ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL
Dissertações: ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jensen • 21/2/2014 • 303 Palavras (2 Páginas) • 909 Visualizações
Índice
Introdução
O acidente vascular cerebral , ou derrame cerebral, ocorre quando há um entupimento ou rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada.
Desenvolvimento
Tipos de AVC:
Isquêmico: entupimento dos vasos que levam sangue ao cérebro.
Hemorrágico: rompimento do vaso provocando sangramento no cérebro.
INDIVIDUOS QUE TEM MAIOR CHANCE DE TER UM AVC:
Idosos, hipertenso, cardíacos, diabéticos, fumantes, alcoólatras, obesos, sedentários.
SINTOMAS QUE INDICAM A OCORRENCIA DE UM AVC: Esse sintomas não ocorrem somente em AVCs, mas são um alerta.
Alterações do movimento e/ou da sensibilidade em uma parte do corpo.
Dificuldade para falar e/ou entender.
Dor de cabeça intensa e súbita.
Alteração da visão, como visão dupla e/ou dificuldade para enxergar. Tontura, alteração no equilíbrio(andar como bêbado).
Náusea/vomito, dificuldade para engolir e/ou perda da consciência(desmaio)
TRATAMENTO: o melhor tratamento reconhecido mundialmente é feito com injeção de medicamento que dissolve coágulo e pode ser utilizado desta forma até 3 horas do início dos sintomas. Após esta fase ainda há a injeção diretamente no cérebro, via cateterismo. Perdida esta fase ainda pode-se tratar o paciente, mas com resultados piores.
OQUE OCORRE APOS UM AVC: Além dos sintomas já apresentados, alguns pacientes poderão apresentar alguns sequelas como: dificuldade na sua capacidade de atenção, sensação térmica alterada; sensação de formigamento também podem ocorrer.
Muitos fatores de risco contribuem para o seu aparecimento. Alguns desses fatores não podem ser modificados, como a idade, a raça, a constituição genética e o sexo. Outros fatores, entretanto, podem ser diagnosticados e tratados, tais como a hipertensao arterial (pressão alta), a diabetes mellitus, as doenças cardíacas, a enxaqueca , o uso de anticoncepcionais hormonais, a ingestão de bebidas alcoólicas, o fumo, o sedentarismo (falta de atividades físicas) e a obesidade. A adequação dos hábitos de vida diária é primordial para a prevenção do AVC.
BIBLIOGRAFIA
...