Acne
Seminário: Acne. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mquiteria • 14/5/2014 • Seminário • 548 Palavras (3 Páginas) • 409 Visualizações
Acne, doença inflamatória da pele e sua frequencia maior é na adolescência, e que o nivel alto de hormônio faz com que o aumento de sebo pelas glândulas sébaceas provoque o aparecimento de espinhas. A evolução é lenta e e pode levar a importantes consequencia como isolamento, baixa autoestima e depressão. Os principais fatores na patogenes da acne é: a produção de sebo pelas glândulas sebáceas que são responsáveis pela produção de sebo através de estimulos de hormônios sexuais.
Os queratinócitos descamados do ductos folicular se aderem e impreguinam por lipideos e não acontece a remoçaõ desta célula pelo ducto folicular, os androgênio aumenta a produção de sebo e o quadro fica mais severo, e com a formação dos comedões a proliferação das bactérias aproveita para produzir um um quadro inflamatório. Seborreia: é exagero de secreção sebácea que ocorre, a pele se torna oleosa e com aparente dilatação do orifício de saída do folículo pilos sebáceo. A limpeza diária é de extrema importância para a retirada da oleosidade e o excesso de impurezas, com um sabonete próprio para a pele oleosa e com acne e a hidratação a base de gel.
Uma medida para impedir o excesso de produção sebácea é o uso de retinóides tópicos e isotretinoína; tais medicamentos interferem no tamanho e produção de sebo das glândulas sebáceas.
Cravo: é a lesão mais característica da acne. O cravo fechado é de difícil visualização, sendo uma elevação cutânea de cor embranquecida ou amarelada. O cravo aberto costuma não ser elevado. No entanto, pode se apresentar como uma pequena elevação dura de cor preta, devido à oxidação da superfície do sebo. Pápula: é a inflamação do cravo, que se torna avermelhado e aumenta de tamanho de 1 a 4 milímetros. É angustiante e se desenvolve principalmente do cravo fechado. O cravo aberto se inflama quando manipulado sem assepsia. Pústula: é a evolução da pápula, com elevação da pele em uma bolsa de pus de profundidade variável. Nódulo: é uma lesão profunda, coberta por pele normal que evolui até a inflamação e termina com a formação de cicatrizes podem ser atróficas, decorrentes da degeneração das fibras elásticas da pele que ocorrem por sua distensão exagerada, hipertróficas ou queloides que se apresentam como inchaços bem delimitados, porém de formato irregular de cor rosa a vermelho escuro.
O aparecimento da acne pode ser genético ou hereditário podendo haver uma predisposição genética fazendo com que surgimento da acne aconteça e principalmente com um consumo abusivo de alimentos industrializados, frituras em excesso, consumo baixo de frutas e verduras e principalmente a água. Neste casos leves de acne, estão indicados os sabonetes anti-seborréicos. Nunca se deve espremer as lesões, porque além de infeccionar, essa lesões podem manchar a pele ou deixar cicatrizes. A esfoliação também pode prejudicar o tratamento, aumentando as espinhas em até 20% quando em excesso, pois remove a camada protetora da pele, estimulando a produção de mais sebo.
Neste caso especialista é excencial para um tratamento mais intenso e o uso de medicamento não ser exagerado, correndo o risco de trazer mais oleosidade ainda à pele. A acne tem a capacidade de hidrolisar os triglicerídes levando a formção de ácidos graxos livres
...