1. Quantificação Do Etanol Na Gasolina Através De Uma Análise Absoluta
Artigo: 1. Quantificação Do Etanol Na Gasolina Através De Uma Análise Absoluta. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 31121993 • 13/12/2013 • 400 Palavras (2 Páginas) • 2.390 Visualizações
INTRODUÇÃO:
A utilização da gasolina que e um produto derivado do petróleo se tornou extremamente essencial para a sociedade, mas para se ter um bom aproveitamento e necessário que ela esteja dentro dos padrões da Agencia Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), para isso foram criados alguns experimentos para verificar o teor de etanol na gasolina com a finalidade de garantir que a gasolina chegue aos consumidores na forma adequada.
A ANP determina que o teor de álcool na gasolina deva estar entre 20% e 25%, um teor maior ou menor do que esse compromete a qualidade do produto. Para verificar se a gasolina esta dentro dos padrões e necessário realizar o teste da proveta, que consiste em extrair o álcool para determinar a sua porcentagem.
OBJETIVO:
Determinar a porcentagem de etanol na gasolina
Verificar se o teor de etanol esta dentro dos padrões da ANP
MATERIAIS
Proveta;
Bastão de vidro;
Reagentes:
Água
Gasolina
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Para a quantificação de etanol na gasolina foi adicionado 20ml de água à proveta, logo depois foi adicionado 20ml de gasolina para assim registrar o volume final. Em seguida foi agitada a mistura com um bastão de vidro durante 1 minuto. Após a separação heterogênica foi registrado o volume final obtido da fase aquosa. A fase aquosa inicialmente com 20ml sofreu um aumento de 26ml após a mistura com a fase orgânica.
RESULTADOS OBTIDOS E DISCUSSÕES
TABELAS:
Tabela1:
Titulação Inicial Final
Volume da gasolina 20ml 16ml
Volume da água 20ml 20ml
Tabela 2:
Titulação Inicial Final
Volume do alcool 4ml
Volume da fase aquosa 24ml
Volume final da titulação 40ml 40ml
Cálculo da porcentagem do álcool na gasolina:
%álcool= (volume de álcool)/(volume inicial da gasolina) x100
%álcool=4/20 x100
álcool=20%
DISCUSSÕES:
A primeira parte do experimento não se obteve o resultado adequado devido ao uso do medidor errado. Gerando assim um resultado equivocado na reação. Repetindo-se a reação com o medidor correto obteve-se os valores apropriados.
Na segunda parte observou-se o aumento da solução aquosa devido a separação do álcool da gasolina, possibilitando assim o calculo da quantidade que havia na gasolina através da equação da porcentagem de alcool.
Foi
...