A Historia Do Petroleo
Artigos Científicos: A Historia Do Petroleo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: hwillian • 9/10/2014 • 571 Palavras (3 Páginas) • 984 Visualizações
O Petróleo era utilizado desde a antiguidade, o qual era encontrado em reservas superficiais. No entanto, o início desse produto como um fator econômico importante para a sociedade se deu em 1959 com a descoberta da primeira jazida de petróleo, na Pensilvânia. O petróleo começou a ser comercializado na forma de querosene e lubrificante, o que aos poucos, fez com que se iniciasse uma grande corrida atrás do óleo. Nos Estados Unidos o subsolo não pertence ao Estado, e sim ao dono do terreno, com isso houve a ebulição de inúmeros pequenos produtores de petróleo, que causou um excesso de produção e um colapso no preço do petróleo.
Um jovem empresário chamado John D. Rockefeller foi o responsável pela consolidação da indústria petroleira da forma que conhecemos. Rockefeller percebeu que a instabilidade do petróleo se dava pelo grande número de pequenos proprietários, além disso, para ele, o segredo do sucesso se baseava em controlar o refino e as redes de comercialização dos produtos derivados do petróleo. Com isso, Rockefeller padronizou a produção do produto refinado e aderiu a uma integração vertical da produção. Aos poucos, Rockefeller foi comprando as jazidas dos pequenos proprietários e em 1970 cria a Standard Oil Company, que em apenas sete anos já comandava 10% de toda a produção americana, se tornando em 1980 a maior empresa do mundo. No entanto, em 1911 a Standard Oil Company teve de ser dissolvida em 34 outras companhias. Nesse período houve a criação de outras grandes companhias, que começam a se preocupar com tal assunto, a Royal Dutch Shell que se tornou uma empresa global antes da 1ª Guerra Mundial e a British Petroleum.
O mercado petrolífero, a partir da criação do motor a gasolina, experimentou um aumento exponencial. O carvão ainda se mantinha como o principal recurso energético, no entanto, isso começa a mudar com a grande expansão da indústria automobilística, da aviação e da navegação, quando Winston Churchill decidiu converter os navios da marinha real, que eram movidos a carvão, ao petróleo.
Com isso, começa-se a perceber a grande importância do petróleo como um fator essencial para o poder militar de um país. A 1ª Guerra Mundial demonstrou que o petróleo estava intimamente ligado com a eficiência militar, sendo assim, ela definiu as disputas que lá ocorriam entre as grandes empresas, pelo petróleo do Oriente Médio. A Grã-Bretanha e a França comandavam o petróleo do Oriente Médio, no entanto, as grandes empresas americanas começaram a procurar novas jazidas no Oriente Médio, o que criou nessa região um grande cartel entre essas empresas, chamada de Sete Irmãs. Entretanto, a abundância de petróleo levou à queda do preço, o que fez com que essas empresas em 1928 se juntassem para discutir o que ficou conhecido como o “Acordo da linha vermelha”.
Na 2ª Guerra Mundial o petróleo foi ainda mais importante do que no conflito anterior. Nesse conflito, a Alemanha sofria com a escassez do óleo, o que culminou na invasão da União Soviética e em subsequentes conflitos que deixou os nazistas sem combustível e os levou à derrota. Com a imposição do embargo americano ao petróleo japonês, o conflito se expandiu para a Ásia e ao Pacífico. O fim da 2ª Guerra Mundial marca uma virada na história do petróleo. As grandes fortunas que o petróleo proporcionou aos países que saíram vitoriosos da 2ª
...