compressas frias, panqueca fria, entre outras.
No presente trabalho serão demonstradas algumas técnicas.
Crioalongamento
Crioalongamento é uma técnica passiva que também recebe o nome alternativo “borrifar e alongar”, tem como efeito a aplicação do frio por aerossol vaporrefrigerante e alongamento, diminuindo a temperatura da pele, a transmissão da dor e aliviar o espasmo muscular local.
Tem sido tradicionalmente realizado com cloreto de etila, em função de sua capacidade de evaporar rapidamente e de resfriar o tecido superficial, mas devido aos perigos inerentes vem sendo substituído por aerossol de fluorometano, que é menos volátil e tem afeito refrigerador mais seguro.
A evaporação do agente refrigerador sobre a pele provoca em resfriamento¸ estimulando uma resposta inflamatória localizada, tal estímulo provoca a redução da intensidade e velocidade da transmissão da dor. Os aerossóis vaporrefrigerados não promovem as respostas celulares e vasculares associadas com outras formas de aplicação de frio.
O alongamento passivo ajuda a interromper o ciclo dor-espasmo-dor, estimulando o alongamento das fibras musculares. Esta combinação de redução de dor e alongamento dos tecidos moles faz com que este tratamento de pontos-gatilho seja um método eficaz.
O tratamento deve prosseguir por três ou quatro varreduras, com tempo suficiente para que o tecido se reaqueça entre as aplicações e devem ser realizados uma vez ao dia.
Aplicação
- Posicione o paciente de forma que o grupo muscular submetido ao tratamento possa ser facilmente alongado;
- O bocal do frasco deve estar a aproximadamente 30 cm da pele. O aerossol deve atingir a pele em um ângulo agudo de cerca de 30° a 45°;
- Vaporize, em forma de varredura, o músculo em todo seu comprimento. O aerossol deve ser aplicado em apenas uma direção, a velocidade da varredura deve permitir que o tecido seja coberto e não congelado;
- Aplique pressão de forma a alongar passivamente o grupo muscular, atinja, mas não exceda o ponto da dor;
- Deixe o tecido se reaquecer;
- Aplique mais duas ou três varreduras e, ao mesmo tempo, aumente o alongamento do músculo, deixe o tecido se reaquecer entre a varredura;
- Repita até que o grau de alongamento desejado seja alcançado;
- O tratamento por crioalongamento pode ser seguido por uma aplicação de calor úmido ou massagem.
Precauções
- As vaporizações geladas podem causar lesões por congelamento, se aplicadas de forma inadequada;
- Se for utilizado o cloreto de etila deve-se estar ciente que:
- Ele é extremamente inflamável
- Ele é um anestésico local, entretanto, se seus vapores forem inalados, ele rapidamente se converte em anestésico geral.
- O uso de aerossóis vaporrefrigeradores no tratamento de lesões agudas geralmente se fundamenta mais na tradição do que nos fatos, embora a evaporação de líquidos rapidamente resfrie a pele e produza alívio temporário da dor, os outros efeitos fisiológicos da aplicação do frio não são obtidos.
Indicações
- Pontos-gatilho
- Espasmo muscular
- Redução de amplitude de movimento
Contra-Indicações
- Alergia ao aerossol
- Lesão aguda ou pós-cirúrgica
- Feridas abertas
- Contraindicações relativas a aplicações de frio ou ao alongamento passivo
- Uso ao redor dos olhos, sempre protege-los.
Massagem com Gelo
A massagem com gelo é um método apropriado de aplicar tratamentos frios a áreas pequenas e de formas uniformes. É bastante eficaz em casos de espasmo muscular, contusões e outras lesões menores restritas a uma área bem delimitada. Muitas vezes, o paciente pode autotratar-se na clínica ou como parte do programa de tratamento domiciliar, é uma técnica muito eficiente em termos de tempo e conveniência.
A massagem com gelo não é o tratamento de escolha para lesões agudas, pois ela não oferece compressão, aumentando potencialmente a quantidade de hemorragia e edema.
A sensação de movimento estimula nervos de grande diâmetro, inibindo a transmissão da dor, permitindo, dessa forma, interromper o ciclo dor-espasmo-dor.
Aplicação
- São feitos copos de gelo, preenchendo-se os copos de papel com três quartos de água e colocando-os no congelador;
- A área de tratamento não deve ser maior que três vezes o tamanho do copo de gelo;
- A parte do corpo a ser tratada deve ser envolvida em toalhas para absorver a água que escorre;
- A parte lesada deve ser lentamente massageada com o gelo, em pinceladas e círculos superpostos;
- O papel deve ser continuamente levantado, para impedir seu atrito com a pele.
Precauções
- Em algumas lesões, a pressão da massagem pode ser contraindicada.
Indicações
- Lesão ou inflamação subaguda
- Estiramentos musculares
- Contusões
- Dor aguda ou crônica
Contra-Indicações
- Casos nos quais é contraindicada a pressão sobre o traumatismo
- Suspeita de fratura
- Feridas abertas
- Insuficiência circulatória
- Alergia ou hipersensibilidade a frio
- Pele Anestesiada
IMERSÃO NO GELO
A imersão no gelo consiste na colocação da parte do corpo em uma mistura de água e gelo, com temperatura variando entre 10°C a 15,5°C. Este tipo de tratamento é útil em lesões que abrangem uma superfície relativamente pequena e irregular.
Este método é muito desconfortável, especialmente quando se trata de imersão de regiões com pés ou mãos, pois eles ficam expostos ao frio ao longo de toda sua circunferência e extremidade distal, uma vez que seu diâmetro é pequeno, os efeitos do frio penetram até o nível ósseo.
...