A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE)
Artigo: A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gabrieldenali • 11/9/2013 • Artigo • 267 Palavras (2 Páginas) • 489 Visualizações
A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é uma das afecções mais frequentes na prática médica, sendo a afecção orgânica mais comum do tubo digestivo.
O Consenso Brasileiro da Doença do Refluxo Gastroesofágico (CBDRGE) definiu a DRGE como uma afecção crônica decorrente do fluxo retrógrado do conteúdo gastroduodenal para o esôfago e/ou órgãos adjacentes a ele, acarretando um espectro variável de sintomas e/ou sinais esofagianos e/ou extraesofagianos, associados ou não a lesões teciduais.
O refluxo gastroesofágico é comum em todas as pessoas, principalmente em lactentes, sem provocar danos ou sintomas. A partir do momento em que há sintomatologia, deixa de ser apenas um refluxo fisiológico e passa a ser patológico, sendo assim a doença do refluxo gastroesofágico.
A enfermagem por estar em constante contato com o cliente, pode ser primordial na identificação de sinais e sintomas que indicam alguma alteração fisiológica, para isso é necessário conhecimento teórico e técnico.
O refluxo gastroesofágico pode ser fisiológico, consiste em retorno involuntário de conteúdo gástrico para o esôfago, ocorre principalmente após as refeições e a noite, aproximadamente 50% dos lactentes até dois meses de idade tem RGE, que diminui espontaneamente até um ano de idade. Porém torna-se patológico, Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) quando começa a apresentar sintomas e sinais, podendo levar a várias complicações, como insuficiência no crescimento. Crianças maiores e adultas também podem apresentar a DRGE
Conceitos
A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é uma condição na qual o conteúdo do estômago (alimento ou líquido) vaza em direção contrária ao estômago para o esôfago (o tubo da boca ao estômago). Essa ação pode irritar o esôfago, causando azia e outros sintomas.
...