Cisticercose Bovina
Pesquisas Acadêmicas: Cisticercose Bovina. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thacia • 20/5/2013 • 210 Palavras (1 Páginas) • 770 Visualizações
1. Introdução e Revisão da Literatura
1.1– CONSIDERAÇÕES GERAIS
O complexo teníase-cisticercose constitui um sério problema de saúde pública em países onde existem precárias condições sanitárias, socioeconômicas e culturais. Causando grandes perdas econômicas para a pecuária e ainda para sistema público de saúde. Em áreas endêmicas de criação de gado, as carcaças infectadas são condenadas ao descarte, causando prejuízos ao produtor e a economia brasileira. Por esta causar sérios prejuízos à pecuária, além de ser um grave problema à Saúde Pública, principalmente em países em desenvolvimento, pelo fato de estar relacionado a aspectos socioeconômicos e culturais, faz-se necessário rever as condições de saneamento básico, regras de higiene, cuidados com os alimentos, água, solo, tratamento de indivíduos acometidos com a doença e principalmente orientação à população (ALVES, 2000).
A teníase humana pode-se originar a parte do consumo de carne bovina crua ou insuficientemente cozida e que contenha cisticercos viáveis (Cysticercus bovis). Se estes forem ingeridos, os cisticercos dão origem a forma adulta do parasita, a Taenia saginata que, em sua porção final, possui milhares de ovos que são expelidos diariamente pelo seu hospedeiro intermediário – o homem. Os bovinos por sua vez tornam-se infectados pela ingestão desses ovos presentes no ambiente completando o ciclo e dando origem a cisticercose bovina (GERMANO e GERMANO, 2008).
...