Acne
Projeto de pesquisa: Acne. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ignesia • 9/10/2014 • Projeto de pesquisa • 1.541 Palavras (7 Páginas) • 301 Visualizações
Famesp
Faculdade Método de São Paulo
Facial
Professora Neide
Tema: Acne
Karoline Ignesia
2º módulo Ecm04 n° 47
São Paulo
2012
Acne
1 - Definição
(Epiderme, Derme e Glândula Sebácea)
Acne, é a hiper secreção da glândula sebácea que associada com as células mortas que estão na superfície da pele; obstruem o folículo pilocebaceo. Esta grande quantidade de sebo favorece a proliferação do propiniobacterium acne, então, aparecem alterações na superfície da pele, 80 % dos adolescentes sofrem com a acne.
2 – Etiologia :
A etiologia é multifatoriais (várias causas levam a esse problema), ou seja, hormonal, estresse, tipo de pele, cosméticos, genética (...)
2.1 – Genética : atinge pessoas que tenham históricos familiar deste problema.
2.2 – Hormonal: a glândula sebácea trabalha de acordo com as regulações do hormônio. Se houver uma alteração hormonal, esta glândula pode secretar mais sebo.
2.3 : Cosméticos inadequados e falta de higienização da pele: por uso de cremes comedogênicos e também em pessoas que não limpam a pele diariamente.
2.4 – Estresse: pois leva uma alteração hormonal e pela manipulação inadequada das lesões.
2.5: Alimentação: açucares e gorduras dos alimentos podem estimular a oleosidade da pele.
3 – Lesões da Acne
- comedões abertos;
- comedões fechados;
- papulas;
- pústulas;
- nódulos e cistos;
- cicatrizes;
3.1 – Comedão Aberto
É conhecido popularmente como cravo preto, pois houve ruptura da película e o sebo entrou em contato com o ar sofrendo um processo de oxidação e também o aumento da melanina faz com que este fique escuro.
3.2 – Comedão Fechado
É conhecido como cravo branco, onde observamos uma pequena elevação da pele arredondada que quando sofre ruptura sai uma “massinha” amarelada.
3.3 – Pápulas
É uma lesão interna arredondada que não pode ser extraída.
3.4 – Pústula
Elevação infectada da pele, que contém sebo na base e pus na superfície.
3.5 – Nódulos e Cistos
Os nódulos são lesões características dos graus mais elevados da acne; são arredondados, inflamados e internos. Os cistos são lesões próximas e comunicantes.
3.6 – Cicatriz
Substituição do tecido lesionado por outro diferente do original.
4.0 Graus da Acne
4.1 - Grau 1 – Comedoniana
Contém comedões abertos e fechados.
4.2 – Grau 2 - Pápula e Pustulosa
Contém comedões abertos e fechados, mais pápulas e pústulas.
4.3 – Grau 3 - Nódulo – Cistica
Contém comedões abertos + comedões fechados, + pápulas e pústulas, + cistos e nódulos.
4.4 – Grau 4 – Conglobata
Contém comedões abertos, comedões fechados, + pápulas e pústulas, + nódulos e cistos e mais cicatrizes.
5.0 – Profissional Esteticista
O profissional esteticista deve estar capacitado a fazer a avaliação correta dos quadros de acne onde o reconhecimento e classificação exata fará toda a diferença em relação ao tratamento a ser empregado. É importante uma análise criteriosa da ficha de atendimento ao cliente (anamnese). Nos quadros de acne que acabamos de ver onde alguns casos apresentam manifestações clínicas severas, o tratamento deverá ser orientado por um médico dermatologista, que é o profissional capacitado para indicar os medicamentos ideais para cada caso.
É indiscutível a necessidade do profissional de estética estudar e se familiarizar com as diferentes patologias estéticas. O diagnóstico é fácil, pelas lesões típicas observadas em certo nível de idade. Mas deve ser feito o diagnóstico diferencial com outras doenças dermatológicas.
6.0 - TRATAMENTOS DA ACNE
Sendo doença de duração prolongada e algumas vezes desfigurante, a acne deve ser tratada desde o começo, de modo a evitar as suas seqüelas, que podem ser cicatrizes na pele ou distúrbios emocionais, devido à importante alteração na auto-estima de jovens acometidos pela acne.
O lado emocional dos pacientes não deve ser menosprezado. A desfiguração causada pela acne mexe com a auto-estima do adolescente, que passa a evitar o contato social com vergonha de suas lesões e das brincadeiras dos colegas. Quando necessário, deve ser fornecido suporte psicológico. Quando sob orientação do médico dermatologista o tratamento pode ser feito com medicações de uso local (tópico), visando à desobstrução dos folículos e o controle da proliferação bacteriana e da oleosidade.
Podem ser usados também medicamentos via oral, dependendo da intensidade do quadro, geralmente antibióticos para controlar a infecção ou, no caso de pacientes do sexo feminino, terapia hormonal com medicações anti-androgênicas. Apesar de não ter participação na causa da doença, a dieta pode ter influência no curso da acne em algumas pessoas. Alimentos como chocolates, gorduras animais, leite e derivados, crustáceos, condimentos fortes e amendoins devem ser evitados pelos pacientes
...