A Síndrome de Hutchinson-Gilford ou mais popularmente conhecida como PROGÉRIA
Por: Robert Andrade • 17/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.092 Palavras (5 Páginas) • 645 Visualizações
UNIP
Robert Junio Nunes Andrade - R.A - D05CBC-2
Trabalho de Genética
Progéria
Ribeirão Preto
2016
1.Doença : Progéria
Síndrome de Hutchinson-Gilford ou mais popularmente conhecida como PROGÉRIA (A palavra Progériar deriva do grego ‘’geras’’, que significa velhice.) ou ainda sim doença da velhice precoce, é um distúrbio genético raro que em suma , acelera o envelhecimento das células e como conseqüência de todo o organismo reduzindo drasticamente a vida do portador da doença , que costuma viver em média 14 anos para meninas e 16 anos para meninos.
Seu desenvolvimento ocorre devido a um gene mutante defeituoso,chamado LMNA ( em 88% dos casos de Progéria foi observada essa mutação genética), esse gene defeituoso codifica uma proteína chamada de Lamina A. No processo de mitose essa proteína Lamina A codifica outras duas proteínas dentre outras muito importantes para a conclusão desse processo , a Prelamina A e Prelamina C, que são importantes na estabilização nuclear.
Na criança com Progéria existe uma mutação nesse gene LMNA que faz com que ele produza a Prelamina A de forma defeituosa , a chamada Progerina que resulta no desaparecimento de cerca de 50 aminoácidos dentro da mesma. Como a Prelamina A é importante na estabilização do núcleo celular , a mutação desestabiliza os núcleos da células mudando sua forma e afetando de forma mais acentuada as células musculares e cardiovasculares , assim , a regeneração das células é prejudicada ou completamente impedida causando a morte das células.Estudos mostram que a Progéria é uma doença autossômica que pode ser tanto recessiva tanto quanto dominante.
Alem do defeito na Prelamina A existem outras duas possíveis explicações para o envelhecimento precoce das células.A primeira diz respeito a os Telômeros , estes são responsáveis pelo controle da quantidade de vezes que uma célula pode se dividir, quanto menores os Telômeros , menos vezes aquela célula especifica vai conseguir se multiplicar. Esse mecanismo esta presente tanto no envelhecimento normal quanto no patológico. Em crianças com Progéria, em alguns casos, os Telômeros são menores.
Telómeros : '' Os Telômeros são complexos DNA - proteína encontradas nas extremidades dos cromossomos lineares, que os protegem da degradação, da recombinação e da fusão robertsoniana, estabilizando-os .Devido à observação de que seu tamanho regride ao longo das duplicações celulares até um tamanho mínimo que interrompe a proliferação celular, criou-se a hipótese de que o Telômeros funcionaria como um relógio celular e seria um dos fatores responsáveis pela senescência ''
A segunda teoria responsabiliza o envelhecimento precoce das células a mutações na enzima helicase , uma enzima fundamental na replicação do DNA , fazendo com que essa enzima não funcione da forma correta. Sua função é abrir a hélice do DNA , separando as duas fitas para que elas possam sofrer replicação.
Diferença entre célula normal e célula afetada pela Progéria( como citado no texto acima , a mutação na proteína causa uma deformação na célula afetando sua capacidade de regeneração)
[pic 1]
Na imagem abaixo temos o processo detalhado da codificação da proteína Prelamina A e da Progerina ( devido a mutação cerca de 50 aminoácidos são excluídos da proteína comprometendo sua função).
[pic 2]
2. Características
De forma mais geral e perceptível a Progéria tem como maior característica o envelhecimento precoce , porem, existem outros sintomas que caracterizam a doença.
Eles são:
- Artrose
- Baixa estatura ou nanismo
- Cabelo rarefeito ou ausente (generalizado)
- Clavícula ausente ou anormal
- Dificuldades na alimentação no lactente
- Envelhecimento prematuro
- Erupção tardia dos dentes
- Face estreita
- Fenótipo emagrecido
- Hipoplasia terminal dos dedos
- Luxação do quadril
- Micrognatia/retrognatia
- Mobilidade articular diminuída
- Pele fina
- Pilosidade corporal reduzida
- Puberdade tardia/hipogonadismo
- Sobrancelhas ausentes/rarefeitas
- Unhas dos pés finas/hipoplásicas
- Unhas finas/hipoplásicas/hiperconvexas
- Choro/voz anormal
- Fontanela grande
- Lábios finos
- Lóbulo do pavilhão auricular pequeno/hipoplásico
- Osteoporose
Dentre todas essas as que mais ficam evidentes :
- Alopecia (Perda parcial ou total de pelo/cabelo em certas partes do corpo)
- Perda de gordura subcutânea
- Osteólise ( redução da massa óssea, em decorrência da reabsorção da mesma pelos osteoclastos )
- Osteoporose
- Escoliose
- Pele fina
Apesar de desenvolverem todos esses sintomas , quando nascem , portadores de Progéria não tem diferenciações nos primeiros meses de vida , essas características começam a ficar mais evidentes entre os 12 e 24 meses.
É muito importante citar que o desenvolvimento intelectual como a mobilidade não são afetados, assim também como seu sistema imunológico.
Portadores de Progéria tem tendências as desenvolverem doenças características da idade avançada , porem, não existem relatos de doenças como catarata , Alzheimer e distúrbios senis.
Em geral ,as crianças portadoras da doença morrem de doenças como AVC (acidade vascular cerebral) e doenças relacionadas ao coração.
Mas em grande maioria e também principal fator de morte dentro desse grupo, os portadores de Progéria acabam desenvolvendo a Aterosclerose.
Aterosclerose : ''Aterosclerose, é uma condição em que ocorre o acúmulo de placas de gordura, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias, o que restringe o fluxo sanguíneo e pode levar a graves complicações de saúde. Suas manifestações dependem do local que a doença compromete primeiro. Entre elas estão: infarto ou angina quando acomete as artérias coronárias, dor e claudicação em membros inferiores quando acomete as pernas e, por fim, acidente vascular cerebral quando compromete as artérias cerebrais.''
...