Acne
Resenha: Acne. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tjfp • 19/6/2014 • Resenha • 519 Palavras (3 Páginas) • 239 Visualizações
A acne é uma doença de pele que se manifesta por meio de cistos (“caroços”) ou pústulas e que afeta muitas pessoas em algum estágio da vida. Na maioria das vezes, a adolescência é a idade mais comum para o seu surgimento, por conta das alterações hormonais, mas não é raro quando a acne persiste na vida adulta.
A acne é uma doença de pele que causa a formação de espinhas, cravos e lesões vermelhas inflamadas. Essas formações são normalmente chamadas de "espinhas". A acne ocorre quando orifícios minúsculos na superfície da pele, chamados de poros, ficam obstruídos. É sabido que o aumento na produção de óleo pelas glândulas ou o excesso de óleo na superfície da pele pode ocasionar a acne, porém não há um consenso sobre a causa disso, principalmente porque depende de cada caso. Alguns fatores mais comuns:
Alternações hormonais: na adolescência, alterações no hormônio testosterona pode ser responsável pelo surgimento da acne. Isso porque, em doses anormais, ele pode levar à produção excessiva de óleo pela pele, desencadeando o problema.
Cosméticos: alguns cosméticos podem conter substâncias que são comedogênicas, isto é, obstruem os poros e podem ocasionar a acne. Ao contrário do que muitos pensam, não é só o óleo nos cosméticos que pode obstruir os poros, existem outros ingredientes que também podem fazer isso.
Limpeza inadequada: duas vezes por dia você precisa limpar, tonificar e hidratar a pele, sem exceção, para evitar acúmulo de óleo e sujeira nos poros.
Poluição: a exposição à poluição ou a outras substâncias químicas no local de trabalho pode ser um fator que desencadeia a obstrução dos poros. Pessoas que trabalham com transporte, por exemplo, estão em contato com a fuligem que pode sair de alguns automóveis, bem como outras substâncias prejudiciais.
Medicamentos e similares: anabolizantes, cortisona, anti-convulsionantes, podem causar acne.
Alimentação: ainda não há um consenso sobre um impacto da alimentação na doença, mas muitos defendem que a carência de vitaminas, excesso de carboidratos, laticínios, carnes e ovos pode contribuir para o problema.
Alguns do fatores que predispõe a doença são: Queratinização folicular aumentada, produção sebácea ampliada, bactérias presentes na pele e no ar vão para o local e se reproduzem, Inflamação do local, vermelhidão com resposta imunilógica. Entre os fatores predisponentes da acne, ainda podemos citar: hereditariedade, stress emocional, andrógenos, pressão e/ou fricção excessiva da pele, exposição a substâncias químicas industriais, utilização de cosméticos comedogênicos ou de certos medicamentos.
O profissional da estética deve sempre orientar o paciente sobre alimentação e outras prevenções, sem culpar o mesmo baseado em seus costumes alimentares.
Neste caso o paciente devera sim ser encaminhado a outro profissional à um dermatologista por exemplo, pois seu caso já está bem agravado e uma esteticista não teria condições de resolver seu problema, e sim apenas orienta-lo.
...