O Relatório Fonoaudiológico
Por: Rhoniely • 7/11/2023 • Projeto de pesquisa • 281 Palavras (2 Páginas) • 154 Visualizações
Relatório Fonoaudiológico
Nome: Pedro Henrique Couto Silva
Idade:
A PMMG.
No dia 16 de Julho de 2020, Pedro Henrique Couto Silva chegou para os atendimentos na clínica Ouvir e Falar, devido à queixa de trocas na fala.
Neste dia foi realizado o teste de linguagem infantil nas áreas de fonologia, vocabulário, fluência e pragmática (ABFW), para observar as trocas que o paciente faz durante sua fala, além de avaliar as dificuldades relacionadas à articulação e projeção vocal.
De acordo com os achados das avaliações foi possível observar que o paciente troca os seguintes fonemas: anteriorização dos fonemas /J/ por /Z/ e /X/ por /S/ de forma assistemática, substituição de líquida do /R/ brando com o /L/, simplificação da consoante final ex: /PASTA-PATA/, simplificação de encontro consonantal ex: /CLUBE-CUBE/ e distorção do arquifonema /R/.
Mediante a avaliação, pôde-se concluir que a criança apresenta os seguintes processos fonológicos: anteriorização, substituição, simplificação e distorção de fonemas. Sabendo que a fala e a linguagem são processos muito complexos, e estão relacionados à elaboração e simbolização do pensamento onde o indivíduo compartilha suas ideias, experiencias e emoções com o outro, têm-se a necessidade de um tratamento mais intensivo para o paciente necessitando de 12 sessões mensais de fonoaudiologia para a adequação dessas alterações dentro de um período de 06 meses, sugeridos para dar continuidade ao tratamento.
CID: F80.0; F80.1; F80.8; F81.9; F98.6.
Ipatinga, 01 de Fevereiro de 2021
_____________________________
Roberta Beatriz Viana
Fonoaudiológa - CRFa 6-10861
...