DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ETANOL NA GASOLINA COMERCIA VENDIDA NO BRASIL
Trabalho Escolar: DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ETANOL NA GASOLINA COMERCIA VENDIDA NO BRASIL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: GleidistoneL0 • 2/12/2013 • 522 Palavras (3 Páginas) • 920 Visualizações
DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ETANOL NA GASOLINA COMERCIA VENDIDA NO BRASIL
• Introdução
A gasolina é um produto combustível derivado intermediário do petróleo, na faixa de hidrocarbonetos de 5 a 20 átomos de carbono. É formada por uma mistura de mais de 200 tipos de hidrocarbonetos e outros componentes em menores quantidades. Portanto a gasolina não tem uma fórmula definida, podendo variar de acordo com o petróleo e o processo de refino utilizado.
No Brasil, antes da comercialização, adiciona-se álcool anidro à gasolina. A mistura resultante é homogênea (monofásica). A mistura água-álcool também é um sistema homogêneo (monofásico), com propriedades diferentes daquelas das substâncias que a compõem (densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição, etc.). Já a mistura água-gasolina é um sistema heterogêneo, bifásico. Quando a gasolina (que contém álcool) é misturada à água, o álcool é extraído pela água e o sistema resultante continua sendo bifásico: gasolina-água/álcool.
O álcool contido na gasolina dissolve-se na água porque suas moléculas são polares como as da água. Substâncias polares dissolvem-se melhor em solventes polares e substâncias apolares dissolvem-se melhor em solventes apolares.
• Objetivo
Determinar o teor de álcool na gasolina, e assim verificar se a mesma está dentro das normas técnicas e em perfeitas condições de uso.
Reconhecer a presença da Química no controle de qualidade de combustíveis.
• Materiais utilizados
Funil de decantação de 100 ml com tampa, béquer de 50 ml, solução 10% NaCl, amostra de 50 ml de gasolina comum.
• Procedimento
Foi medido 50ml da solução deNaCl no funil de decantação. Essa solução de NaCl foi usada para aumentar a solubilidade do álcool em água, pois sendo este sal um composto iônico a sua solução é mais polar do que a água pura (contém íons), desta maneira consegue-se extrair com mais eficiência o álcool da camada orgânica, gasolina (apolar).
Depois de preparar a solução, foi colocado 50 ml de amostra de gasolina no funil de decantação, completando os 100 ml com a solução. O funil de decantação foi tampado e invertido cinco vezes. O sistema foi deixado em repouso por 15 minutos. E a partir do volume de água+álcool constatou-se o volume de álcool e a porcentagem.
• Resultados e discussões
Considerando-se V’ o volume da mistura água/álcool, e V” o volume de álcool na gasolina, temos:
O volume da mistura álcool/água encontrado foi de 62 ml, assim temos:
V''= 64-50= 14 ml
A partir do volume se calcula a porcentagem de álcool na gasolina (x):
50 ml -----100 %
14ml ----- 28 %
O teor de álcool nessa amostra de gasolina é de 28%.
• Conclusão
A partir de nossa análise, concluímos
...