A Cisticercose
Por: teixeira55 • 13/5/2018 • Bibliografia • 6.600 Palavras (27 Páginas) • 480 Visualizações
[pic 1][pic 2]
JOCIMAR ARMI TEIXEIRA
SILAS SABOIA KUSS
CISTICERCOSE
PEDRO JUAN CABALLERO
2017[pic 3][pic 4]
[pic 5][pic 6]
JOCIMAR ARMI TEIXEIRA
SILAS SABOIA KUSS
CISTICERCOSE
Trabalho apresentado a
Disciplina de microbiologia II
Como requisito parcial para
Aprovação na cátedra.
Orientação: Prof. Dr. Hugo L. P. Matsuchita
PEDRO JUAN CABALLERO
2017[pic 7]
AGRADECIMENTOS
Agradeço em primeiro lugar a Deus, que permitiu que tudo acontecesse. E a todos aqueles que de alguma forma, mesmo que pequena, participaram dessa importante etapa da minha vida.
[pic 8]
DEDICATÓRIA
Dedico esta monografia a o orientador, Professor e Doutor, Hugo Matsuchita grande exemplo, que acompanha minha trajetória acadêmica desde o terceiro período. Obrigada pelo trabalho compartilhado, pela atenção e amizade prestadas.
[pic 9]
ARMI, T. J. e SABÓIA, K. S. CISTICERCOSE. 2017. Monografia (Graduação em Medicina) – Facultad de Ciencias de la Salud, Universidad Autónoma San Sebastián, Pedro Juan Caballero, 2017.
RESUMO
A Cisticercose é uma doença parasitária, uma zoonose, provocada pela ingestão de ovos de Taenia solium, cujas formas adultas tem o homem como hospedeiro final. Está intimamente relacionada com problemas de higiene e saúde pública. O homem é o único hospedeiro definitivo da forma adulta da Taenia solium, as adquirindo pela ingestão de carne suína mal cozida, água e alimentos contaminados. É uma doença possível de se erradicar, mas para isso é necessário principalmente a colaboração do homem em tudo que diz respeito a educação sanitária e ambiental da população.
PALAVRAS CHAVES: Cisticercose, Neurocisticercose, Taenia soliun
ARMI, t. j. e SABÓIA, s. k. CISTICERCOSE
[pic 10]
OBJETIVO
Elucidar aspectos gerais do complexo Teníase/Cisticercose como zoonose de importância relacionada à saúde pública.
Descrever a importância epidemiológica do complexo Teníase/Cisticercose;
Descrever a importância da educação sanitária no controle do complexo Teníase/ Cisticercose
[pic 11]
JUSTIFICATIVA
Diante do exposto, fica claro a forma da cisticercose sobre a sua prevalência, que é muito variável e mesmo contraditória. É uma zoonose a qual atinge pessoas de todas as classes sociais, está relacionada ao consumo de carne mal passada, sem procedências sanitárias, sua fenomenologia e sua patofisiologia relacionada às apresentações possíveis. As consequências de infecção atinge mais pessoas da zona rural criadores de suínos principalmente. Sua forma mais grave está relacionada à Neurocisticercose. Os elementos clínicos e laboratoriais fundamentalmente são confusão mental, hipertensão intracraniana e convulsões acima dos 12 anos de idade, aumento nas classes das imunoglobulinas e nas subclasses IgG. É um tema de relevância trata-se de medidas sanitárias e preventivas, se aplica a Taenia soliun que previnem a cisticercose, e consequentemente suas complicações constitui grave problema de Saúde particularmente nos países em desenvolvimento onde a precariedade das condições sanitárias e o baixo nível socioeconômico e cultural aliam-se na persistência de sua disseminação.
[pic 12]
METODOLOGIA
O desenvolvimento bibliográfica foi realizado com a revisão sobre a educação sanitária, a inspeção de alimentos e a importância epidemiológica que envolve o complexo Teníase/Ciscticercose. A revisão bibliográfica foi realizada através da coleta de dados na literatura especifica como: Revistas, Arquivos, Livros e Regulamentos, todos devidamente reconhecidos no tema Teníase/Cisticercose. Além da literatura consultada, para complementar a pesquisa foram também realizadas buscas na Internet através de portais de pesquisa.
[pic 13]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO................................................................................................................11HISTORICO....................................................................................................................15CLASSIFICAÇÃO TOXONOMICA..................................................................................17 EPIDEMIOLOGIA............................................................................................................17MORFOLOGIA................................................................................................................18CICLO BIOLÓGICO....... ................................................................................................21 MECANISMOFISIOPATOLOGICO.................................................................................227.1 TRANSMISSÃO
7.2 HABITATE
7.3 MECANISMO DE INFECÇÃO
RESPOSTA IMUNOLÓGICA..........................................................................................24
8.4 Resposta Humoral
8.5 Resposta Celular
MANIFESTAÇÕES CLINICAS........................................................................................25
9.4 SINAIS
9.5 SINTOMAS
DIAGNOSTICO CLINICO ……………….........................................................................26
10.1 DIAGNOSTICO ESPECIFICO
DIAGNOSTICO LABORATORIAL...................................................................................27
...