A TRASNFUSAO DE SANGUE
Por: danimirandaf • 18/10/2021 • Trabalho acadêmico • 360 Palavras (2 Páginas) • 125 Visualizações
NOME: EDINEIA DE MIRANDA SILVA- GRUPO 2
RESUMO: TRANSFUSÃO DE SANGUE
A transfusão de sangue é um procedimento médico que envolve a transferência de sangue total ou parte de seus componentes (componentes do sangue) de um doador para um receptor, ou seja, ato de infundir sangue através de uma veia. O procedimento para receber o sangue pode demorar, até 3 horas, dependendo da quantidade de sangue necessária e também do componente que será transfundido. Todo paciente candidato à transfusão deve ser esclarecido sobre o procedimento, seus riscos e benefícios, e que, apesar de todos os testes sorológicos e de compatibilidade doador-receptor, ainda há possibilidade de ocorrer reação transfusional. Em relação à tripagem os quatro tipos sanguíneos principais são A, B, AB e O.
É necessário para a transfusão de sangue ocorrer uma necessidade de transfusão de sangue: anemia (falta de glóbulos vermelhos), sangramento (por falta de Plaquetas), durante procedimentos cirúrgicos, quando existe hemorragia grave, e assim por diante. Em alguns casos de pessoas com crenças ou religiões que impeçam a transfusão, como acontece no caso das testemunhas de Jeová, pode-se optar pela autotransfusão (transfusão realizada com o sangue do próprio indivíduo). No entanto, a transfusão pode provocar reações alérgicas, edema do pulmão, insuficiência cardíaca ou alterações nos níveis de potássio no sangue. Dessa forma, todas as transfusões devem ser feitas no hospital ou clinica com avaliação da equipe médica. Portanto sobre as doações de sangue, os centros hemoterápicos necessitam de muito sangue para suprir às necessidades da população, devido ao grande número de acidentes e doenças sanguíneas que necessitam de transfusões, devemos ser mais conscientes em relações a isso, ajudando o próximo.
Durante toda a operação, a enfermagem visa acompanhar e monitorar o estado do paciente, para que, quando ocorrer uma reação transfusional de sangue, ela seja imediatamente identificada e efetivamente intervinda, sempre atenta ao estado físico inicial do paciente, sendo um profissional ético e com cuidado minucioso sempre buscando amplamente o conhecimento para que possam praticar com segurança e evitar eventos adversos.
REFERÊNCIAS
GARCIA, Patrícia C.; BONEQUINI, Pedro. Manual de Transfusão Sanguínea para Médicos, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu-HCFMB, 2017.
...