O Aleitamento materno
Por: Danielly Lopes • 9/4/2024 • Monografia • 6.024 Palavras (25 Páginas) • 90 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO CERRADO
PATROCÍNIO
Graduação em Fonoaudiologia
ALEITAMENTO MATERNO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL
AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E SEU DESENVOLVIMENTO: CONTRIBUIÇÕES DO ALEITAMENTO MATERNO
Danielly Lopes de Melo Silva
PATROCÍNIO - MG
2022
DANIELLY LOPES DE MELO SILVA
ALEITAMENTO MATERNO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL
AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E SEU DESENVOLVIMENTO: CONTRIBUIÇÕES DO ALEITAMENTO MATERNO
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como exigência parcial para obtenção do grau de Bacharelado em Fonoaudiologia, pelo Centro Universitário do Cerrado Patrocínio.
Orientadora: Profª. Esp. Denise de Oliveira Dornelles Pereira.
PATROCÍNIO-MG
2022
FICHA CATALOGRÁFICA
Silva, Danielly Lopes de Melo[pic 1] Aleitamento materno e desenvolvimento infantil aquisição da linguagem e seu desenvolvimento: contribuições do aleitamento materno. 2022. Danielly Lopes de Melo. – Patrocínio: Centro Universitário do Cerrado Patrocínio, 2022. Trabalho de Conclusão de Curso – Centro Universitário do Cerrado Patrocínio. Orientadora: Profª. Esp. Denise de Oliveira Dornelles Pereira
|
[pic 2][pic 3]
Trabalho de conclusão de curso intitulado “Aleitamento materno e desenvolvimento infantil aquisição da linguagem e seu desenvolvimento: contribuições do aleitamento materno”, de autoria da graduanda Danielly Lopes de Melo Silva, aprovado pela banca examinadora constituída pelos seguintes professores:
Profª. Esp. Denise de Oliveira Dornelles Pereira
Instituição: UNICERP
Prof. Titulação e nome completo do avaliador 1
Instituição: UNICERP
Prof. Titulação e nome completo do avaliador 2
Instituição: UNICERP
Data de aprovação: /12/2022.
Patrocínio, de Dezembro de 2022.
DEDICO esse trabalho primeiramente a Deus por ser essencial em minha vida, autor do meu destino, meu guia, socorro presente nas horas de angústia. Аоs meus pais, família e amigos, por terem sempre me apoiado na busca dos meus sonhos.
AGRADECIMENTOS
Agradeço primeiramente a Deus, pois sem a Sua graça não seria capaz de alcançar a conclusão deste trabalho.
Meu agradecimento a está instituição por ter me proporcionado a estrutura necessária para que pudesse crescer academicamente e pessoalmente.
Toda a minha gratidão ao corpo docente e, em especial, aos meus orientadores Denise de Oliveira e coorientadora Brunna Cabral por todo incentivo e apoio tão importantes. Sem sua ajuda e ensino nada disso seria possível.
Agradeço aos meus pais José Divino e Ângela, por serem meu pilar, estarem ao meu lado, agradeço também aos meus avós maternos Guilhermina e Luís, a minha vó paterna Delair e ao meu avô paterno José Arédio que hoje não está mais presente a nós e sim perante Deus, e as minhas tias e tios enfim a todos que se manterem ao meu lado e me fez acreditar que eu tinha a força e ferramentas necessárias para finalizar este trabalho.
E por fim agradeço a todas as outras pessoas que de alguma maneira foram essenciais para que alcançasse este objetivo com o qual sempre sonhei.
“Faça o teu melhor, na condição que você tem, enquanto você não tem condições melhores para fazer melhor ainda!”
Mário Sergio Cortella
RESUMO
Na etapa de desenvolvimento humano, o aleitamento materno, se torna fundamental, visto que além dos benefícios nutricionais, imunológicos e emocionais, também tem efeito positivo para a fonoaudiologia, uma vez que se encontra intimamente relacionada ao crescimento e desenvolvimento do sistema estomatognático. O seio materno funciona como aparelho ortodôntico natural. Ao sugar, o bebê coloca a língua na posição correta dentro da boca e faz uma verdadeira “ordenha” do bico do seio. As arcadas (ainda sem dentes), bochechas e língua movimentam-se harmoniosamente e toda a função neuromuscular da boca desenvolve-se de forma equilibrada. Os distúrbios fonoaudiológicos podem apresentar índices de incidência e prevalência ainda mais altos para algumas populações consideradas de risco: recém-nascidos de baixo peso, prematuros, com anomalias congênitas, com desordens hereditárias, traumatismos perinatais, crianças com distúrbios gerais do desenvolvimento, entre outros. Assim o objetivo deste estudo é apresentar a importância da amamentação no desenvolvimento fonoaudiológico infantil. É necessária a produção e ampliação de novos conhecimentos e técnicas, com suportes de estudos, pesquisas e práticas clínicas, imprescindíveis para o avanço da ciência. Embora existam em termos epidemiológicos, etiológicos, de predisposição, de gravidade e de tolerância, pouco se sabe sobre a sua real dimensão e como se associam a variáveis como condições sócio econômicas agentes teratogênicos, déficits nutricionais e tantos outros fatores responsáveis direta ou indiretamente pelos distúrbios fonoaudiológicos. A habilidade comunicativa é um dos maiores contribuintes para a qualidade de vida e toda ação preventiva nesta área irá contribuir significativamente para promover a saúde geral. O reconhecimento destes novos modelos implicará não só em maiores oportunidades para o aprofundamento das especialidades, como também na valorização do fonoaudiólogo generalista.
...